Tablet é o futuro para as visual novels ?



O entretenimento dos jogos é algo que esta cada vez mais popular. Começou com os video games, depois foi para os computadores e como era se esperar esse lazer esta indo para os celulares e tablets.

Fiz uma postagem onde eu falei de um programa chamado VNDS. Onde ele permite que você converta visual novels feitos para a plataforma PC para o sistema operacional Android. Ou seja da para jogar suas visual novels em celulares e tablets que rodem com esse sistema operacional.

Antes de mais nada, temos visual novels que ganharam versão para a plataforma Android como: Air, Chaos;Head, Clannad, D.C. ~Da Capo~, Kanon, Kira☆Kira entre outros. Então nesse mercado de Android tem um investimento das empresas para essa plataforma.

Então converter visual novels é pirataria? De certa forma podemos considerar, pelo fato de você estar modificando um arquivo e colocando em outra plataforma. Porem se você esta fazendo isso para consumo próprio então não vejo nada de errado nisso. Para esse tipo de caso de edição de software sou meio leigo para afirmar se isso é ilegal ou não.



Mas para nos ocidentais isso não tem tanto impacto no mercado de visual novels de fora, pelo fato de que para fazermos a conversão precisamos do jogo, e ter o jogo envolve dinheiro. Você esta apenas fazendo que aquele jogo feito para o PC rode em outro sistema operacional que no caso é o Android. É meio que uma emulação, em vez de eu jogar num PC quero jogar num tablet por exemplo que fica mais fácil a leitura.

Alem que qual empresa do japão se preocupa em fazer adaptações desses jogos para Android e iOS para nosso idioma o inglês? Então essa é uma forma de obtermos uma adaptação do jogo para um tablet. E caso termos a tradução desses jogos oficiais logicamente ter a versão oficial vai ser bem melhor que uma versão convertida.

A criação de um programa como VNDS so mostra que o consumidor de visual novel quer mais mobilidade para seus jogos. Vai ter quem goste e quem não goste, para quem gosta de conforto e mobilidade na leitura esse publico sera agraciado com a tecnologia dos tablets.

Da para jogar uma visual novel num celular mas nada vai substituir a facilidade de leitura de um tablet. O único problema no momento é que como essa é uma tecnologia nova ele tem um preço caro, futuramente ele vai ter um preço mais acessível mas no momento é difícil para o consumidor padrão.

A portabilidade das visual novels é o futuro. Se o Windows 8 que vai chegar para os tablets permitir que você instale programas feitos para Windows nele, então nem vai precisar mais a conversão desses jogos. Você vai poder jogar tudo pelo tablet instalando o jogo no próprio aparelho.



Você deve estar se perguntando, qual a vantagem de jogar uma visual novel num tablet? Isso vai depender de que tipo de consumidor você vai ser.

No momento como foi dito os tablets ainda não estão tão acessíveis, porem isso não impediu que vários jogos ganhassem uma versão para os tablets e ate fansubs traduziram visual novels feitas para Android como Stein's Gate para o aparelho. Então existe uma procura do publico.

Tablets podem ser algo distante para você, mas acredite futuramente esse produto vai ficar tão acessível a compra como o notebook esta hoje. E quando você obter o seu tablet você vai fazer as coisas boas que ele te disponibiliza como: navegar, ler livros e quadrinhos, escrever textos. Porem você vai querer ter jogos e ler uma visual novel num tablet vai ser uma experiencia bem mais agradável do que num PC.

Antes de finalizar a postagem vou dar meus agradecimentos ao Daniel Ferreira que enviou uma mensagem mostrando o seu feito: jogando Wanko to Kurasou no seu Tablet.

"Gostaria muito de compartilhar minha felicidade, depois de perder bastante tempo e quase sem esperança, consegui o port de Wanko to Kurosou para o tablet usando o VNDS que pouca gente sabe como funciona. Há vários outros projetos em andamento, e parece que futuramente qualquer jogo poderá ser portado." by Daniel Ferreira.

De uma lida sobre o VNDS nessa postagem e aqui tem o Zero Force Central falando sobre o VNDS também. De sua opinião, vale a pena ter visual novels para o tablet?


This entry was posted in ,,,. Bookmark the permalink.

4 Responses to Tablet é o futuro para as visual novels ?

  1. johnny-sasaki says:

    bem interessante.Mas desafio mesmo seria jogar Wanko to Kurasou em público,eu é que não teria coragem...

  2. Mike says:

    Como você mesmo disse o Windows 8 já esta chegando para os tablets, e com isso não vai ser mais necessário fazer conversões para rodas os games, então quando os tablets estiverem acessíveis para todos acredito eu que qualquer vai poder rodar no win 8 , 9 tablet edition ....
    Eu mesmo, preferiria jogar em casa, num local bem silencioso e tranquilo, melhor ainda ..;vou poder escolher entre pc e tablet, mas muito provavelmente irei de pc, mais pelo áudio e vídeo de superiores.

  3. Acredito que converter um software para outra plataforma seria sim considerado pirataria. Aqueles acordos que você tem que concordar quando instala algum programa sempre proíbem você de alterar o software ou fazer engenharia reversa.
    Se fosse o caso de apenas emular o Windows no Android, para que ele interpretasse as instruções do jogo original, seria outra coisa... mas nesse caso acho que não seria "legal". Não que seja errado, também, como você disse...

    Elda King

  4. MMOBrasil says:

    Aqui é o Daniel Ferreira o carinha que fez a foto. Bem na verdade quem acha que a versão tablet seria para jogar em publico, está errado. Eu optei por procurar uma solução para tablet justamente para ter mais privacidade ( se é que me entendem rsrs) dentro de casa, ao invés de ficar no pc onde a tela é grande e visível para todos, você pode jogar no seu tablet, na sua cama ou outro lugar apropriado com fone de ouvido sem que não tenha ninguém para te incomodar. E quem falou que no PC a qualidade de vídeo é melhor? As telas de Led dos tablets geralmente tem mais qualidade de cor e contraste começando pelo fato do video estar compactado, e claro esse é um das vantagens de usar no tablet, o video em boa definição.

Leave a Reply