Drama forçado é ruim?


A cultura do entretenimento japonês costuma ter seus estilos de ação, comedia, terror e drama. É obvio afinal cada país tem sua cultura e cotidianos diferentes, o que vai ser discutido aqui nesse postagem é, se o drama forçado é ruim no entretenimento japonês.

Eu comecei a escrever essa postagem depois que li um comentário dizendo que as animações da empresa Key, são ruins pelo fato de o drama ser forçado. Uma coisa é verdade nesse comentário, os dramas da Key são bem forçados, mas isso faz a obra se tornar ruim?

Cada pessoa tem um tipo de gênero que gosta de acompanhar. Uns gostam de ação como eu, outros preferem uma comedia, enquanto outros adoram terror. É impossível que todo mundo tenha um mesmo gosto num entretenimento, e como drama vejo que a uma certa resistência em certos dramas japoneses.

Nos jogos atribuímos certos dramas como Nakige e Utsugi. Nakige seria o tipo de drama forçado, onde toda obra com essa narrativa começa tranquilo e muitas vezes chato, como a maioria das obras da Key fazem. Esse tipo de drama ele tenta fazer você gostar dos personagens para depois de uma hora para outra eles inserirem um drama em cima de você. Isso nos chamamos de Nakige e, é isso que a maioria das pessoas criticam por ser bem forçado. Enquanto o Utsugi ele é um drama mais seco, como Evangelion e Saikano. A tendencia desta obra é mostrar uma historia sem final feliz, e o personagem não ter nenhuma esperança para o futuro.


A Key pega bastante esse drama forçado, onde é normal de uma hora para outra ter um "plot twist" na historia, onde estava um simples slice of life de comedia, se transforma numa historia depressiva. Nos que acompanhamos anime não é algo normal ver esse tipo de plot. Mas nos esquecemos que não é so de animes que o entretenimento japonês vive.

Existem as novelas japonesas, onde costumam ser chamadas de Doramas ou J-Dramas, onde seriam series que passam na TV. Nos Doramas ter series onde o drama é forçado é tão normal que você encontra series com essa narrativa muito facil.

Um bom exemplo podemos citar o dorama "One Litre Of Tears" onde o inicio da historia é uma simples garota indo para escola e tendo dias felizes, ai depois de um tempo ela descobre que tem uma doença incurável e que vai morrer, depois dai a cada episodio é um drama atras do outro. Num outro como "Be With You" fala de uma historia onde um filho perde sua mãe, ai ele vive com o pai. Porem ele deseja fortemente que sua mãe volte. Num certo dia eles encontram uma mulher idêntica a sua mãe, onde ela não se lembra de absolutamente nada, e não tem nenhuma informação sobre seu paradeiro.

Essa é uma historia de drama que lembra um pouco de uma rota de Air Tv da Key. Onde uma garota perde sua irmã, ela deseja que ela volte, ela acaba voltando mas não se lembra de nada e não hã nada sobre seu paradeiro, simplesmente surgiu.


Resumindo, esse tipo de drama no Japão é algo extremamente normal. Pode parecer um roteiro estranho e meio forçado. Mas isso faz sucesso no Japão e, é esse tipo de historia que eles costumam gostar de acompanhar em suas series. Animes não costumam pegar esse tipo de drama mais forçado, justamente por seu publico ser outro.

Mas isso não impede que um anime com esse tipo de drama venda bem. A Key é uma boa prova disso. Da para vender bem, mesmo num mercado mais restrito como visual novel e eroges. Outro bom caso é Saikano onde o drama é extremamente forçado o tempo todo e, nem por isso deixa de ser uma boa historia para acompanhar.

O problema aqui não é o drama ser forçado que o vai deixar a historia ruim. É ele ser mal executado que vai fazer ele ser uma historia ruim. E no japão mesmo investindo muito nisso nas suas novelas isso não deixa de ser exceção. Mesmo que o drama seja bom, ele pode não ser feito para você e pode não lhe agradar, cada publico tem seu gosto. Esse tipo de drama pode não agradar muito os ocidentais, mas é algo que sempre vai ter o seu publico no Japão.

Eu curto esse tipo de drama mais forçado, acho uma boa forma de quebrar o chão dos personagens. Existem muitos animes bons de drama por ai, so precisa procurar. Não é ele ser forçado que vai se tornar ruim, pode ser simplesmente que você não gosta ou não esta adaptado para esse tipo de drama. E você o que acha de drama forçado? Você gosta ou prefere outro tipo de roteiro?

This entry was posted in ,,,,. Bookmark the permalink.

5 Responses to Drama forçado é ruim?

  1. Concordo plenamente com esse post: Não é só porque o drama é forçado que é ruim. Principalmente em jogos da Key, a principal razão do post, pra começar, o drama é forçado mas é impecável. Eu me lembro até hoje de ter chorado como uma criança enquanto jogava Clannad na rota da Tomoyo. Pode ser forçado, mas é lindo. Se drama forçado fosse ruim, visual novels excelentes como Clannad e ef- a fairy tale of the two seriam descreditadas.

  2. RubioPaloosa says:

    Eu particularmente não gosto muito desse tipo de drama, aqueles que tem um cheiro que tudo vai ficar triste. Um exemplo disso séria Clannad, ele estava com um bom drama perto do final, e tinha resolvido os conflitos, poderia acabar, mas não, forçou mais drama e acabou em um final chato.

    Gosto do drama quando ele não é esperado, que vem como um soco no estomago, e simplesmente vai embora.

  3. Tsu says:

    O estilo do que eu vejo pra mim depende da forma como eu estou no dia.
    Ichi rittoru no namida, a primeira vez que eu vi, assisti o epi 1 e desisti, achei horrivel.
    Ja na segunda vez que eu vi, achei muito bom e vi até o final.
    Eu não me entendo.

  4. Mike says:

    Tudo oque eu poderia dizer o próprio poste já explica e Marcos deu uma incrementada legal.
    Gosto desse estilo de drama, oque eu não gosto mesmo é mistério sem sentido e drama ruim/mal feito entre outros, e também battle shounen clichês.

  5. Erick Dias says:

    No meu caso, torço bastante o nariz para dramas exagerados, mas fica mais aturável seu eu estiver gostando dos personagens, da história, ou, simplesmente, estiver de bom humor na hora - não é lá uma boa ideia ver uma historinha de jovens gritando seus dramas tolinhos aos quatro cantos depois de, por exemplo, passar por alguma experiência ruim na vida real, como discutir com alguém ou apenas chegar exausto em casa...

    Entendo que geralmente são adolescentes, pré-adolescentes, e que eles não têm muitas outras coisas com que se preocupar e etc... Mas ainda assim às vezes extrapolam mesmo, que nem "Clannad", "Kanon", "Ef" ou "Kimi ga Nozomu Eien" (o ápice do dramalhão nos animes, na minha opinião). Contudo, no caso de Clannad e Kanon, a afeição que tinha pelos personagens e história me fizeram ser bem mais paciente e condescendente com isso: já com Ef e Kimi ga Nozomu Eien não aconteceu a mesma coisa...

    ...

    De "1 Litro de Lágrimas" li o mangá... Foi a última obra que me emocionou a ponto de, erm, deixar meus olhos bastante úmidos =x... Nesse, considerei bem cabível o teor dramático visto a situação da personagem, além de achar a narração muito madura, o que fez com que não pensasse em momento algum que estavam forçando a barra... Oras, a garota estava perdendo o movimento de seu corpo, e não tendo um ataque histérico apenas por não ter recebido uma mensagem do garoto que gosta...

Leave a Reply