Crunchyroll. A nova geração do speedsuber, so que é pago.



Como muitos devem saber em 1 de novembro (quinta feira) foi lançado em nosso país o Crunchyroll. Onde ele é um serviço que permite você assistir desenhos japoneses pela internet, pagando aproximadamente R$ 9.90 por mês para ter conta premium e ter disponibilidade para ver o desenho 1 hora depois que sai no Japão. Quem não paga ou não tem conta tem que esperar 1 semana para ver o episodio.

O Crunchyroll é um serviço interessante principalmente para quem não quer ficar mais baixando para assistir e quer ver tudo o mais rápido possível. O preço é bom e, pretendo fazer um plano no serviço futuramente, quando eu tiver uma Google Tv pelo fato de eu não gostar de assistir filme no computador.

Minha critica ao serviço é principalmente em relação a tradução. Para quem ja acompanhou a versão em inglês do serviço, sabe que ele age meio que um "speedsuber" e muitas vezes a qualidade da tradução deixa muito a desejar. E isso esta se repetindo com o Brasil, onde muitas das traduções falham e tem erros bastante perceptíveis.

Alem que uma coisa bastante importante como os "termos de uso" não receberam ainda uma tradução para o português. Vejo muita gente reclamando por ele não ter um serviço para a compra por boleto bancário. De acordo com o site eles pretendem adicionar esse função futuramente, mas no momento não tem nada confirmado.

Mas enfim, esse novo serviço de desenho que chegou no Brasil vale a pena? Para esse pergunta a única coisa que posso dizer é, que vai depender da sua necessidade. Eu por exemplo não gosto de ver anime pelo computador e, isso foi desde sempre. Faço download dos desenhos e converto com WinAvi que consegue converter e juntar a legenda sem problemas e faz isso me menos de 10 minutos.



Então no momento não vejo necessidade de ter esse serviço, mas tenho planos de obter se eu tiver a disponibilidade de assistir isso na minha Tv, onde eu considero algo bastante confortável para assistir meus filmes e desenhos. Mas não tiro a hipótese de ter o serviço no futuro, tanto pelo preço, quanto pelo conforto de ver os desenhos.

Porem vamos focar em outro publico, se você é um desses usuários que acompanham esse desenhos baixando pelos fansubs gringos e, gostam de uma boa qualidade de tradução eu não recomendo o serviço. A menos se você queira o fator "comodidade" mas se você pouco se importa com isso e quer simplesmente assistir seus desenhos o Crunchyroll não vai te fazer tanta diferença.

Querendo ou não a chegada desse serviço é algo mal visto por muitos otakus por um motivo bem simples; cultura. A quantos anos não baixamos animação japonesa por fansubs? E qual desses fansubs cobrou alguma vez pelo download? Nenhum deles cobrou é simples compartilhamento e estamos acostumados com isso. Ai da noite para o dia chega um serviço com tradução oficial, ai o cara chega e fala que fansubs e baixar de fansubs é errado. Você aceitaria numa boa, depois de tanto tempo acostumado a baixar e compartilhar gratuitamente?

É claro que não. Não é a toa que muita gente não gostou dessa novidade. Em meio a toda essa polemica ficamos em dois grupos, uns que são contra esse serviço e outros que são a favor desse serviço. Tem fansubs que estão removendo projetos que tem exibição no Crunchyroll e outros que continuam o seu processo normalmente, mesmo com a exibição no Crunchyroll.



E como era de se esperar ja da para ver discussões entre os otakus, onde eles ficam criticando quem não paga o Crunchyroll, é contra a "industria" de animes, e que continuar a favorecer fansub é o que esta prejudicando a animação japonesa.

O que acho engraçado é o comportamento pseudo-moralista do povo fan de cultura japonesa.

Eles falam que querem sustentar a industria, mas quando chega manga muitos não compram, quando chega o anime em DVD e Blu-Ray que eles gostam nem pensam em comprar. Dizendo que esta caro, e logo o que eles defendem a "industria" é jogada no lixo e o que importa para eles é so ver o anime a todo custo.

No Japão estavam reclamando sobre estarem perdendo milhões por causa do download ilegal e, ninguém parou por um momento para pensar em ajudar a "industria". Ai quando chega o Crunchyroll vem falar de ajudar a industria. Acho que ninguém tem moral para exigir ou falar mal de alguém que não quer fazer o plano da Crunchyroll.

Crunchyroll é algo polemico, e sempre vão ter pessoas contras e a favor do serviço. E fansubs não vão acabar por causa dele, pirataria é algo que sempre vai existir, mesmo com o serviço nos EUA, os fansubs gringos ainda existem normalmente e não espere muita diferença aqui no Brasil não, muitos menos no Brasil.

No final o Crunchyroll não passa de um produto como você ve nas lojas de um shopping center. Se você estiver disposto a comprar você compra, se não tem condições ou não quer compra pegue o pirata. Simples assim. Como produto so o consumidor deve decidir se ele vai comprar ou não.

Uns vão pagar pelo status, outros so pela comodidade. E alguns nem vão pagar e vão falar mal dos que não compram.

