Os animes de hoje em dia são uma merda?




A popularização do desenho japonês pelo ocidente foi algo que de pouquinho em pouquinho foi ganhando popularidade e hoje em dia, é algo conhecido ate por pessoas que não gostam de animação.

Porem o meu foco desta postagem não é para as pessoas que não gostam de animação e sim para aqueles que curtem os desenho japoneses ou são fans deste tipo de animação.

Uma das coisas que vem acontecendo é a discussão de que os desenhos japoneses de antigamente eram melhores que os desenhos japoneses atuais, a discussão costuma se dividir em pessoas desta geração para a geração antiga. Mas pessoas da geração anterior uns dizem que o atual é melhor e outros dizem que o antigo era o melhor.

Bem isso é minha opinião, então vou logo avisando que não quero formar ou exigir que tal obra ou geração é melhor, e sim dar meu ponto de vista em relação a esse tipo de discussão que acho de certa forma desnecessária mas é algo inevitável como a regra dos 15 anos do cinema.



Vou começar falando da geração atual. Muitos animes de hoje em dia tem um gênero que foi se tornando popular desde os anos 90. Ele é conhecido hoje em dia como bi-shoujo, mas o otaku brasileiro colocou bi-shoujo como moe e qualquer coisa que tenha erotismo como moe, ou seja jogou tudo no saco.

Na geração atual em relação a anterior, hoje em dia é muito mais fácil fazer uma animação do que antigamente. Então logo mais animes vão ser lançados e mais a concorrência vai se tornando competitiva e conseguir que aquele anime consega um bom publico é difícil.

Por exemplo eu sou aquele publico que prefere quadrinhos ou desenhos japoneses que sejam de combate, um battle shonen então series de romance como shoujos não é algo que eu busco, tirando a exceção que os shoujos da Clamp eu gosto. Tem muitos animes bi-shoujos que apelam para sexualidade(putaria) para conseguir um pequeno publico que gosta de consumir esse tipo de material.

Digo e costumo repetir, não gosto de obras que tem aquele slice of life e aquele harem com um protagonista loser. Uma das obras slice of life que não gostei foi o tal Usagi Drop, a historia é boa, sim é boa e o inicio do anime é bom. Mas depois do episodio 3 simplesmente o anime se foca em coisas normais do cotidiano como: rin se machucou, rin foi para escola, rin tirou o primeiro dente de leite e etc. De certa forma esses animes se focam mais num publico especifico e pode agradar outros tipos de pessoas mesmo sendo uma obra para o publico feminino, mas que não faz meu gosto.



Mas o que irrita os otakus é esses três tipos de grupos os que gostam mais de animes bishoujos, os que procuram uma boa historia e o tipo que prefere algo mais simples e direto. Canso de ver reclamações de caras que criticam animes com ecchi e outros que criticam animes mais para o povão como obras da shonen jump.

Não devemos nos esquecer que quem gosta de desenho e quadrinho japonês é um consumidor, e como consumidor tem tipos de entretenimento que não vão agradar a ele, então para que ficar discutindo algo tão básico? Uma das maiores desculpas que vejo em fanáticos por desenho japonês, Harry Potter e Crepusculo é a velha desculpa de “A Historia”.

Se uma pessoa fala mal por exemplo de Guilty Crown(que eu achei uma merda) dela não ter gostado, vem logo os mais fanáticos descer a lenha em cima dessa pessoa dizendo que ela não tem “argumentos” e que não aprecia uma boa “historia”.

Guilty Crown pode ate ter uma boa historia mas se a pessoa não gostar da serie não importa o quão bom seja essa historia a pessoa tem o direito individual de consumir o que ela achar melhor para ela, se não gostou, não gostou então ponto final, parta para outro entretenimento.

Os que não aceitam as criticas daquela pessoa que não gostou parte logo para os argumentos e que a pessoa não tem bom gosto. Ai eu lhe pergunto, é preciso criticar tudo e o tempo todo so para parecer intelectual ? Se cara gosta de sorvete Kibon ele tem que ter argumentos para provar que ele gosta do sorvete Kibon? Isso é uma rede social ou um muro de lamentação?



