Ecchi. É errado gostar disso?


Como muitos sabem o blog visual novel brasil é focado em jogos japoneses, desde um jogo como persona 4 ate uma visual novel popular como Little Busters!. E também não é novidade que grande parte dos jogos japoneses tenha um teor sexual bastante presente em eroges e em outros estilos de jogos.

Então debater e falar sobre ecchi nesse blog é algo normal, e não tenho problemas de falar sobre esse assunto no blog. Porem como nos sabemos nem todo mundo curte o estilo, e tem outros que se ofendem so por ter esse tipo de coisa. Como foi no caso da fanpage desse blog no facebook, onde numa simples postagem com uma imagem ecchi em referencia a serie Gundam provocou revolta de um fan de Gundam por ter o ecchi na imagem.

Não vou entrar em detalhes sobre a discussão, so digo que os que curtem esse tipo de material, não gostou do comportamento daquele usuário e atacou o individuo. Em meio essa discussão e que provavelmente haverá outras no futuro, decidi expressar minha opinião sobre esse assunto, que gera uma certa polemica no ocidente sobre o teor sexual japonês que é inserido nos seus filmes, animes e jogos.

Aqui no Brasil por exemplo vejo que existem dois grupos que foram criados devido ao ecchi. Primeiro temos o grupo que é contra o ecchi, onde muitas vezes eles expressam sua opinião com a intenção de ofender quem gosta de ecchi, moe e qualquer coisa que tenha um teor sexual, que é mais agradável para o publico japonês. Do outro lado temos o grupo que apoia o ecchi e luta contra esse tipo de comportamento que acontece com os otakus brasileiros e com a maioria dos blogs brasileiros.


Em mídias sociais e nos blogs da para perceber muitos comentários de pessoas contra ou a favor de determinado estilo, porem alguém esta errado nessa historia? Ou é a simples falta de aceitação que existe um publico diferente do seu? Na minha opinião o Japão tem esse tipo de putaria, da mesma forma que no Brasil é normal ter filmes de sexo, drogas e violência. Nenhum dos dois deixou de existir por que certas pessoas deixaram de acompanhar, afinal tem publico para isso.

Deixando bem claro, você gostar ou não gostar de ecchi não é o problema. O problema é a que ponto desse amor ou ódio por esse tipo de entretenimento japonês deixa de ser saudável. Da mesma forma que não apoio o cara que escreve posts num blog chamado o grupo que gosta disso de: doente, tarado e pedófilo entre outros coisas. Também não apoio quem faz desse gosto uma vivencia ao ponto de se prejudicar com isso, tanto na sua vida social quanto profissional. Isso é uma diversão, e diversão não pode ficar a frente das responsabilidades cotidianas.

Otaku assim como qualquer grupo que tem um hooby em especifico gosta de se informar sobre esse hooby. Isso não é diferente do nerd e geek por exemplo. O Otaku ele gosta de cultura oriental, isso é fato. Porem muitas vezes sem ele perceber ele molda em determinado ponto do que ele gosta desse lazer como um status social. Se ele ve animes de mistério ou filosófico ele automaticamente se acha mais cult que outros otakus que não gostam de animes assim, como os narutards. O cara que não assiste ecchi se acha, mais experiente socialmente ou sexualmente que os otakus que gostam de ecchi, onde assistir ecchi ou não assistir, não vai evoluir você em nada.


Você assistir filmes de Sherlock Holmes não vai te tornar tão inteligente quanto um detetive. Da mesma forma que se jogar Street Fighter, você não vai fazer haduken e dar voadora em kombi com pé descalço. No final anime é apenas uma diversão como outra qualquer, e como em qualquer diversão criam-se grupos que gostam de determinado gênero e outros que não gostam daquele gênero, e com isso geram discussões que podem ser sadias ou não.

Querendo ou não o publico otaku é um grupo muito elitista, que deveria dar menos importância a discussões que não vão levar a lugar nenhum. Se você não gosta de blogs que falam mal do que você gosta, tipo ecchi, não acesse mais ele, simples assim. Não de fama a algo que você não gosta, a melhor forma de acabar com algo que você não gosta é não dando publicidade a aquilo, é mais eficiente que xingar no twitter.