No final da historia nenhum de nos vai ganhar nada, somos apenas consumidores, quem vai ganhar com isso vai ser a empresa Crunchyroll. Não importa se é uma critica negativa ou positiva, so em você falar o nome dela na internet ja é lucro para eles. Então não fique triste, eles vão ganhar dinheiro de um jeito ou de outro.



This entry was posted in . Bookmark the permalink.

8 Responses to Crunchyroll. A nova geração do speedsuber, so que é pago.

  1. Matheus kun says:

    Achei engraçado o seu post. Primeiro porque os fansubs, brasileiros ou não, por mais que disponibilizem a tradução gratuitamente, muitos pedem doações ou habilitam contas premium para manter servidores ou oferecer alguma vantagem no mesmo estilo do Crunchyroll, e garanto que se ninguém colaborasse, muitos fansubs já teriam acabado. Eu já trabalhei em fansub de anime e sei muito bem como as coisas são. CR não é diferente, e a maioria do dinheiro vai para os servidores, para as empresas e criadores originais, só o resto para os tradutores (esses não trabalham de graça) e funcionários.

    Segundo, ao mesmo tempo que você pretende fazer uma assinatura, você critica o serviço... você não é obrigado a assinar. Eu falei sobre isso no meu post, mas em lugar nenhum falei que "quem vê anime de fansubbers tá prejudicando a empresa e é ilegal" (mas infelizmente é, aceite isso). Afinal, a Crunchy também disponibiliza os animes de graça na internet e por Wi-Fi, contanto que não sejam os eps mais novos, fora que se achar alguma legenda ruim, você pode contactá-los que eles corrigem, ao contrário dos speedsubbers brasileiros que lançam o anime nesta mesma velocidade mas demoram algumas semanas pra relançar a tradução melhorada (isso quando lançam).

    Em todo caso, pelo menos eu particularmente e alguns poucos que conheço damos suporte sim pras séries que gostamos. No Brasil as coisas complicam mesmo, pois DVDs de animes são uma fortuna e nem sempre terá o mangá da série que você tanto gosta (e pra VNs então nem se fala), mas há sim meios alternativos (e legais) para obtê-los. Se o problema é dinheiro, daí realmente complica, mas economizando o dinheiro de um pastel por dia já pra comprar alguma coisa bacana no final do mês... pra comprar a minha primeira visual novel tive que passar fome, mas valeu a pena... tudo depende do quanto você está disposto a se sacrificar pela empresa/série que você tanto ama.

  2. jonhmaster says:

    Eu nem ia comentar, mas como você "Matheus" citou esses pontos eu vou dar minha opinião (que vai ser bem contraria a sua) no que você falou.

    Doação é algo diferente de uma assinatura ou como o crunch faz uma conta premium. Doar aos fansubs é algo que so o que consome do fansub deve decidir se vai doar ou não. A qualidade do arquivo vai ser a mesma e a legenda também. Com a única diferença que você pode ter mais velocidade no download.

    Na minha opinião pagar fansubs é algo que nunca vou fazer, primeiro o arquivo sera o mesmo e a tradução também. Segundo é um serviço ilegal e como serviço ilegal eu não vou pagar para obter arquivos piratas, se eu ou você busca algo pirata ele quer algo gratuito e não vai pagar por isso.

    O fansub que pede doações e da direito ao vip ele sabe muito bem no que esta entrando. Quem busca doações quer ganhar dinheiro com o que compartilha e criar o termo vip é uma forma de ganhar dinheiro. Mas não deixa de ser doação.

    Diferente do Crunchyroll onde se você não paga você não ve o vídeo na qualidade máxima, e tem que esperar 1 semana para assistir ao episodio. Então fansub e Crunchyroll não é a mesma coisa. Um é um serviço legal onde eu pago para assistir o desenho com boa qualidade, eles não me estão disponibilizando o melhor que eles tem de graça.

    Enquanto um fansub é algo totalmente ilegal e contra a lei. E eles disponibilizam o arquivo completo sem você pagar nada mais com isso. Doa quem quer.

    "Segundo, ao mesmo tempo que você pretende fazer uma assinatura, você critica o serviço... você não é obrigado a assinar."

    Discordo mais uma vez de você. Vou dar um exemplo, eu tenho a Sky que é uma TV de assinatura a mais de 5 anos, eu pago pelo serviço e, critico quando ele oferece algo de péssima qualidade. Afinal eu estou pagando pelo serviço, eu sou o consumidor isso é um direito meu.

    Como eu disse na postagem, eu quero uma assinatura no Crunchyroll pela comodidade e para ver tudo em Full HD numa SmartTV. R$ 9.90 não é um preço que vai me fazer falta e não vou mais precisar baixar e converter para ver na TV. Mas como consumidor eu tenho direito de criticar o Crunchyroll, não é por eu pagar o serviço que eu vou deixar de criticar por estarem me oferecendo um serviço ruim.

