Sword Art Online. Para min acabou no episodio 14


Kawahara Reki é criador das light novels: Accel World e Sword Art Online. Ambas historias tem algo em comum onde ambos se passam num mundo onde é possível se conectar mentalmente com um mundo virtual, onde nele é um jogo.

No caso de Sword Art Online varias pessoas conectam mentalmente no mundo do jogo que tem o mesmo nome do anime, onde nesse jogo eles tem o objetivo de chegar ao ultimo andar, onde cada andar é como se foste uma região do jogo com seus respectivos monstros e o boss que é necessário derrotar para ter direito a subir ao próximo andar.

Kirito o protagonista da historia, é viciado em MMORPG e quer cada vez mais evoluir no jogo. Porem num certo dia ele percebe que o botão de logoff é desativado de sua conta, não so na dele mas de todo mundo. Em meio a isso aparece o GM (Game Master) do jogo que fala que para deslogarem é necessário zerar o jogo, e caso morrerem a partir de agora morrem no mundo real.


A partir dai começa o jogo de sobrevivência nesse jogo virtual. Os dois primeiros episódios tiveram tudo para prender a pessoa na serie. Desde o que o enredo pretende abordar, ate como as lutas costumam ser bem tensas ao ponto de segurar o folego do telespectador. Teve o momento que a serie acelerou um pouco, mas depois voltou a mesma narrativa e nível de qualidade da historia original.

Eu gostei de Sword Art Online pela maneira que os jogadores se interagem nesse universo. É fácil morrer nesse mundo e isso faz a serie aprofundar muito bem no psicológico de cada personagem. Alem de que as lutas como ja citei, conseguirem prender quem assisti, principalmente nas lutas contra o boss.

Porem mesmo eu gostando da serie, como também gosto do outro projeto do Kawahara Reki o Accel World, não gostei da maneira como a serie Sword Art Online esta indo. Muita coisa que eles tinham criado no enredo simplesmente foi jogado fora de uma hora para outra. Como no caso de que estavam sendo criados andares subterrâneos cada vez que os jogadores avançavam para os andares superiores daquele mundo.


O mistério ficou no ar, sobre o que significa aquele fenômeno. E naquele mesmo arco ele insere que todo aquele mundo é controlado por um mega computador que não precisa de operadores humanos. Ou seja tudo naquele mundo é feito através de um programa de computador. Dando a entender que o inimigo do jogo não é apenas o seu criador e sim o computador que controla e edita todo aquele mundo automaticamente.

Enfim tudo é simplesmente jogado fora, desde os andares subterrâneos ate o programador daquele mundo. Então acontece um plot twist onde Kirito consegue zerar o jogo sem ao menos chegar no ultimo andar. A partir dai todo aquele universo criado é jogado fora e colocam outro universo que não tem tanto impacto quanto o anterior.

Esse novo arco se passa num novo jogo e universo. A serie continua a me divertir, mas a tensão dos bosses, aquele mundo mortal e perigoso acabou.


Essa era uma das melhores coisas na serie onde deixam a tensão de que você pode morrer a qualquer momento no jogo se vacilar. Agora não tem mais isso, as lutas continuam legais mas não esta a mesma coisa.

Tinha muita coisa no arco anterior que poderia ser bem aproveitado e alongado. Não tava ruim, dava para continuar e explorar aqueles vários conceitos e mistérios criados. E assim chegar no ultimo andar e ter uma excelente luta com o verdadeiro final boss. Estou vendo essa novo arco como um extra, por que para min o episodio 14 foi o que mostrou o final de toda a saga do herói de Kirito. O novo arco eu vejo como um mero bônus que diverte mas perdeu toda a magia que o arco anterior me dava.

O que você esta achando deste novo arco de Sword Art Online?

This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

14 Responses to Sword Art Online. Para min acabou no episodio 14

  1. Ciro F. says:

    Ignore ele e espere pelos próximos, GGO e Alicization xD Fairy Dance é fraco mesmo

  2. Fala a verdade... O foda foi o lance das "Fadas" KKKKKKKKKKKKK

  3. Anônimo says:

    Acho que a serie devia ter acabado no episodio 14, mas sabe como é né ta fazendo muito sucesso então o autor provavelmente resolveu alongar tirando tudo do cú desse jeito.

    Mas é ate normal isso já pra mim, já ate perdi as contas de quantos mangás e animes pra mim acabaram em uma certa parte pq o resto foi tudo forçado pra continuar vendendo.

    O que se da pra fazer nesses casos é assistir ate onde aguentar e se for um fracasso horrivel mesmo você para de assistir e inventa que kirito encontrou asuna acordada depois que saiu do jogo e depois eles vivem felizes pra sempre e fingi q acaba ai.

    Tiro e queda.