No final acabei me estendendo demais nesse assunto. Diferente de muita gente não sou fan de ecchi, e não gosto de moe-ge. Gosto bem mais de animes porradeiros como One Piece, Toriko, Ixion Saga DT, Gintama, Sket Dance, JoJo Bizarre, Medaka Box, Saint Seiya, Sword Art Online entre outros.


Muitos ecchi pegam a formula que todos nos ja conhecemos: escolinha, harem, protagonista bundão, tsunderes, garotas do peitão, garotas tabuas, e a nerdzinha. E para completar o cara sempre escolhe a garota mais sem graça da serie.

Mas em meio a essa repetição temos uns que variam tipo: To Love Ru, High School of the Dead, Ikkitousen, Queen's Blade, Elfen Lied, Freezing. Onde na minha opinião eles conseguem oferecer uma putaria de qualidade e sabem inserir outros elementos. Enfim, é apenas minha opinião, prefiro algo com ação.

E mesmo não gostando dessa repetição de cara bundão e escolinha tem animes que conseguem se destacar, como Sakurasou que tem todos os clichés de harem padrão, mas os personagens tem desafios como conseguir emprego, superação e fracassos. Para grande maioria dos ecchi o Sakurasou consegue ser um anime bem diferente e sabe explorar muito bem os seus personagens.


O intuito dessa postagem não é determinar quem esta certo ou errado, por que não tem ninguém errado aqui. Todo mundo tem coisas que gostam e desgostam, você tem o direito de gostar e desgostar do que quiser, mas saiba respeitar as pessoas que gostam daquilo que você não gosta. Não vejo necessidade de tanta briga por algo tão besta como isso, todos nos aqui gostamos de anime, não existe motivo para ter essas discussões inúteis na internet sobre o cara gostar ou não gostar de ecchi.

No fim, é apenas minha opinião, e esse assunto pode ter uma importância bem maior para você do que para min. Então para isso existem os comentários. O que você acha sobre esse comportamento na internet, expresse sua opinião e vamos alimentar o debate sobre esse assunto que sempre da o que falar.

This entry was posted in ,,. Bookmark the permalink.

10 Responses to Ecchi. É errado gostar disso?

  1. Anônimo says:

    Sakurasou é ecchi? o.o nem parece...

  2. Anônimo says:

    Você realmente conseguiu expressar a forma mais pacifista e democratica da liberdade de expressão. Infelizmente, muitos nao concordarão, por defenderem o seu proprio ponto de vista. Fazer o que, todos temos direitos, e estes mesmos se esquecem que temos deveres.

  3. Anônimo says:

    Hum,acho que você não ta separando ecchi de fanservice. Sakurasou tem fanservice, To Love Ru tem ecchi. Ecchis são animes que estão normalmente tentando se vender pelo ecchi, eles até tem uma historia de vez em quando mas em geral o prato principal é o ecchi. Animes com fanservice por outro lado tem aquilo como um tempero na historia principal, esta ali pra você ver de vez em quando mas nem de longe mostrar aquilo é o foco da historia.
    Sakurasou tem tão pouco que da até pra destacar os episódios que tiveram algo mais próximo do ecchi, episodio 1 e episodio 7, os outros tem fanservice leves no máximo. Saurasou é slice of life/drama/romance/comedia como o próprio MAL classifica.

  4. Anônimo says:

    Oh, a hipocrisia que se estende...

  5. Mike says:

    "Não de fama a algo que você não gosta" HOHOHO EX!
    [2] -18:14- Anônimo !
    Post épico, vou até deixar salvo aqui.