    Se o Crunchyroll disponibiliza uma legenda ruim, não é meu trabalho consertar. É o trabalho da própria empresa corrigir o seu erro. Se é assim isso so mostra que a Crunchyroll é uma empresa incompetente em tradução, mas é competente em qualidade e velocidade.

  3. jonhmaster says:

    Sobre animes e mangas é outra coisa. Visual Novel é um jogo e fazer a compra do mesmo com frete ou não vai trazer o jogo com um preço similar aos jogos que vendem no Brasil. Jogo é uma mídia diferente, você paga caro mas tem varias horas de diversão e pode fazer um replay no jogo.

    Anime e Manga você passa algumas horas de diversão e aquilo meio que vira um material para colecionar na sua instante. Eu não sou consumidor de animes e mangas, não vejo necessidade para min gastar dinheiro com esse tipo de produto.

    Se você gasta é um direito seu, tem todo tipo de pessoas, mas nem todo mundo é fan como você por entretenimento japonês.

    No caso dos "speedsubbers" so posso dizer uma coisa nesse caso. Eles estão oferecendo um serviço melhor que a maioria dos fansubs. Se as pessoas procuram baixar e ate pagar por um speedsubber é porque eles estão oferecendo um serviço melhor que os fansubs existentes. Eles pecam na tradução, mas oferece o que o publico quer, que é a velocidade.

    Coisa que os fansubs antigos não conseguem oferecer e é nisso que eles pecam e perdem usuários por causa disso. Vai ter sempre pessoas em busca de boa tradução, mas fansubs como Punch ganham dinheiro por saber como pegar a massa.

    Eles fizeram uma boa estrategia desde compartilhar nas redes sociais e saber atrair o publico por oferecer uma boa velocidade. E ganha muito dinheiro com isso, vai ter muita gente que vai reclamar deles, mas no final quem vai decidir quem vai pagar o punch ou não vai ser o consumidor. E querendo ou não eles estão oferecendo um serviço melhor que os outros fansubs.

    Infelizmente Matheus não tenho essa visão que você tem sobre entretenimento japonês, não sei como é administrar um fansub (e nem quero).

    No final cabe a min e as outras pessoas decidirem o que é melhor para elas, quero ter uma assinatura no crunch e continuo com minha opinião sobre o mesmo. Que se é um serviço pago tem que oferecer uma tradução de boa qualidade, e não essa tradução ruim e mal feita.

  4. Mike says:

    Bom, quando ouvi disser que tinha chegado pensei que seria algo perfeito,... já pensou simulcast feito pelo um empresa profissional; mas foi o contrário, não consegui terminar nenhum dos 3 episódios que tentei ver.., eu sou do tipo de pessoa que espera o quanto precisar para ver um episódio feito por um bom fansub; bem triste, os caras são pagos para fazer o negocio e conseguem colocar tanta asneira nas legendas, parece que nunca assistiram anime algum na vida, mas eu ainda tenho esperança que um dia vai melhorar, pelo menos a qualidade de tradução irá ..talvez x.x ainda assim acho que não abandonarei os subs pois creio que nunca conseguiram superar um trabalho feito por um fan de verdade, a menos que comecem a contrata-los. ~

    Com relação a ajudar a industria, bom eu faço a minha parte, compro mangás, figures, art books entre outros; não acho caro pois é algo muito bem feito de qualidade, caso contrário eu não gastaria meu dinheiro com coisas descompensadoras.

  5. anikei says:

    Colaborar com o Crunchyroll é mais questão de bom senso do que comodidade, isso é fato. Ninguém quer assistir anime online, principalmente aqueles que gostam constantemente de estar baixando alguma coisa. Para mim não é interessante e não pretendo adotar o Chunchyroll.

  6. Eu assinei e gostei do serviço. Eu prefiro streeming a download, ja usei e recomendei o Netflix e o netmovies e o serviço do Crunchyroll não fica atras. A velocidade é boa, a qualidade alta e as principais séries que eu acompanho esta lá. Até agora para mim os erviço esta bom se a qualidade decair ou cancelo a assinatura.

  7. will_cav says:

    Tudo é uma questão de opinião, e cada um tem a sua própria opinião.

    Mas...
    um fansub, é um grupo de piratas;
    quem baixa de fansub não é consumidor, é pirata também;
    quem paga para fansub é idiota;
    quem tem aceso a internet tem mais de 10 dilmas por mês.
    ... isso não é uma questão de opinião.

    Já o Crunchyroll sim é uma questão de opinião. Quem acha que deve alguma coisa por usurpar por anos a indústria de entretenimento japonesa, vai pagar a quantia irrisória que eles estão cobrando por um serviço que também não é lá grande coisa. Quem acha que a indústria de entretenimento japonesa está apenas alienando a juventude e não quer colaborar com isso, não vai pagar nada e ainda pode ficar reclamando a vontade.

    Tem também quem não da a mínima para nada disso, e toca o foda-se mesmo, sem problema.

  8. Anônimo says:

    anime não é desenho e visual novel não é jogo porque só tem texto seu merda, nem na steam deveriam estar

Leave a Reply