Nerds vs Otakus. Essa guerra tem algum sentido?


A sociedade tende a criar rótulos para gostos pessoais. Desde roqueiro, blogueiro, otaku, nerd, geek entre outros. A criação de rótulos é um processo normal, principalmente para classificar um tipo de grupo ou o perfil de determinada pessoa. Muitos que leem esse blog devem se considerar otakus, onde na visão ocidental do termo são pessoas que são fans da animação, series e cultura japonesa. É um grupo que anda ganhando força no ocidente e a cultura japonesa esta cada vez mais presente para as pessoas.

O Nerd é um esteriótipo para um gosto pessoal. Como o exemplo de pessoas especializadas em química que costumam ser chamadas de ratos de laboratório, até pessoas muito fans de Star Treak os treakers. Para os leitores que me acompanham eu não me identifico muito como otaku e sim como geek que seria o nerd da tecnologia. Mas isso não me impede de gostar de anime e de jogos japoneses, onde entre os dois eu gosto infinitamente mais dos jogos do que dos desenhos.

Essa postagem foi feita devido a um certo duelo que anda acontecendo entre nerds e otakus e decidi dar minha opinião sobre o que eu acho disto. Não é de agora que, grupos de nicho se enfrentam, isso é algo bem presente na nossa geração.


No twitter teve um comentário que dizia ''Nerd >>>> Otaku''. Eu respondi e disse que concordava, depois disso nem preciso dizer que recebi respostas meio ofensivas porque falei isso. Falar que eu acho a cultura nerd melhor que a otaku é só uma preferência pessoal minha, mas logo as pessoas interpretaram que se eu acho algo melhor que aquilo logo estou dizendo que o grupo otaku é ruim. Simplesmente é que o grupo nerd é um grupo que mais me identifico, não significa que sou contra ou acho o grupo otaku ruim e desnecessário.

Você tem direito de gostar e se identificar com qualquer grupo ou nicho que você desejar, desde que você não esteja prejudicando ninguém com isso esta valendo. Como eu disse no início da postagem eu gosto dos desenhos japoneses, mas a paixão por jogos e tecnologia não chega no mesmo nível que da animação japonesa.

Quer um exemplo? Você vai navegar na internet em busca de lançamentos de anime ou informações do mesmo. Ai você se depara com a notícia do lançamento de Fate/Zero. Se você é um cara fan daquele entretenimento você sente aquele sentimento de felicidade e ansiedade, e aposto que quer falar para os seus amigos sobre a novidade.


No meu caso achei interessante, mas não senti a mesma coisa que um otaku se sentiria na mesma situação. No meu caso senti o mesmo sentimento quando soube que o jogo Roller Coaster Tycoon ira ganhar uma versão para Android. Tambem no caso quando a Intel começou a investir na Motorola criando celulares com grande poder de processamento.

Ou seja aquilo que você se identifica como nicho é aquele gosto que você tem aquele carinho especial em acompanhar e estar sempre informado sobre aquilo que você gosta.

Me informar, jogar e bloggar sobre o que gosto, é a minha uma diversão nos meus momentos de lazer. Todo mundo tem algo que gosta desde jogar, ver anime, usar redes sociais ate mesmo se divertir lendo livros.


O problema começa quando as pessoas se sentem superior as outras por aquilo que elas gostam, onde eles buscam com isso mostrar que um grupo é melhor que o outro ou têm uma cultura e filosofia melhores que dos outros grupos.

O nerd e otaku tem seus gostos, culturas e filosofias. Tentar ser melhor que os outros por ser nerd ou otaku é mancada e isso so ajuda a passar uma péssima imagem do seu grupo. Dizem muito que otakus e nerds sofrem preconceito, mas tratar as pessoas com o mesmo nível de arrogância que você é tratado também não ajuda em nada.

Enfim considero esse assunto bom para debater, essa é minha opinião. Qual sua opinião sobre nerds e otakus? O que você acha sobre essa briga que esta tendo entre esses dois?

This entry was posted in ,,. Bookmark the permalink.

11 Responses to Nerds vs Otakus. Essa guerra tem algum sentido?

  1. LiosX says:

    ¬¬ Cara é uma perda de tempo falar com os grupos Nerds,Otaku,Geeks etc, que são extremamente fanáticos. Para mim tudo que léva ao fanátismo é = a ingnorância humana que léva a alienação pro motivo egoísta, para mim quando uma pessoa não respeita a opinião e o gosto dos outro é considerado alienado, Parar mim não devia ter preconceito para os gosto das pessoa que gosta de Tecnologia,Anime,Mangá,Seriados,HQ,Astromia etc, Quando o sujeito vem com ingnorância eu procuro nem perde tempo e responder que irá se rebaixar no nivel deles. Efim só porque não fui bem recibo pelo grupo não significa que vou deixar de gostar das coisa. O que falta mais nesses grupos hoje em dia é o respeito os pais deles não derão e se deram de maneira errado. agóra chega de fanatísmo que sempre leva a ingnorância.

  2. Raphael Soma says:

    São tudo a mesma coisa. O mesmo tipo. Não diferencio. Sou todos. Odeio a todos.