  6. igor Amorim says:

    eu gosto mto de animes como sakurasou e kokoro connect...
    aonde apesar das formulinhas prontas consegue um foco diferenciado para seguir...
    mostrando mto mais do q fantasia, batalha, ou soh romance
    consegue tambem mostrar algo mais proximo do real e coisa q provavelmente podem ajudar as pessoas em tomadas de decisões...
    nao q eu n consiga retirar coisas de outros animes...
    mas esses em especial sao visiveis as aplicaçoes xD

  7. Anônimo says:

    Façam melhor, gostem de tudo!^^

    Eu gosto mais de animes sem ecchi, mas nao tenho nada contra assistir animes ecchin nao. O que nao gosto é quando o anime só apela pro ecchi, como se akilo fosse a unica coisa que ele pudesse oferecer.

  8. LiosX says:

    O Ecchi existe nos animes para poder vender os Blu-Ray e DVD no Japão assim como Games Visual Novel,E também pode dizer que os animes de hoje dia quase 80% dos animes sempre vem acompanhado com cenas Ecchi.
    E agora chega brasileiro com a bestialidade em ofender as pessoas que gosta desse gênero de animes e é por isso que nunca mesmo o brasileiro entenderá a culturas dos outros povos com essa ignorância. Para mim, que se foda-se os brasileiro que acha que é otaku só por que assiste animes e não sabe nada sobre o costume e a cultura deles. Anime para mim é a mesma coisa que desenho que é entretenimento para vários gosto, E se não gosta de anime Ecchi vai para igreja dá o dinheiro pro pastor e alimentar a ignorância ou assista canal normal para os RET.

  9. Oldman. says:

    Povo fala tanta merda que fico com receio em olhar, honestamente.. Você falou tudo perfeitamente jonh, mas a sociedade atual é banal a ponto de se um começa a fazer uma coisa o outro também vai fazer sem nem mesmo ter noção do que seja só pra se "sentir na moda". Esclarecendo isso.. O grupo otaku hoje em dia não é muito culto sobre o assunto em sua maioria, como resultado um grupo de haters veio, de certa forma até concordo com o que alguns falam, porém outros zoam os os otakus sendo tão otakus quanto eles.
    O que eles fazem são: "HUEHUEHUE,VIRJAUM, FICA SE MASTURBANDO PRA DESENHO, HUEHEU, 'ANIME NAUM É DESENHU, HUEHEUHUE", Sério, coisa de retardado, tanto o que briga falando que anime não é desenho tanto o que exagera na sua crítica.

    PS.: Antes de continuar a ler o comentário fique sabendo que existem pessoas que de fato não curtem, mas hoje em dia é uma briga entre pessoas que não tem opinião própria.

    Onde eu quero chegar com isso? Esse carinha que crítica no fundo não passa de um otaku atual que se acha cult, ele faz as mesmas coisas que o outro porém quer "zoar", mas o real ponto aqui é: Eles brigam, mas gostam de ecchi, sim, querendo ou não, sendo você homem, você gosta de peitos, e sendo você mulher, você gosta de um homem bem definido ao seu gosto, independente se é desenho ou não, sim cara, não estou dizendo que você vai "fapar", mas sim que você gosta.

    Outra coisa que eu acho estranho é um cara falar "não ta separando ecchi de fanservice", rly?

    Claro, realmente existem pessoas que não curtem mesmo, mas como já disse antes, a briga atual é entre pessoas sem opinião própria.

    Obs.: Este comentário pode estar bastante embolado..

  10. JulioAxcel says:

    Antigamente eu assistia qualquer ecchi mas hoje eu não consigo.É como a sua visão do moe, ter ele não é o problema o ruim seria quando só se focam nele e não oferecem mais nada, se eu quiser algo que tem SÓ putaria acho melhor assistir um porno, hentai ou o que for.Mas se alguém gosta desse tipo de ecchi isso é da minha conta?Não né.

    Eu já discuti com certas pessoas do grupinho da ofensa por assuntos diversos mas hoje eu não perco meu tempo com isso, só tento discutir com quem da margem para uma discussão de verdade, se a criatura falou algo estilo "SEUS BANDOS DE TROCHA KI GOZTA DISSO AKI KKKK" da pra perceber que não adianta de nada falar com ela.É como você já disse algumas vezes, feche a pagina e esqueça que um individuo desses existe, não vale a pena perder tempo com ele.

Leave a Reply