Qual é a melhor franquia de jogos? Pokemon ou Digimon?



 


Essa postagem foi criada devido a discussão que teve na fanpage do visual novel brasil. A discussão (saudável) debatia de qual dessas duas franquia de jogos era a melhor, a de Pokemon ou Digimon. Nessa postagem irei expressar minha opinião sobre o que acho dessas franquias.

Pokemon para muitos é aquele desenho que foi uma febre quando chegou no Brasil, fazendo muitas crianças ficarem fans, terem epilepsia em determinado episodio e chorarem no primeiro filme. Nunca fui fan do anime de Pokemon, sempre achei bastante chato, diferente de seus filmes que sempre tiveram um bom nível de animação.

Porem o que vai ser discutido aqui são os jogos, onde uma empresa subsidiaria da Nintendo a Game Freak se foca na criação dos jogos de Pokemon. Eles ja fizeram outros jogos, mas foram poucos e hoje em dia eles so se focam na franquia Pokemon. O ultimo jogo sem ser ligado a Pokemon foi o Drill Dozer em 2005 para Game Boy Advanced, que não deixa de ser um bom (e viciante) jogo.

Como disse no inicio, nunca gostei muito do desenho de Pokemon, sempre gostei mais do desenho de Digimon, por ser um pouco mais maduro, mesmo sendo um desenho para adolescente ele não poupava cenas de violência e mostrava cenas de morte.


Porem no caso dos jogos de Pokemon foi algo totalmente diferente. O que me deixou impressionado foi como o metagame e roleplaying é tão bem inserido e respeitado nesse jogo. O jogo te da os seguintes objetivos: capturar pokemons, conseguir as insignias e se tornar um mestre pokemon. Simples, mas a maneira que irei fazer isso é o que diverte.

Estranhei o sistema de combate, o HP esta ali, mas cade o MP? O MP não existe. Cada técnica eu tenho um limite de vezes que posso usar, quanto mais poderosa a técnica menos vezes eu posso usar nas batalhas. As vezes que posso usar isso é chamado de PP. Mas não acaba por ai, eu so posso usar 4 técnicas, e a cada nova técnica eu tenho que deletar uma das técnicas que eu ja tenho.

Ou seja o metagame do pokemon é cruel. 4 técnicas é pouco, fazendo assim você ter que decidir no que vai se focar, como técnicas ofensivas, em buffs ou debuffs. Fazendo assim o seu monstro se tornar único e criar sua própria estrategia com ele. E so para confundir a cabeça do jogador eles ainda criam os TM e HM. Onde com essas tecnicas você pode fazer o seu monstro aprender determinada habilidade, nas HM são habilidades que vai influencia na sua viagem.

O mundo do Pokemon tem vários obstáculos, como arvores, oceanos, cavernas e etc. A HM serve justamente para você superar esses obstáculos (obrigatórios) para avançar no jogo. Mas a desvantagem do HM é que você tem que inserir isso nas técnicas do pokemon, onde a técnica não pode ser mais removida, fazendo assim você so ter 3 técnicas para trabalhar.

Então é fundamental você ter Pokemons focados para lutar em Ginásios e para a Liga Pokemon, e outros para conseguir explorar o mundo, ou seja os que usam o HM.

Pokemon é um jogo que consegue me agradar por esses valores, a liberdade que tenho para determinar o caminho do meu personagem deixa o jogo divertido. Alem de você poder criar um grupo de Pokemons que fazem parte de seu estilo e estrategia de jogo. No meu caso gosto de usar pokemons lutadores como Lucario e usar pokemons de fogo e terra. Não tem um grupo e uma formação certa, você pode criar o seu grupo como achar mais conveniente.


Enfim, Pokemon é o jogo que mais vende nos consoles portáteis da nintendo, principalmente por ser um jogo feito para o portátil, para assim você poder duelar com seus amigos e participar de campeonatos. Porem o jogo tem outros versões sem ser apenas o RPG. Nessas versões não me agradam tanto quando a versão feita para os portáteis.

É uma franquia que segue o mesmo estilo de jogabilidade, mas que esta sempre evoluindo e renovando. Trazendo boas horas de diversão.

Mas não posso acabar a postagem agora, afinal ainda não falei de Digimon, que muitos dizem que é plagio de Pokemon onde isso não tem nada a ver. O Digimon é uma evolução do Tamagotchi da Bandai que foi produzido em 1996. No caso do Pokemon ela é da Nintendo que foi lançado para Game Boy também em 1996. Ou seja, não tem como ter surgido o plagio de nenhuma das duas empresas dos jogos, você nunca achou estranho o digimon ter um coco similar ao do tamagotchi?


Com o desenho a Bandai não parou por ai, lançando o seu primeiro jogo para a Sony, o Digimon World para o Playstation 1. Onde muitos consideram o melhor jogo de Digimon feito ate hoje (inclusive eu). Diferente de Pokemon, ele seguia um gameplay totalmente diferente de seus concorrentes, transformando assim num jogo bastante difícil de completar totalmente.