Não tenho nada contra o traço bi-shoujo e o raro traço moe-ge(lucky star), se a animação for erótica mas tiver uma boa dose de ação tipo Gantz, Berserk, High School of the Dead, Queen’s Blade entre outros eu assisto numa boa desde que não seja uma serie tipo um American Pie onde a putaria é a principal forma de entretenimento.

Se tratando da geração anterior temos clássicos como Evangelion que fez um grande sucesso e conseguiu lançar em cima da Gainax uma Phoenix Down para ressuscitar a empresa. Não sou muito da geração antiga, conheço poucos do gênero, muita gente fala que na geração antiga não tinha bi-shoujo(eles falam moe) e ecchi como hoje em dia, onde é algo que eu discordo.

Na época dos anos 90 já se tinha desenhos japoneses com conteúdo bi-shoujo e ecchi, e hentais já estavam aparecendo mais na época, alem de que series ruins apareciam como aparecem hoje em dia também.

Porem muita gente se baseia no que assistiu durante a infância na TV Manchete e esquece que a emissora so vai pegar as series que estão fazendo sucesso no Japão, e não 90% do que sai no país. Mesmo eu me focando mas nas series de ação, eu acho bons desenhos para ver e bons quadrinhos para ler. Um atual que estou lendo é Medaka Box e simplesmente o quadrinho depois do volume 2 vira um quadrinho de porrada com bons diálogos psicológicos que so o criador de Bakemonogatari pode nos proporcionar. Medaka Box soube combinar o gênero bi-shoujo com o battle shonen de maneira bem eficiente e sem ser vulgar.



E sobre quadrinhos antigos, estou lendo um da época de 1993 que lembra um Getbackers so que feminino, o Hyper Police que também combina o lance de ação com bi-shoujo e cenas ecchi.

Para finalizar não vamos nos esquecer que o mercado de entretenimento funciona numa formula. Se a formula dos animes bi-shoujo e ecchi conseguem arranjar um pequeno publico certo, daquele gênero eles vão continuar fazendo series assim. Da mesma forma que a formula da shonen jump é focado para pegar o povão em vez de se focar num único publico.

E isso não so acontece no Japão, no EUA é do mesmo jeito. Muitas series americanas querem sobreviver, então em sua grande maioria se foca em series que cada episodio é uma historia diferente onde varia entre comedia e ação ao estilo policial. Poucas se destacam como Game of Thrones, True Blood, Lost, The Big Bang Teory, The Walking Dead entre outras series.

Então não é como se os desenhos japoneses estivessem a beira de um colapso. Se a formula que eles usam hoje não estive-se dando certo, provavelmente não estaríamos vendo tantas obras com esse tipo de conteúdo que vemos tanto hoje em dia. A única coisa que você pode fazer é se gostar continuar a acompanhar, se não gostar passa para outra serie ou simplesmente procure outro tipo de entretenimento.  Essa imagem foi o que a J-List postou em seu Facebook dizendo que os desenhos japoneses de antigamente eram melhores em relação aos de hoje que são chatos e sem graça.

 

Nada contra a opinião do cara da J-List, ele tem direito a sua opinião, ele consome desenho japonês, se ele quiser falar que não gosta e acho um saco ele tem todo direito de falar isso. Ele esta criticando e falando mal de um entretenimento e não das pessoas que gostam disso, mas não preciso dizer que teve muito americano fresco criado a leite com pêra que começou a xingar e criou uma grande discussão na fanpage do J-List no Facebook.

Deixar de gostar da fanpage do J-List eu não vou deixar, afinal ele não me ofendeu em nada. E para finalizar de vez essa postagem, aqui vai uma das frases do personagem Squall do jogo Final Fantasy VIII. "Não existem o bem ou o mal, só dois lados com opiniões diferentes.".