  3. Hollowfied says:

    Concordo com o Raphael são tudo a mesma coisa,mas não odeio pois sinto orgulho de ser Otaku e Nerd

  4. Star TREK, não "treak". Faz um post desses e já vai ofendendo um dos grupos? xD

    Não me considero um otaku, simplesmente porque não sou tão apaixonado (obcecado) por animes e coisas japonesas quanto muitos outros. É apenas mais um dos meus hobbies (e nem um dos mais importantes), junto com boardgames, RPG, HQs, Senhor dos Anéis, Star Wars, fantasia medieval e ficção científica em geral, etc. Mas sei lá, já vi muita gente que vê muito menos anime que eu e se considera otaku. :/

    Quanto à briga, não existe. É um caso isolado o que você viu; grande parte dos nerds que conheço conhece e respeita animes, grande parte dos otakus gosta de várias "coisas nerds" também. Idiotas e radicais existem em qualquer grupo...
    Vejo muito mais guerra entre divisões dentro de um dos grupos que entre os grupos em si. Pegue a eterna guerra Marvel vs DC por exemplo, ou ó ódio/amor generalizado por alguns animes (Naruto?)...

  5. G Chagas says:

    Para responder a pergunta principal deste post: Não + todas as explicações já dadas pelo Liosx.

    Eu acho bom que cada um tenha sua própria opinião, porém eu gostaria que nós tivéssemos a habilidade de respeitar a dos outros também...

  6. Kapan says:

    O problema também é a nomenclatura. Muitas vezes não se sabe exatamente o que é um nerd, o que é um geek, o que é um otaku.
    Um nerd é alguém que tem muito conhecimento de alguma coisa, seja ela o que for: desenhos, quadrinhos, jogos, física, etc. Um otaku é alguém que tem uma paixão obsessiva e em alguns casos doentia pelo seu hobby, seja ele qual for: desenhos, quadrinhos, jogos (japoneses ou não), time de futebol, marca de celular, empresa, etc.
    Tem muita gente que é otaku e não sabe.
    O que eu acho dessa guerra? Acho que qualquer desrespeito ao gosto do outro é imbecilidade.
    Eu gosto de My Little Pony: Friendship is Magic. Tenho amigas que gostam de Crepúsculo e Justin Bieber. E levo tudo numa boa, até faço piadas sobre isso, quando a situação dá. Mas sempre respeitando. Uma amiga que gosta de Crepúsculo já fez piada com o fato do Edward brilhar, mas ainda o defende, de certa forma. Assim como eu defendo o fato do Edward brilhar, embora concorde que não foi a melhor forma de construir a mitologia da saga.

  7. Oldman. says:

    Isso tudo é ridículo, sério, uma coisa a dizer: ATTWHORE.
    Agora complementando.. Isso tudo já não passa de modismo, a uns 8 anos atrás ninguém se chamava de nerd e muito menos falava que sentia orgulho disso, quando eu estudava eu não lia mangá em escola porque me zoavam insanamente, doei minha coleção de rurouni kenshin por isso, podem me chamar de mente fraca, mas se coloquem no meu lugar por favor, e juro, foi a unica coisa na minha vida que me arrependo, nunca mais fiz algo parecido depois. Hoje em dia é praticamente o oposto creio eu.
    Com o crescimento da internet e a inclusão digital a quantidade de pessoas na internet subiu, e com isso muitas interpretações equivocadas vieram, como por exemplo, "Sou otome!!". Nunca ouvi dizer que o feminino de otaku era otome, muito pelo contrário, sei que não é, e ainda sim falam que é. E se você fala o correto você que é o ignorante.
    Como falaram, essas pessoas não aceitam a opinião dos outros, acham que são os únicos corretos e se você fala alguma coisa com um erro de digitação você e leigo, mas se colocar uma imagem da Byakuren vão perguntar quem é e de que anime é, sendo que se auto intitulam Otaku, Nerd e qualquer outra moda atual e não sabem o que é touhou. (não entendam mal, mas se o cara diz que é otaku/nerd a anos, não saber o que é touhou é o cumulo).

    Concluindo, perda de tempo, gente sem escrúpulos.

  8. 1 says:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  9. Maki says:

    É como já foi dito, em todos os grupos de pessoas na terra, sempre há um estúpido, eu pessoalmente detesto seriados americanos, mas não ando dizendo por ai que eles são isso ou aquilo. se algo é popular, significa que é bom, e a opinião de uma pessoa não pode mudar isso.
    tem muito nerd/geek folgado? tem, tem muito otaku folgado? tem.

    O ponto é o seguinte. os maiores inimigos tanto dos nerds quanto dos otakus são eles mesmos, brigando e sofrendo por causa de seus Hobbies? não era pra ser divertido? eu sou otaku e gosto de ser otaku, sempre que vejo um site, blog, postagem ofensivo, não vou ficar esquentando a cabeça por isso. mais deixa pra lá, brigar deve ser o maior hobbie de algumas pessoas...

  10. Anônimo says:

    Sou um Otaku, Geek e Gamer. E a propósito, pra quê uma briga?? Somos assim pq queremos!

  11. Vini says:

    AQUI ESTA! A FOTO QUE VAI ACABAR COM TODAS AS DISCUSSÕES, BRIGAS E GUERRAS

    http://prnt.sc/ezf5uk

Leave a Reply