Digimon World é um RPG de ação onde as batalhas acontecem em tempo real. Você não controla o monstro, você so fala comandos para ele seguir. O jogo trouxe muitos elementos do tamagotchi para esse jogo, um bom exemplo é que o digimon sente fome, faz coco e dorme. O digimon pode ficar feliz e triste da mesma forma que pode ter boa disciplina e nenhuma disciplina.

E todos esses elementos influenciam na sua evolução, na maneira como ele vai te obedecer nas batalhas e ate no tempo de vida dele. A liberdade para fazer o que quiser e como quiser transformou Digimon World num jogo extremamente divertido, você não é obrigado a seguir o jogo de maneira linear. Um bom exemplo é que você pode completar o jogo sem completar todos os objetivos.

A maneira que você jogar o jogo nunca vai ser igual a outra jogatina. Você pode encontrar itens raros andando pela floresta, pode se dedicar a pesca, se focar em derrotar bosses, ou simplesmente treinar bastante o digimon para ganhar em torneios (so depois que vencer o boss Greymon).

Ate hoje eu nunca explorei a mansão que fica na Tropical Island, nem sei o que tem la, mas isso não me impediu de zerar o jogo. Para você poder zerar o jogo é necessário você completar 60% do jogo, e nem faz tanta diferença você terminar ou não. Mas se você terminar você ganha uma das medalhas do jogo e ganha a carta do ultimo boss que faz você poder ganhar outra medalha que é a de ter todas as cartas do jogo.

Digimon World foi um dos jogos que mais joguei. A liberdade de poder fazer o que quiser foi o que mais me divertiu no jogo. Eu poderia dedicar a vida do digimon para o treino para assim ganhar dos chefes do jogo, da mesma forma num novo nascimento me divertir a procura de intens raros e deixar para la os chefes. Ate hoje considero um jogo muito bom, evoluiu muito bem com o tempo. Se você se cansar de lutar, você pode se divertir em busca de itens, ou ir pescar.


Foi um jogo excelente para a época 32 bits, mas que infelizmente não repetiu o feito nos jogos seguintes. Digimon World 2 decepcionou bastante, demonstrando um RPG em turnos, onde você com um robo ia explorando as dungeon. E para aumentar o seu tempo de jogo, você tinha um limite de level (tipo level 13) e para evoluir depois disso é necessário fazer uma evolução de DNA onde faz seu digimon se fundi com outro e voltar ao level 1.

Você tem que repetir o processo tantas vezes para evoluir que isso faz ser um processo chato e, sem graça. Diferente do primeiro jogo, onde seu digimon morre de velhice e renasce. Isso também faz o tempo do jogo aumentar, mas você pode mudar seus objetivos e maneira que vai jogar a cada nova reencarnação. Onde no Digimon World 2 isso fez o jogo se tornar insuportável.

No caso do Digimon World 3 pelo menos não ficou tão ruim quanto o anterior. Mas mesmo assim não foi um jogo tão bom de se jogar. As lutas não empolgam o jogo, e o tempo para você passar de level é pior que Dragon Quest III o que deixar o jogo muito monótono. Porem consegui zerar o jogo é um bom desafio, pelo menos os bosses são difíceis e você tem que planejar uma boa estrategia.

No inicio do jogo você tem escolher entre 3 tipos de patch, onde isso seria o seu trio digimon. A cada patch ele mostra o nível de dificuldade de cada um, onde isso indica o quanto o jogo vai ficar difícil se você escolher determinada equipe, e realmente o jogo fica mais difícil.

É triste ver que a Bandai acabou fracassando aos poucos com seus jogos de Digimon. Poderia ser uma franquia melhor e bem mais conhecida se os jogos continuassem a agradar. Tivemos o recente caso de Digimon World Re: Digitize onde é um remake do Digimon World 1, que se passa alguns anos depois do primeiro jogo.


Nesse caso a Bandai acertou, colocando todos os elementos de Digimon World 1 nesse remake que ficou brilhante. E agora vamos ter o Digimon Adventure que vai se basear no anime da franquia. Com toda essa divulgação a Bandai pretende ressuscitar os jogos de Digimon, assim espero. Espero ver mais jogos da franquia que sejam tão bons quanto Digimon World e o Re: Digitize.

Nos jogos eu gosto das duas franquias: Pokemon e Digimon. Mas entre as duas, eu considero a franquia de Pokemon bem melhor que a de Digimon. Tanto por Pokemon ser uma franquia que esta sempre se renovando e apresentando novos desafios, assim como Mario Bros, Zelda e outros jogos da Nintendo. Ele tem um bom sistema de RPG, onde torna o jogo divertido e desafiador.