This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

25 Responses to Os animes de hoje em dia são uma merda?

  1. Anônimo says:

    sengoku:concordo com o johnmaster quanto aos autores que apelam com excesso de ecchi e putaria para conseguir um publico ao inves de se esforçar mais na qualidade do mangá ou anime, a varios animes antigos que são uma me rda pra mostrar que n é só hje em dia que aparece anime ou manga ruim,dizer quais eu n vou por q n vou me lembrar de tdos procurem quem quiser mais vou dizer alguns animes bons da velha geração que é a minha e alguns da nova
    antiga geração: Yu Yu Hakusho, Rurouni Kenshin{samurai X}, Saint Seya[Cavaleiros do Zodiaco],Cowboy Bebop,Trigun,Hunter X Hunter [1999] e One Piece do mesmo ano até os dias de hje
    nova geração: Seto no Hanayome, Inuyasha, FateStayNight, Death Note, Naruto e Bleach até uma certa temporada, Claymore[FODAAAAAAA],Medaka Box, Black Lagoon, Hell Girl, Bakuratsu Tenshi e etc.

  2. The Big bang theory se destaca? Esse foi o ÚNICO ponto que discordo contigo.

    The big bang theory é só mais um sitcom produzido dentro de estúdio, EXTREMAMENTE FRACO, de um escritor/produtor cliché e velho americano.

    Não difere DE NADA de outras séries como 2 broke girls, two and a half men, mike and molly. É tudo a mesma bosta.

    Uma série que eu digo que SE DESTACA, é Community.

  3. jonhmaster says:

    Não sei o quanto o Big Band Theory ganha, mas ele conseguiu uma boa popularidade, não é uma serie que curto muito, não gosto deste tipo de humor. Mas querendo ou não a serie ficou popular por causa disso.

    Bem sengoku eu sempre gostei mais do estilo battle shonen, não é a toa que estou curtindo nesta temporada o Accel World. Medaka Box acompanho o manga mas infelizmente o anime não esta recebendo boa aceitação no Japão.

  4. Anônimo says:

    sengoku: concordo o anime de accel world é uma merdaaaa se comparado com o manga
    se bem que tbm fikou chatinho de ler um tempo depois

  5. TcbBiTT says:

    Concordo com você Jonh. A industria é uma coisa estranha, no momento atual apesar de muitos não gostarem temos que admitir que o Ecchi(a putaria num geral), está em alta e temos que adimitir ela da dinheiro, e muito dinheiro. O que me deixa triste pois muitos produtores com grande potencial por causa da industria acabam entrando nesse ciclo vicioso e criando histórias cliches com personagens bonitnhas que sabemos que muitos iram comprar Figures,Artbooks e etc. Não digo que a animação atual não tem salvação, ainda existem animes bons como: Fate/Zero, Madoka, Steins, Durarara dentre outros. Eu não posso falar muito da Shounen Jump pois não assisto/leio quase nada de lá, porem odeio aqueles haters que não gostam de Naruto, Bleach e One piece pois é modinha. Eu digo não gosto de Naruto, nem de One Piece mas não poque que é modinha simplismente não curto(alguns vão me crucificar por falar de One Piece). Porem acredito ainda na industria japonesa, espero que diminuam um pouco o echii, não que eu não goste na verdade gosto muito porem muitos animes que tinham potencial na minha opinião se tornaram aquele harem cliche do personagem principal imbecil.
    Bom eu me enrrolei no que queria falar e falei pra caramba, mas acho que era isso gostei muito da materia Jonh realmente gosto quando pessoas expressão sua opinião sem medo de criticas.

  6. Anônimo says:

    Com certeza os que falam que os animes não são os mesmos, isso é certo: o que dá problema é que a maioria das pessoas não tem os mesmos gostos em relação a animes. Uns preferem mais os clássicos, outros os mais atuais e os que gostam de tudo um pouco: tento encaixar no último,mesmo que tenha animações que olho e não gosto do que leio ou vejo.

