Review: Buryunman uma VNSTG que não decepciona



Como comentei no calendário de jogos de agosto 2012. O jogo Buryunman ganhou uma versão par o PSP.

Vamos recapitular, o jogo Soreyuke! Burunyanman Hardcore!!! foi lançado primeiramente para o PC no dia 27 de Janeiro de 2012 e ganhou recentemente uma versão para o PSP Soreyuke! Burunyanman Portable ~Torimodose! Ai to Seigi to Kibou no Tsunyakan~  nesse mês 2 de Agosto de 2012.

A empresa Digital Cute não é uma empresa muito conhecida, ela teve o seu primeiro jogo lançado em 19 de Dezembro de 2008, chamado de Musumaker e o ultimo foi lançado nesse ano o Burunyanman.

Eu não tive muitas expectativas nesse jogo muito menos nessa empresa. Ate o momento de eu ver que a empresa Alchemist esta participando do projeto para PSP. Onde a empresa ela é focada em adaptar visual novels de PC para os consoles como Umineko para PS3.



Dando uma chance decidi rodar o jogo e não me decepcionei. Antes de qualquer coisa o jogo é um STG ou seja um shooting game onde você atira nos inimigos que aparecem na tela e desvia dos tiros lançados contra você.

Logo no inicio o jogo mostra que tem bastantes efeitos especiais na abertura do titulo, dando aquele ar de nostalgia de jogos de árcade. Começando o jogo você escolhe um save game para começar o jogo, depois um dos 3 personagens e em seguida a dificuldade. Depois disso você começa o jogo e caso você não queira ler os comentários do personagem é so fazer como Touhou clica no Ctrl e passa logo para a jogatina.

Mesmo tendo um visual bonitinho e moe demais, o jogo não decepciona no que ele propõe em ser um Shooter Game. Mesmo no fácil o jogo consegue oferecer desafios na dificuldade do jogo o que faz você ter vontade de aplicar um replay (vontade de jogar de novo).



Na jogabilidade você tem os tiros padrões quando apertados, mas se você segurar o botão de tiro normal ele se transforma em outro ataque como um raio laser. O jogo adiciona um estilo que faz você se arriscar a passar entre os tiros, quando você fica próximo do tiro inimigo os seus tiros ficam mais fortes, alem de você ficar ganhando pontos e o jogo ficar em câmera lenta. Ou seja quando você estiver enfrentando um boss, se arriscar a ficar próximo aos tiros para aumentar seu poder é algo essencial para matar o boss.

E como em qualquer STG você tem as bombas que alem de causar grande dano aos inimigos, todas as balas desaparecem e viram ouro para aumentar seus pontos, eu recomendo usar a bombas quando você não tiver possibilidade de desviar daquela porrada de tiros, como em qualquer jogo de Hell Shooter nos proporciona.



Considero o Buryunman um jogo divertido, realmente me surpreendeu, não esperava tanto. Jogos e Animes quando se focam muito nesse moe exagerado costumo querer distancia, nada contra o traço e sim com o que eles abordam, mas em qualquer entretenimento existem exceções. O jogo tem muito moe e erotismo, mas isso não estraga o gameplay do jogo e para min isso já basta.

Para quem gosta desse gênero ele consegue agradar e ser desafiante, fazendo você sempre buscar aumentar a dificuldade e melhorar seus recordes. Mas tenho reclamações sobre o jogo, principalmente no excesso de brilho e luminosidade nas fases que muitas vezes chega a atrapalhar na jogatina. A trilha sonora dos tiros é básica, mas as musicas poderiam ser melhores. Elas não empolgam e são bem repetitivas.



Se você tem um PSP recomendo pegar a versão para o portátil da Sony. Alem dele ter uma nova personagem, eles tem novas fases e para quem não gosta de ver cenas de sexo ou não tem a idade +18 a versão PSP serve para você. Com certeza jogar no PSP é algo bem mais confortável do que jogar num PC.

Burunyanman é um jogo que reúne dois estilos que são bem populares no Japão que são o Eroge e o STG. Claro que jogos assim dificilmente são feitos o ultimo que vi nesse gênero foi Seirei Tenshou a dois anos atrás. Mas no momento essa junção de estilos esta proporcionando jogos divertidos e bonitos.



Para quem pretende jogar a versão PC ele é fácil de encontrar e o melhor que os sites disponibilizam a versão que nem precisa instalar é so jogar o crack dentro da pasta e ja esta rodando o jogo normalmente. Se você tem Windows 7 e não quer ficar mudando de non-unicode direto eu recomendo usar o programa "Microsoft Locate App".

Jogando no Google a palavra "[Digital Cute] Soreyuke! Burunyanman (JAP)" você encontra logo no topo dois sites para download o Crane Anime e o Game media fire para baixar, entre outros. Se você quer jogar no PSP você pode encontrar em diversos sites, mas recomendo entrar no Nya Torrents e colocar na busca "Soreyuke! Burunyan-Man Portable" e você é logo direcionado para o torrent da versão do jogo para PSP. Divirta-se.



This entry was posted in ,,,. Bookmark the permalink.

7 Responses to Review: Buryunman uma VNSTG que não decepciona

  1. Oldman. says:

    Esse jogo é muito divertido, realmente, porém, desafio real só a partir do estágio 5, o resto é bem fácil, por exemplo, da pra fazer 'no damage' quase o jogo todo, particularmente, eu gostei bastante, já fechei no easy, no normal, agora to no stage 6 no hard, não consigo parar de jogar q.

  2. jonhmaster says:

    O jogo é bem viciante mesmo, faz você querer jogar em variais dificuldades alem de o jogo ter a area de medalhas que faz você querer obter todas elas.

    Estou jogando a versão para PSP e terminei o jogo no Easy e estou partindo para o Normal. Você Oldman esta jogando a versão de PSP? Conseguiu liberar o Stage Hell?

  3. Oldman. says:

    Estou jogando para PSP, pra liberar o StageHell tem que finalizar o EXStage, mas ainda não consegui fazer ele, tem que derrotar o ultimo boss pelo menos no normal, coisa que eu fiz, porém não consegui q.
    Vou tentar fazer no hard, já que agora eu estou melhor q, Estou com 3 vidas e 2 bombas no Stage 6, quando eu conseguir eu posto, SAUHAU.

  4. Anônimo says:

    Eu baixei o game e me diverti por um certo tempo...
    Como posso dizer eu devia ter lido o post o blog e não só ter olhado a foto no face...
    comecei a jogar com a garota de cabelo rosa, pensei que era um jogo echii ou algo do gênero e me diverti com o jogo pois me lembra space impact da era nokia, mas depois resolvi jogar com todos os char jogei com a garota de cabelo azul e por ultimo com o velho... O velho me fez meio que desgosta do jogo eu não sabia que era algo tão bruto... Como posso dizer... Não esperava o que eu vi ...
    Estupro não é algo que eu considere algo normal... e isso me deixou pra baixo ...
    Se o game não tivesse aquelas cenas ... Seria melhor...

  5. Anônimo says:

    Joga a versão de PSP, é bem melhor que a versão PC e não tem o velho. No local dele tem uma garota empregada que é bem forte.

  6. Lainwired says:

    Gosto muito desse jogo, e já joguei também Seirei Tenshou, vocês conhecem mais jogos do gênero ? (Dê preferência loli se possível :D). Obrigado !!.

  7. jonhmaster says:

    Seirei Tenshou é um jogo muito bom. Recomendo jogar Touhou.

Leave a Reply