  4. Anônimo says:

    Então, também não acho o arco atual tão bom quanto o primeiro...! Na verdade, os próximos da light novel só pra estender as vendas mesmo, como disseram aí.
    Agora, o episódio 13 e 14 de Sword Art teve uma animação sofrida, e foram rápidos demais para tanta coisa! Poderiam ser feitos 3 episódios ali, com certeza. Mas priorizaram um looongo tempo com a Yui e a aparição da Suguha, o que fez a felicidade de muitos otakus japoneses... E isso significa venda de todo tipo de quinquilharia da série, e lucro, lucro, lucro. XD

  5. Anônimo says:

    Eu tambem acho que essa nova temporada nao ta tao boa quanto a anterior, mas pelo fato de dizerem que a partir do volume 5 do manga as coisas comecam a ficar muito mais fodas me faz querer continuar assistindo.

  6. Concordo com o fato da serie ter decaido. Só que... O plot tem esse twist na propria Novel.(claro, diversos detalhes foram... Jogados pela janela) e pelo que me foi informado. A serie vai ter 24 episodeos... Então... Não esperem GRANDES surpresas. E se forem fazer uma segunda temporada(provavelmente) só iremos assistir lá por abril. SOA é um anime bom. Pena que ele deixou o "drama" e foi para algo... Mais... Colorido(?). Não existe mais a "pressão", e como disseram, esse era o verdadeiro atrativo. Por isso digo. Esqueçam o anime leiam a novel.
    Tem no bakatsuki(google it) só ler lá.
    Tenham uma boa Tarde

    Azarif.

  7. Kurono says:

    @jonhmaster pelos seus comentários fica claro q vc só está assistindo ao anime (q não explica nada de nada)e não leu nada da LN. Não há mistério algum "no caso de que estavam sendo criados andares subterrâneos", aquela dungeon apareceu na cidade do incio após eles conseguirem passar por algum andar mais alto. Isso foi mais uma dungeon bônus para os jogadores explorarem. Não tem nenhum sub-plot ali.

    O computador q controla tudo é o Cardinal. Ele é um sistema auto-suficiente capaz de de arrumar os próprios bugs, gerar quests e controlar todo o ambiente de SAO. Pq ele deveria ser visto como algo ruim? Não há mal absoluto em SAO (eu acho os membros da laughing coffin bem maus na verdade) e o computador faz unicamente o q kayaba akihiko colocou em sua programação. Não há plot nenhum ali tbm e ficaria estranho se tivesse sido inserido algo. kayaba akihiko em minha opinião tbm não era ruim. Ele causou a morte de mtas pessoas com o q ele fez, mas ele não era alguem mal de verdade, ele só queria realizar o sonho dele de ver o castelo flutuante q ele sempre sonhou em um outro mundo diferente do real. Ele sacrificou mtas vidas pra isso, mas não consigo ver ele como alguem ruim.

    Kawahara Reki foi obrigado a terminar SAO antes do andar 100 pq ele precisava de uma LN com 120 paginas para entrar em um concurso no Japão. Ele escreveu SAO só pra isso, mas ele acabou passado em mto desse limite de 120 paginas e não achou q conseguiria cortar o numero extra de paginas e manter a historia coerente então ele desistiu de inscrever SAO no concurso e deixou toda a historia guardada até o momento em q ele decidiu postar ele em um site próprio. Por isso eu entendo o fato de não ter ido até o fim, mas é uma pena q as coisas tenham sido desse jeito. Se ele tivesse criado SAO como uma LN sem este tipo de limite, a LN poderia ter mostrado ainda mais coisas e com certeza teria ido até o andar 100.

    O arco ALO é mto melhor na LN pois ele carrega uma carga dramática maior com o Kirito sofrendo em relação a Asuna estar desaparecida (isto quase nem é mostrado no anime) e tbm com a Suguha sofrendo por perceber q gosta do daquele q até pouco tempo atrás era seu irmão. Mesmo depois q ela percebe o q ela senti e decide aceitar esse sentimento, ela continua sofrendo pois percebe q o Kazuto já gostava de outra e nunca iria olhar pra ela. As coisas ficam um pouco complicadas e estranhas quando ela des...opa...isso é spoiler do q vai vir.

    Respeito e entendo sua opinião de q o jogo da morte era mais interessante, mas se quiser ver mesmo o melhor da estória eu recomendo q leia a LN. O próximo arco (Gun Gale Online)tbm é bem legal e o seguinte (Mother Rosario) possui mtos fãs tbm, apesar de eu não gostar tanto assim dele.



  8. Marco Abreu says:

    Eu acho prematuro fazer uma afirmação dessas(o titulo do post)agora, SAO esta quase no fim, faltam 4 episódios, porque não esperar acabar a segunda parte pra fazer esse tipo de analise? O final dessa saga é muito bom(eu gosto) então vai dar um impacto como um todo na serie caso seja bem adaptado no anime, a melhor parte desse segundo arco(o fim) começa no próximo episodio(o 22), então acharia mais interessante as pessoas esperarem esse arco terminar pra comparar as 2 partes.