    Exemplo é justamente o "Madoka": tenho duas razões de não assistir a esta série. O primeiro é que se era a intenção de mudar o conceito dos mahou shoujos, não devia ter usado traços fofos nos personagens e sim um tom mais sombrio e o outro, que tenho reparado, é que a maioria que curte a animação é o público masculino, sendo que o público-alvo dos mahou shoujos são as mulheres. Não vejo muita opinião feminina a respeito da animação, o que desmotiva muito a tentar assistir e dar uma melhor opinião.
    Costumo gravar séries mais antigas, sendo uma das minhas favoritas o "Detective Conan" e realmente, o contexto da história é muito melhor que muitos animes atuais. Dos atuais, só vi mesmo a 2ª série do "FMA", "Bakuman" e "Mirai Nikki"; fora "Naruto Shippuuden" e "Bleach".

    Acho que definir o que assistir ou não depende de dois fatores: o que os sites falam a respeito, seja críticas positivas ou não e o que o espectador espera ver na animação.
    Isso é válido para outras mídias, como a literatura, o cinema e a televisão...

  7. GaiasKing says:

    A questão de ser melhor os animes antigos é a mesma coisa que falar que a música dos anos 60,70,80 ou seja lá o que for é melhor que a de hoje. Já vi muita gente (fãs de Beatles, Iron Maiden, Metallica) criticar ferozmente cantores atuais, como Justin Bieber, Rebecca Black e ouvirem contra respostas dos fãs. Eu particularmente não gosto dos dois, mas não chego ao ponto de parecer que quero matar alguém porque desgosto do que ele gosta. A mesma coisa é acontece com os animes.

    Assisto e amo de coração animes. Para mim, são uma das melhores coisas que o Japão oferece ao mundo. E, como todo produto de entretenimento, cada anime tem seu público seleto e restrito. Particularmente, não aprecio muito algumas séries ecchi e/ou harém. Porém, acredito que algumas, apesar de apelar para a baixaria geral, valem a pena de assistir e até gosto bastante, caso de High School of the Dead, High School DxD.
    Acho que como falaram, a questão de gostar ou não, achar ruim ou não vai do ponto de vista. Culpar a história é um erro, afinal, a história que é boa para uns é horrível para outras. A única coisa que torna um anime mais popular que o outro é saber envolver o maior número de pessoas por mais tempo, sendo original e diferente dos demais

  8. Concordo plenamente com o que foi dito. Muitas pessoas que criticam "animes recentes" parecem se basear apenas no que marcou de antigamente, o que assistiam e gostavam, e ignorar tudo o que tinha de ruim. Sem contar quando tentam comparar 20 anos de anime com a temporada mais recente no número de títulos bons, ou quando é puro saudosismo (avaliam os animes com base nas boas memórias que tinham na época, não na qualidade).
    No final, o que não dá é para generalizar. Haviam excelentes animes antigamente e há excelentes animes hoje, e quais são depende do gosto da pessoa.

  9. Anônimo says:

    Espera um pouco, "Essa imagem foi o que a J-List postou em seu Facebook dizendo que os desenhos japoneses de antigamente eram melhores em relação aos de hoje que são chatos e sem graça.", por acaso esse cara ai não estava querendo ser ironico? Quero dizer, não da fazer uma afirmação dessas e colocar uma imagem dessas logo em seguida. Eu não sei exatamente o que o cara falou e nem o contexto, mas isso não esta me parecendo muito certo não.

  10. jonhmaster says:

    Eu nunca levei anime como as mil maravilhas. Para min é so um desenho, assim como um filme é so um filme e como um jogo é so um jogo.

    Para min é so uma diversão o que estiver disponível e eu gostar então esta valendo. Sempre gostei mais de games e filmes. Mas assim como falam de que jogos antigos eram melhores, eu simplesmente vou jogando o que achar interessante para min ambas gerações de games me divertem apesar de eu ser um pouco oldschool.

