As diferenças entre Mecha Musume e Mecha padrão. Muv-Luv não é um Infinite Stratus genérico



Com a chegada de Muv-Luv em anime, vejo que muitas pessoas estão confundindo, achando que Muv-Luv seria uma imitação do anime Infinite Stratus. Para quem conhece Muv-Luv isso pode soar um absurdo, mas para quem não conhece então esta na hora de falar de mais um fetiche na animação japonesa o Mecha Musume.

Quem na sua infância não tenha assistido Power Rangers e reparou naqueles robôs gigantes onde as pessoas entram nele e o controlam para enfrentar monstros gigantes. Ou simplesmente não tenha assistido um Gundam Wing e reparou que as pessoas entram em robôs gigantes para enfrentar outros robôs gigantes.



Isso nos chamamos de Mecha onde seria um estilo de animação ou jogo japonês onde os personagens entram em robos gigantes para enfrentar um inimigo desconhecido, tipo Evangelion ou simplesmente usam essas armas para guerrear tipo Gundam e Code Geass. Mecha é um estilo padrão de animação bem popular no Japão e também um dos estilos que mais gosto na animação japonesa pelo fato dele aprofundar muito a ficção cientifica.

Porem com o bishoujo em crescimento, mangakas queriam aproveitar esse lance de ficção cientifica e criar um estilo que usassem robôs mas desse mais enfase a beleza e sensualidade das personagens. Basicamente o mecha musume é um antropoformismo gerado pelo moe-ge onde as garotas são acopladas com partes mecânicas ou com uma armadura robótica tipo Sky Girls, Strike Witches e Infinite Stratus.



Nesse estilo percebemos que tem muita referencia a Segunda Guerra Mundial, principalmente no anime de Strike Witches onde as garotas voam e usam armas referentes a essa época. Mas nem tudo são armaduras robóticas ou partes mecânicas. Uma exceção ao gênero é um anime recente chamado Upotte!! onde as garotas são armas antropomórficas e fazem bastante referencia a Segunda Guerra Mundial.



Resumindo o foco do Mecha Musume é feito para um publico que gosta de ficção cientifica e referencia a segunda guerra mundial, sendo assim ele é um fetiche que abrange tanto o sci-fi quanto para os otaku militar. Então para finalizar podemos ver a grande diferença que Mecha e Mecha Musume são e que cada um tem seu publico alvo. Sendo assim Muv-Luv não é um Infinite Stratus genérico pelo fato de que as garotas não acoplam armadura robóticas e vão lutar, e muito menos são armas antropomórficas.

Enfim todo mundo tem direito de comparar a serie que quiser, afinal você tem direito a fazer uma opinião sobre a serie. Você esta consumindo um entretenimento e se você não gostar você pode simplesmente para de assistir. Mas pelo menos assista a serie antes.


This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

5 Responses to As diferenças entre Mecha Musume e Mecha padrão. Muv-Luv não é um Infinite Stratus genérico

  1. Para mim o maior problema de compararem os animes é que um é comédia ecchi, o outro é sci-fi/drama militar/ação.
    Mas é um fato, os "mechas" de IS são toscos e nem parecem robôs, enquanto MLA tem robôs mais "clássicos" (e na minha opinão com design bem acima da média).

  2. jonhmaster says:

    Assim João o que me irritou nessa comparação e como você pode ver na minha opinião é que a simplês comparação não tem nada haver um com o outro nem com generos e estilos.

    Eu prefiro o mecha padrão o unico mecha musume que gostei de assistir foi Strike Witches o resto nenhum me divertiu. Mecha Musume em sua maioria tem como foco o lado bishoujo e não tem nada muito tenso ou guerras violentas como vemos em mechas padrões como Gundam e Code Geass.

  3. Ciro F. says:

    Lembro da PV de Muvluv um cara dizendo que Muvluv era cópia de Evangelion... tive vontade de socar a pessoa. lol
    Se bem que no Alternative, acho a Sumika tão ridicula quanto o drama de Evangelion, então... :P
    Mas Total Eclipse não tem Sumika, então estou botando todas minhas fichas nele o/

  4. NollieFlipX says:

    To até dando necro no post, mas enfim

    Cara, achei bem legal o que você falou sobre mecha e mecha-musume, adorei como ficou a explicação, mas pessoalmente, acho que você tropeçou quando disse que mecha-musume é voltado para a segunda guerra mundial.

    Só posso dizer que não existe nenhuma ligação necessária entre mecha-musume e segunda guerra. Upotte!! Também, mesmo que algumas armas tenham feito parte da segunda guerra o anime em si fala sobre as armas modernas.

    Então: não, mecha-musume não precisa ser da segunda guerra mundial. E convenhamos que Upotte!! Não tem o necessário para ser chamado de mecha, é praticamente um slice of life, escolar, com bishoujous, de guerra. Não existe nenhum, mecha "mecha". GITS não é do genero mecha mesmo com os tachicomas e androides certo?

  5. jonhmaster says:

    Inseri o Upotte!! pelo fato delas serem armas personificadas. E realmente nem todo mecha musume pega referencias a segunda guerra mundial e outros são logo um sci-fi pegando armas modernas.

Leave a Reply