  9. YukioSky says:

    O SAO é um Light Novel de puta sucesso no Japão...
    Se não me engano, ja são uns 9 livros.
    E vai acabar nessa temporada com 20 e poucos episódios.
    Que eu saiba, as proximas temporadas são aproveitamentos de jogos online.
    A proxima é o "Ghost bla bla bla" se não me engano, onde o Kirito vai pra um FPS. (tipo, cadê o Sword AO ?)
    Acho que o importante é o anime continuar bom. Ele realmente deu um broxada a partir do 14, mas acho que vai futuramente melhorar, porque se não o autor não teria uns 9 livros não? :)

  10. yx says:

    Pare de afirma coisas sem o devido conhecimento. Ainda bem que o kurono já disse a maior parte relevante.

    Mesmo existindo um monte de tópicos e discussões sobre SAO, chega a ser impressionante como ainda existem pessoas que não estão a par das coisas. Ainda mais quando se tem um blog.

    Quem quer fazer uma review de qualquer anime, primeiro deve-se sair da sua bolha de opinião carecedora para buscar informações diversas e o verdadeiro conhecimento dos fatos. Deve-se considerar tudo e não apenas sua opinião pessoal, que na maioria das vezes, tende a ser vergonhosa.

    Não sou fanboy de SAO, acho mediano o anime tanto quanto a novel. Só queria da um ataque pessoal para essa gente que faz análises ou coloca sua opinião em blogs. É constrangedor vê-los dar opiniões e análises. Fazem isso de uma forma tão confiante de seus conhecimentos, habilidades, potencial e suposto intelecto que chega a dar nervoso, é entristecedor. Ruim mesmo é a possível capacidade desses blogueiros moldar as massas, dando reconhecimento e poder ilusória para um ignorante geral.

    Não se esqueça jonh e blogueiros, com as críticas...(complete a frase)

    E como sempre, os idiotas são sempre os que criticam. Afinal, estão praticamente ajudando a escória a crescer de forma direta e indireta.

    Tenho que parar com isso.

  11. Ryuuji says:

    Bom, eu estou gostando
    Os problemas apontados são resolvidos mais tarde (pelo menos na LN, não sei como vai ficar no anime), inclusive o resto dos andares de SAO não terem sido explorados
    e realmente, ALO eh um arco mais "tranquilo" q SAO, isso prejudica um pouco, mas ainda eh bom, e tem seus lados positivos. É interessante o contraste q ele tem com os próximos arcos, axo q justamente esse clima calmo d ALO ajuda a impulsinar o resto da série.
    O problema eh q o anime deve ter só 24 episódios, mas aposto que terá outra temporada considerando o sucesso que teve.

  12. Anônimo says:

    YX a opinião é dele se você não gosta ou concorda o problema é SEU, sai do blog ninguem tá te prendendo aqui.

    Concordo com o johnmaster, saiu ficou bem ruim depois do Ep. 14 foi só forçado pra historia continuar.

    e ele esta comentando sobre o ANIME ele não precisa ler a Light Novel pra comentar sobre o ANIME, se a light novel é boa tudo bem mas ele esta comentando separadamente da ligt novel apenas o ANIME.

  13. Anônimo says:

    tentando não puxar briga, eu vi o anime e a novel e concordo, eu achei muito ruim o arco fairy dance SE comparado ao de aincrad, porém, eu adorei a 3ª temporada, que é o gun gale online, um jogo de fps em que a tensão no mundo real volta, ( e eu achei a sinon (personagem feminina principal do arco) muito melhor que a asuna mais ai ja é opinial pessoal)

  14. OtavioKodama says:

    Meu santo amado, SAO tem continuação...a arca do Sword Art Online foi introdução para a história, quem já leu a light novel (atualmente 10 volumes, 11 previsto para final de dezembro) sabe que no jogo SAO aconteceu muita pouca coisa da história...é bom pesquisar um pouco antes de postar coisas...eu estava gostando do blog, mas depois desse post me recuso a continuar lendo...

    SPOIL!!!

    SAO - O começo de tudo, invenção do Nervgear e o jogo da morte.
    Alfheim - O abuso de uma empresa em cima de jogadores de SAO, que no lugar de voltarem para casa ficaram presos em um servidor sendo cobaias de um novo sistema sendo desenvolvido, capaz de manipular totalmente o cérebro.
    Gun Gale - Casos misteriosos ocorrem em um mmorpg futurista onde jogadores morrem de verdade ao morrerem no jogo.
    UnderWorld - Começo da tecnologia do Accel World, Kirito fica preso no jogo, como tinha ficado em SAO.

    Depois ainda tem os novos volumes e a historia que conecta o universo de SAO com Accel World, onde possivelmente Black Lotus é filha do Kirito com a Asuna e o Kirito é o criador do Accel World, se baseando nas experiencias que ele teve no UnderWorld.

Leave a Reply