    E Accel World eu não li o manga mas da maneira que estou vendo eles vão deixar de ter aquela tensão nas lutas inicial e vai deixar de ter aquele impacto como foi no inicio.

  11. Anônimo says:

    qual é o anime da 3ª imagem? não me lembro de ter visto algum anime com esse personagem!

  12. jonhmaster says:

    Isso é um OVA chamado de Aku no Onna Kanbu. Essa cena é do segundo episodio.

  13. Oldman. says:

    O que falta - minha opinião -, é a falta de interpretação por parte de todos, as pessoas por gostarem de algo ficam cegas, exemplo, eu digo (porque me perguntaram) "Não curto naruto, pra mim é um Battle shounen forçado", me Crucificam até a morte, não disse: 'ODEIO, PREFIRO QUE EXPLODA', disse: 'não curto, não gostei muito', e isso acontece a bastante tempo, creio que acontece a uns 5 ~ 4 anos.
    As pessoas tem que parar e entender uma coisa, respeitar a opinião dos outros. Mais um exemplo foi em uma discussão, onde eu estava no centro por falar que Highschool DxD poderia sem MUITO melhor do que o Anime foi, que na verdade o Anime foi mera apelação para ganhar dinheiro, parece que foi aqueles animes tapa buraco que eles utilizam, mas o pior é que não foi, e por causa deste comentário: " Não estou gostando muito desta adaptação, poderia ser bem melhor, não está congruente com a historia da Light Novel, nem com a Historia do mangá, tornaram algo apelativo, Ecchi totalmente exagerado, em fim, como gosto deste gênero, irei assistir, e está sendo divertido até.", Veio um indivíduo e disse: "Você está em uma página de animes Ecchi, se não quer ver peitos, não venha aqui, agora pare de reclamar".
    Não diria que os Animes de antigamente são melhores que os atuais, não, é que como o Jonh disse, o que conhecemos é o que fez sucesso, porque não sabemos nem prováveis 10% dos animes daquela época, o pior são os hentais velhos, são ridículos rs, agora algo que era bom, e é até hoje, são Visual Novels, na minha opinião sempre teve um equilíbrio nesse quesito, claro que atualmente o índice de nukiges é mais alto, porém tem muitas que são muito boas, só que é raro ver alguma do gênero que eu mais gosto, que é quando o Plot fala de Demônios e Anjos e tem um fundo meio que RPG, Nway.. Como citei as VN's, é CERTO que eles precisem "apelar" em uma hora, poderia dar um Exemplo petróleo industrial aqui, porém não é meio que necessário.
    Concluindo, a quantidade de pessoas que gosta dessa cultura, aumentou, a quantidade de animes, aumentou, porém, as ideias diminuíram, é óbvio, raramente você vai inovar em algo assim, SEMPRE vai ter um clichê básico, então, tem que apelar, resultando em pessoas chatas (rs), vulgo haters. E o pior, que na minha opinião é essa, a maioria nem sequer conhece o que se passou, no máximo viu algo na internet e querem pagar de Oldschools, em fim, não tenho nada haver com a vida deles, mas acho chato.

  14. Oldman. says:

    Digitei pouco... -q

  15. jonhmaster says:

    High School DxD poderia ter sido melhor mesmo, porem ainda não li o manga mas fiquei interessado. E realmente as pessoas levam a opinião negativa de certas pessoas como se fossem uma ofensa pessoal.

  16. JonathanCS says:

    Achei o anime do High School DxD muito bom, seguiu fielmente a Light Novel que continuo a acompanhar, aparentemente no Japão o anime também teve uma aceitação imensa. Podem esperar pela 2ª temporada assim que os especiais terminarem.

