A Comic Shop faz uma campanha anti-manga. Isso é crescer ou afundar de vez ?



Nesta semana na quarta feira (18) eu leio uma noticia na Bleeding Cool onde uma loja de quadrinhos a A Comic Shop estaria fazendo uma campanha apelando para o lado "patriótico" onde os leitores não deveriam comprar quadrinhos estrangeiros(mangas) e dar força para os americanos.
A campanha vai mais alem onde pede para você trocar um manga por um HQ e para melhorar a DC Comics esta apoiando a campanha(porem o cartaz não esta em todas as lojas). Resumindo foi uma provocação para os leitores de manga.

Vale lembrar que o mercado de mangas vendeu muito em 2007, manga é um entretenimento que ganhou força nos EUA. Porem a febre do manga anda perdendo bastante força e a febre gerada esta diminuindo bastante.

Qualidade não é tudo para um quadrinho vender, expandir o publico é fundamental. Um exemplo na França chega um manga e ele vende uns 10 mil volumes la, porem um quadrinho francês feito para franceses no caso Asterix e Obelix vende milhares de volumes.

So que no caso do HQ é diferente, pelo simples fato deles se focarem num "nicho". Uma empresa de mangas a Shonen Jump ela não costuma agradar o publico mais hardcore(otaku) no Japão porem isso não faz ela perder dinheiro por que o foco do traço e desenvolvimento é focado para o povão, para o publico geral.

No caso dos americano o quadrinho americano se foca mais no "nicho" e não no publico geral ai é que mora o problema. Porem o quadrinho consegue ascender quando ganha filmes(live-action) para o cinema e isso da um lucro. Vou mostrar uma pequena tabela de como funciona a diferença de publico.



Manga (Quadrinhos Japoneses)

Shonen Jump = Foco publico geral e pega um pouco do "nicho otaku".
Fanservice e MOE = Foco publico "nicho otaku" e pega pouco do publico geral.
Filmes e Live Actions = Foco ambos os públicos para atrai-los para o manga e serie.

HQ ou Comics (quadrinho Americano)

DC Comics = Foco no publico "nicho" mas precisamente nerd e pouco no publico geral.
Cartoon = Foco no publico infantil e pouco no publico nerd.
Filmes = Foco no publico geral e no publico nerd.


Esse é um grande mal que afeta os quadrinhos americanos, eles não se focam no grande publico e não tentam mudar essa situação. Nunca gostei da DC Comics, o único quadrinho que gostei deles de fato foi Batman que acho bem construído alem de uma historia boa e um traço bem obscuro do jeito que eu gosto. Porem gosto mas da Marvel o estilo de historia e super-herói(ou não) apresentados nos seus quadrinhos remetem mais a realidade do que a DC Comics na minha opinião.

Porem o quadrinho americano nos anos de 1970 ele se focava no publico geral e quem lia mais esses quadrinhos era o publico jovem a adulto alem de que na época os quadrinhos americanos tinham bastante texto assim como o manga e tinha uma boa dose de violência. Hoje em dia Batman bate no bandido e deixa a policia fazer seu trabalho, antigamente Batman torturava o bandido e jogava de um prédio.

Mas como em qualquer mudança drástica de publico sempre tem um motivo e o motivo disto na época foi a "censura" americana que infantilizou o quadrinho americano.

Essas revoltas e essas campanhas não irão mudar a venda de seus quadrinhos e muito menos de seus mangas. Em vez da A Comic Shop e a DC Comics ficar se importando com seu rival eles deveriam melhorar o seu publico, em vez de se focar no publico nerd eles deveriam ter mais enfoque no publico geral. Outros quadrinhos estão começando a apostar no publico geral e estão conseguindo boas vendas com historias curtas e diretas e que remetem mais o cotidiano americano.

Para finalizar o assunto eu realmente gostaria de uma melhor convivência entre esses dois gêneros de quadrinhos, cada lado costuma ter seus preconceitos com o estilo de quadrinho do vizinho tanto empresas quando pessoas. Essa guerra não vai levar a lugar nenhum, estudar o adversário seria uma melhor forma de se adaptar ao publico leitor onde esse preconceito no final das contas não leva ninguém a lugar nenhum e bons quadrinhos que poderiam surgir acabam nem nascendo por causa de um preconceito besta.

This entry was posted in ,,. Bookmark the permalink.

4 Responses to A Comic Shop faz uma campanha anti-manga. Isso é crescer ou afundar de vez ?

  1. Anônimo says:

    eu gostava do Asterix e Obelix.......... XD

  2. Hollowfied says:

    Eu amo hqs de super-heróis tanto que compro Os Vingadores,Deadpool e Wolverine,mas só por cuasa disso não deixo de comprar mangás.Acho isso uma falta de respeito com o leitor,cabe a ele a decidir o que comprar não as comic shop.

  3. jonhmaster says:

    Os vingadores é um HQ boa. Vai ter ate uma saga entre Os vingadores vs X-Men se eu não estiver enganado. Eu gosto dos quadrinhos de Conan e X-Men acho legal.

  4. Hollowfied says:

    Essa vai ser uma mega saga,promete devidir muito esse grupo de super heróis.

Leave a Reply