Star Wars : The Old Republic primeiras impressões

Star Wars: The Old Republic é a mais nova adição a uma das franquias mais adoradas no mundo. Sendo feito pela Bioware, que fez os aclamados Knights of The Old Republic, considerado por muitos os melhores jogos da franquia. Sendo o terceiro jogo feito pela empresa, ela agora faz uma abordagem diferente, sim, os amados e odiados Massive Multiplayer Online.
 Mais um MMO a tentar competir com o gigante que é World of Warcraft, e mais um que irá cair no esquecimento?  Bem, nesse post contarei as minhas primeiras impressões quanto ao beta que participei no ultimo final de semana, falando dos pontos positivos e negativos, lembrem que por ser um beta, muito do que eu falar pode mudar, mas como o lançamento do jogo esta bem perto(20/12), não acho que terão tantas mudanças.

Pontos negativos
 Começando pela parte ruim, muitos dos ponto negativos que eu achei, não serão de tanta importância para certas pessoas,  pode parecer até que estou procurando coisas ruins no jogo, mas são coisas que acho que para algo lançado nos dias de hoje, estão faltando.
 Esse é um aspecto que é muito discutível, se você gosta dos combates Player versus environment de WOW, então provavelmente não terá nenhum problema com isso. Mas, como talvez desse para perceber, eu não gosto muito, o combate de SWTOR é muito parecido com o de WOW, às vezes sendo igual, para certas classes, outras vezes tendo maior variedade.
 Eu não gosto do combate de WOW, sempre achei muito sistemático. O monstro aparece você aperta sua combinação de skills, repetidamente, até que ele morra. Claro que podem falar que em Raids e Player versus player não é assim, mas essa foi a minha experiência com o jogo. Como não se diferencia muito, era obvio que eu não iria gostar do combate, porém eu me via usando diferentes combinações de skills, mesmo level baixo. Então eu diria que é a mesma mecânica, com uma cara nova. Acho que foi isso que salvou o jogo, ter uma gama maior de skills level baixo, assim podendo ter um pouco mais de estratégia no começo.
Nesse tipo de jogo eu sempre acho que customização deveria ser um dos pontos principais, uma pena que esse desejo quase nunca é atendido. Apesar de não ser ruim a customização, deixa a desejar, a única parte que recebeu uma boa atenção foi às faces, o que já é ótimo, porem espero que para o lançamento melhorem as outras partes. Os modelos de corpos têm apenas quatro, cabelos têm muitos poucos também. Pode parecer besteira, já que alguns leveis depois, todos estariam usando a mesma armadura, mas eu particularmente gosto de criar um personagem legal, levando uma hora as vezes.
 Quando se fala em customização, uma das coisas que vêm em mente são as raças jogáveis. As raças que o jogo provê, são todas muito humanas, claro, tem aliens, mas tirando um chifrinho aqui, e uns tentáculos na cabeça ali, são apenas humanos coloridos. Cade um Wookie? Ou outras das varias raças existentes, elas aparecem no jogo, só não podem ser jogadas.

Pontos positivos
Claro que vindo da Bioware, isso era de se esperar, as historias e os diálogos são ótimos, você realmente consegue interpretar um personagem, com as escolhas de diálogos, apesar de que eu acho que dava para colocar mais, apenas três escolhas as vezes parece pouco. Cada quest tem um peso, uma explicação do por que, e não com um bloco de texto, que depois de alguns, você nem se importa de ler mais, e sim por uma dublagem, top de linha, TODAS as quests, não só as grandes da história principal. Para aqueles que gostam de rushar isso pode acabar sendo um problema, não que não sejam puláveis as conversas, mas, aqueles que fazem isso deveriam morrer.
Podem dizer que errou um alvo, mas acertou outro. Com a história envolvente, a possibilidade de interpretar seu personagem, o jogo acaba não parecendo tanto um MMO, na minha experiência pelo menos foi assim. Eu nunca cheguei a falar com outro jogador, pois, alem de ter vários npc para conversar, você tem seus companheiros, eles são npc’s que te acompanham pela sua jornada, cada um tendo personalidade, coisas que gosta e desgosta, uma ótima adição ao jogo.
Agora sobre o velho estilo de karma da Bioware, dessa vez eles fizeram de um jeito que não é apenas , bom samaritano e comedor de bebes, tem um espectro maior de escolhas, você pode matar o indivíduo, bater nele, bater nele e depois matar ele, POSSIBILIDADES!
Voltando para a parte de customização, vamos falar da parte boa, as classes. O jogo começa com oito classes, quatro para cada lado( Sith e Republica), porem, cada uma dessas classes se dividem em outras duas, ou seja, ao todo você tem dezesseis classes cada uma com tres skills tree, isso da um leque de escolhas muito grande, tendo classes para todos os gostos. Claro que isso provavelmente levara a certas questões, balanceamento entre as classes, e a velha regra da skill tree perfeita, que sem ela você é um lixo cósmico, veremos como a Bioware lida com isso.

Considerações finais
SWTOR é um bom MMO? Pelo o que eu pude jogar, sim, o jogo é recompensador mesmo nos leveis baixos. Poder dar uma personalidade para o seu personagem, faz com que você se importe mais com ele. E um dos pontos principais, é o espaço, eu particularmente estou cansado de MMO medievais, cansei de ver orcs e elfos, quero me aventurar mundos distantes.
Algumas das coisas que eu sei que o jogo tem, mas acabei não experimentando, Naves e batalhas espaciais, algo que parece ser muito legal, e deve quebrar o ciclo vicioso de quest-monstro. Como dito anteriormente, não joguei em grupos, mas sei que quando você vai em uma quest em grupo, a dinâmica é um pouco diferente, no quesito diálogos.
Esse finalmente vai ser o Messiah que vai tirar o império dos MMOs da mão de WOW? Ainda é muito cedo para dizer, provavelmente não, mas talvez seja alguém para pelo menos dar trabalho para ele.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

2 Responses to Star Wars : The Old Republic primeiras impressões

  1. TcbBiTT says:

    Como fã da série deu uma vontade louca de jogar esse jogo agora. Gostei das primeiras impressões deu pra sacar como é um pouco do jogo.

  2. jonhmaster says:

    Eu sempre fiquei interessado num MMORPG de Star Wars. Sei que a versão anterior não deu muito certo mais parece que eles realmente querem fazer um jogo balanceado espero que seja bom.

Leave a Reply