  17. Para mim, os anime de hoje estão conseguindo uma qualidade gráfica excelente, mas se perde na criatividade da história. Eu curto muito os animes atuais e também gosto alguns antigos, o q eu vejo eh que atualmente os animes, mangas, filme, series e etc. estão focando muito na alta qualidade da imagem, e história fica pra baixo. Como por exemplo o filme Immortals, foi pior filme q ja assisti, nao tem pé nem cabeça a historia, mas a qualidade da filmagem foi ótimo. Agora o anime da temporada, Shining Heart: Shiawase no Pan, a qualidade excelente, mas historia muito, mas muito enrrolado. Entao ta pra enteder pq muitos falam q os animes antigos sao bons, bons na historia, mas a qualidade da ilustração eh mais ou menos, exatamente pq os autores focavam mais na historia. E acho que os Ligth Novels pode ultrapassar os mangas pq um escreve e outro desenha, assim a qualidade fica equilibrado e fica melhor. Até hoje é raro encontrar anime que eh perfeito, o anime que eu achei o melhor que lançou foi Angel Beats! história eh ótima e qualidade da imagem tbm.

  18. Daugust says:

    Essa cena do GINTAMA é uma mensão ao Neon Genesis Evangelion! Mais especificamente O episodio FINAL!

  19. jonhmaster says:

    Isso mesmo mas precisamente o episodio 150 de Gintama.

  20. Oldman. says:

    Jonathan, Highschool DxD não está seguindo fielmente, a historia está boa, porém eles diminuem algumas coisas e aumentam em outras, no caso fazem o seguinte, diminuem o que é importante, a historia, resumem muitas coisas, porém amostram seios no mesmo patamar, o tempo que eles perdem colocando tetas na frente do seu monitor/TV/algumacoisaaqui é na mesma proporção que eles se focam na historia, não goi algo tipo Yumekui Merry, onde colocaram uma personagem inexistente pra fazer a historia se tornar completa, mas tiraram o foco do espectador, que em vez de ser pra historia, é para os peitos.
    otakuq-loldlols, Shining Hearts: Shiwase no Pan é uma jogada, a historia É para ser confusa, eles querem aumentar a quantidade de vendas do jogo "Shining Hearts" da série Shining, da Sega, forçando você a comprar o jogo para entender a historia de forma mais ampla, semelhante a Kyoukai Senjou no Horizon, que a Light Novel explica 100,000 vezes mais que o Anime, e é óbvio devido a quantidade de páginas da Light Novel e a quantidade de Episódios que a primeira temporada do anime possui. Eu tenho em torno de 30h jogadas desse Game (Shining Hearts), eu estou gostando, o anime em si só vi dois episódios e está fazendo total sentido pra mim, inclusive me ajudou a descobrir o porque o Alvin me dava Black Hearts, Aconselho a jogar o jogo, a história irá fazer um sentido melhor ;)

  21. jonhmaster says:

    Nossa Oldman fala-se tudo agora.

    No Yumekui Merry eu fiquei impressionado com o manga, o anime achei uma porcaria, no manga achei um manga muito bom nos combates e consegue ser divertido.

  22. Oldman. says:

    Exatamente, eu ainda fiquei na esperança que iriam fazer um Remake para seguir o mangá, mas.. Realmente, o mangá é ótimo, agora o anime..

  23. NollieFlipX says:

    Jormungand meu anime favorito dessa temporada 2012/2. Frio, calculista, animação impressionante, reações psicológicas tentando o mais realista, trata bem o som. Eu vejo que mesmo que o estilo de desenho de personagem seja diferente, ainda é possível fazer um anime bom. Vou por Sakamichi Apollon como outro bom também.

  24. perfeita observação. nem tiro nem acrescento nenhuma palavra.
    em verdade, meus parabens cara. ps:eu adoro Guilty Crown, mas procuro reconhcer argumentos bem embasados, e apesar de nao ser otaku [sou um nerd] vc foi muito consistente em tudo oq falou. abraços.

  25. Anônimo says:

    Eu gostava de animes, mas os de hoje em dia são todos ecchi e os personagens masculinos tem cara de menina. É realmente frustrante procurar bons animes hoje em dia.

    Essa geração redes-sociais e mentes vazias já deu o que tinha que dar. Égua diabo!

Leave a Reply