Mother Gaia Studio. Empresa brasileira vai fazer uma visual novel


Recentemente uma empresa brasileira especializada em fazer jogos para celular a Mother Gaia Studio, entrou em contato comigo via twitter divulgando o seu próximo projeto o Soul Gambler, onde vai ser uma visual novel como a própria empresa informou.

Eu sou a favor de empresas indies, principalmente brasileiras que querem entrar nesse mercado. Os jogos feitos por eles tem o foco de vender mundialmente, graças ao sistema como Google Play e iTunes isso é possível. Provavelmente você deve estar um pé atras sobre esse projeto de visual novel, principalmente pelo desenho e narrativa não ser algo que os gamers de visual novel e eroge estão habituados.

Porem a empresa parece ter pesquisado sobre o estilo da jogabilidade presente nesse jogos, e em vez de investir num desenho agradável a tal publico, decidiu fazer um desenho mais ocidentalizado. Mas em termos de historia e escolhas eles conseguem se destacar em cima de muitas empresas gringas que fazem visual novel indie.

Sendo uma visual novel ocidental, decidiu tocar em assuntos que nos ocidentais estamos mais habituados. A historia faz referencia ao Dr. Fausto, uma popular lenda Alemã, onde o protagonista de mesmo nome, vende sua alma ao diabo em busca de privilégios na sua vida carnal. No jogo ele tem um visual bem HQ (quadrinho americano) as falas, ambiente e desenhos tem tudo aquilo que um leitor de HQ esta habituado.





Como em qualquer visual novel Soul Gambler tem suas varias escolhas que vão determinar o rumo do personagem. O jogo vem com a ideia de você fazer o seu personagem vender "partes" de sua alma (e não toda) para conseguir desejos e prestigio na sua vida. De certa forma o jogo é focado em você determinar o caráter do Fausto onde ele vai decidir o que vai falar e se vai vender sua alma.

A proposta é boa principalmente para quem gosta de visual novels que forçam a você quebrar a cabeça para ter um bom final, assim como Ever17 e Hourglass of Summer. Porem a maneira que é feita certas coisas para você tomar as decisões é bastante forçada em alguns momentos. Se no inicio você não aceitar vender sua alma você simplesmente pega uma doença do nada e morre.

Então na historia o demônio quer te ferrar de todo o jeito. O criador do jogo quer que você encontre um meio entre suas decisões, onde você vai vender partes de sua alma e ainda conseguir se livrar do destino cruel de ir para inferno. Apesar que poderia dar mais possibilidades de escolha, a maneira que força o jogador a determinadas decisões, me fez sentir que estava jogando rpg de mesa com um mestre que faz de tudo para o jogador não sair da linha histórica que ele criou.

O demo do jogo esta disponível para varias versões desde Android, iOS e ate para Windows Phone 8. Essas são minhas criticas em relação ao jogo, mas não significa que o jogo não tenha me agradado. Gostei da narrativa em tentar criar seu próprio estilo de desenho e historia, é um jogo que vale a pena o gasto. No momento Soul Gambler esta no processo de Kick Starter, onde seria você fazer um pagamento para apoiar o projeto do jogo, caso o jogo não saia o seu dinheiro é devolvido sem problemas.

A empresa quer cinco mil dólares para finalizar o jogo, no momento eles conseguiram dois mil dólares. Se tudo der certo o jogo sai na sua versão final no dia 15 de janeiro de 2013.

Site:  http://www.mothergaia.com.br/
Kick Starter:  http://www.kickstarter.com/projects/tuliosoria/soul-gambler
Google Play:  https://play.google.com/store/apps/details?id=anxioussoul.mgaia




This entry was posted in ,,. Bookmark the permalink.

1 Response to Mother Gaia Studio. Empresa brasileira vai fazer uma visual novel

  1. G Chagas says:

    Espero que eles consigam, uma empresa brasileira apostando em um game desse tipo é raridade, normalmente elas preferem fazer cópias baratas de CS misturando com o sistema point and click RPG de CoD (pior franquia de fps atual...) vendendo como se fosse algo original.

    Me lembrou de um game adventure, Gemini Rue, mesmo não tendo quase nenhuma similaridade.

Leave a Reply