Não tirando os méritos de Digimon World que supera vários jogos de Pokemon na sua diversão. Mas a franquia Digimon acabou decaindo muito rápido nos seus jogos e não conseguiu mais empolgar. Vamos ver se agora a Bandai começa a acertar e a divertir nos próximos jogos e não decaia mais uma vez.

Enfim qual sua opinião? Qual dessas duas franquias de jogos você considera a melhor? Fique a vontade para expor sua opinião e assim termos uma boa discussão sobre esses jogos que ate hoje existem para nos trazer boas horas de diversão.

This entry was posted in ,,. Bookmark the permalink.

10 Responses to Qual é a melhor franquia de jogos? Pokemon ou Digimon?

  1. Amo as dua franquias, tanto digimon quanto pokémon são ideias geniais que podem agradar várias pessoas.
    Porém, acho que o conceito do digimon pode ser superior ao do pokémon, o universo deles consegue ser mais livre para inúmeras coisas -só a bandai que não soube aproveitar isso direito. Os Digimons são independentes, tem consciência e organização parecida com a dos humanos -o que é um pouco óbvio já que foram criados por eles- também tem seus próprios deuses, arcanos, olimpo e um bando de coisas que serviriam para jogos incríveis. Porém, quando algo muito ruim acontece por aquelas bandas eles precisam da ajuda de pessoas que possam guiá-los a evolução suprema e aquele processo que dá pra ver no anime.
    Uma pena que todo o potencial do digimon não é aproveitado quanto em pokémon. Os jogos de pokémon são extraordinários, e dá pra gastar várias horas jogando. (Ah e falar que os novos jogos são podres pq tem muitos pokémons é idiota e desnecessário) uma pena que o anime tenha sido tão ruim, o mangá de pokémon é dez mil vezes melhor e consegue ser fiel aos jogos. (Dizem que acontece a mesma coisa com digimon, não de ser fiel ao jogo mas de qualidade, contudo é difícil achar alguém que o traduza todo).
    Bom é isso, não acho que uma seja superior a outra. No que uma peca a outra desenvolve(e muito bem)~

  2. G Chagas says:

    Nunca fui grande fã de digimon nem de pokemon, mas já que jogo muito Touhou curti muito Touhoumon, um game feito a partir dos jogos de Pokemon mas com personagens de Touhou.

  3. Daugust says:

    sinceramente, nunca fui com a cara dos jogos do digimon e sempre começava a jogar, a chava legal, mais pouco tempo depois já estava entediado! mais o do pokémon já era diferente! Eu jogava e jogo até encerrar a história e explorar todo o jogo! por isso é que eu vou no lado do pokémon!

  4. Pokemon é, e sempre será (anos luzes) melhores que Digimon.
    Digimon só acabou tendo mais sucesso no anime mesmo, pois foi amadurecendo aos poucos e fazendo rotação de protagonistas. Criterios onde Pokemon pecou de forma gigantesca...
    Mas em FRANQUIA, sem duvidas Pokemon esmaga, come, e depois c**a Digimon.
    Isto nem pode ser tão polemico assim, é obvio demais que Pokemon é melhor.

  5. gangrelion says:

    http://www.youtube.com/watch?v=G7fGdB3JGEw

  6. Mike says:

    Mesmo que Daugust, nunca terminei nenhum game de Diginon, já Pokemon terminei todos que iniciei, exceto uns 2 ou 3 que me fizeram o favor de sobrepor meu save!
    Com relação aos mangás Pokemon já está no topo da lista dos próximos que irei ler, ..fiquei bem curioso quanto ao mangá de Digimon, tomara que um dia algum scan anime à fazer.
    Touhoumon LOL, esse eu nem de longe imaginava, ... me deixou bem curioso,
    terei que conferir.

  7. Tsu says:

    Pra mim pokémon é melhor, pelo simples fato de me divertir mais.

  8. TcbBiTT says:

    Eu joguei muito pouco Digimon( apenas o Digimon 4 de ps2) e pelo que vejo ele difere muito do modo de jogo dos seus antecessores então não posso falar muito sobre a franquia. Porém sobre Pokemon, eu joguei todos jogos principais lançados até hoje. E com certeza é diverção garantida, você pode fazer o que desejar, pode reiniciar com uma equipe diferente ou ficar mundando com o tempo. Levando em consideração a minha experiencia posso dizer que pokemon é bem superior a digimon, pelo menos em seus jogos. E que venha a 6ª geração para 3ds.

  9. Mara Rbeiro

    Parabéns pela matéria, qualidade de informações e claras, trabalho no Portal Melhores Franquias e suas dicas ajuda na construção de idéias para que vai adquirir uma Franquia, abraços.

  10. Anônimo says:

    Pokemon
    Digimon ganha no anime,mas na franquia...POKEMON ESMAGA O DIGIMON!!!!
    Sou a favor do pokemon.

Leave a Reply