Você odeia a serie. Mas por que continua assistindo?


O entretenimento é algo vasto e competitivo. Agradar o publico e fazer o seu produto vender é um dos grandes desafios da industria do entretenimento, tanto para filmes, animes e jogos.

O comportamento do publico é algo complicado, tão complicado que uma mesma serie pode atrair pessoas que amam e odeiam a serie. Mas ai você se pergunta. Como uma pessoa que odeia determinada serie (ou jogo) pode continuar a apreciar esse produto?

Acredite, isso é mais normal do que você imagina, e provavelmente, você já fez isso. Nessa postagem eu irei falar sobre esse comportamento bastante comum que afeta bastante as pessoas, principalmente nessa era da internet, onde qualquer um pode expressar o seu pensamento diante de determinado assunto.

Vamos dar um exemplo. Se lembra do grande boom do lançamento do anime de Sword Art Online? Muita gente gostou da obra enquanto muita gente odiou, mas mesmo aquelas pessoas que não gostaram, continuaram a acompanhar a serie e a falar mal a cada novo episodio. Porem o que fazem elas fazerem isso? Simples, não ficar fora do assunto.

As redes sociais e a comunicação na internet é algo muito bom para mantermos contato com outras pessoas e também para expressarmos nossa opinião. Mas quando algo faz muito sucesso é normal irmos atras de informações e ate assistir a obra para termos alguma argumentação sobre aquilo. Eles acabam não gostando, porem querem fazer parte do assunto então vão continuar a assistir aquilo e se torturar a cada episodio.


Então quando você ve blogs de primeiras impressões falando mal de um anime que você gosta não se irrite, ele esta se alto flagelando para fazer parte da discussão. Como eu disse no inicio todo tipo de pessoa já fez esse tipo de coisa, inclusive eu no caso do anime de Madoka Magica. Na minha opinião achei o anime chato, acompanhei pelo fato da insistência e pedido das pessoas, mas no final foi torturante. A serie não faz meu estilo e não gostei da narrativa, se eu gostei de uma coisa desse anime foi a incrível trilha sonora e os diálogos do Kyubei.

Mas nada supera K-On! onde vi todos aqueles episódios esperando algo bom sair daquela obra, mas no final acabei perdendo tempo. E no fim tudo isso foi para entrar no assunto que todos comentavam na época como K-On! e Madoka Magica. Hoje em dia não sinto mais interesse nesse tipo de coisa, não assisto aquilo que não gosto. Se eu gosto eu cito, se não gostei nem comento, não vou dar fama a algo que não gostei.

É bom fazer parte do assunto e dialogar com as pessoas. Mas ate que ponto isso se torna algo saudável. Uma coisa é você assistir uma serie mais ou menos, que pode ser ruim para você mas não é insuportável. Diferenciando de uma serie que não faz seu estilo que você detesta e odeia, mas mesmo assim continua assistindo e reclamando na internet a cada novo episodio desse anime maldito.

E com isso você acaba irritando as pessoas e elas acabam se irritando e no final temos uma briga de pessoas que tem gostos diferentes, mas onde vão so assistir aquilo para falar mal e também comentar sobre o assunto. No que adianta você assistir algo que você sabe que não vai gostar, apenas para falar mal. Seguindo nessa linha você só esta buscando o que comentar não esta buscando um dialogo e nem um aprofundamento da serie, você esta perdendo um tempo desnecessário de algo que não gosta e ate ofendendo as pessoas por um gosto que você despreza e elas gostam.


Provavelmente vai ter leitores falando que muitos blogs fazem isso direto so para ter postagem. Isso já é assunto para outra postagem, cada blog posta o que lhe acha mais conveniente e le quem quer. Infelizmente na internet as pessoas querem comentar de tudo o tempo todo, mesmo que não gostem ou entendam o assunto fazendo assim o que deveria ser algo para socializar e se divertir, se transformar num muro de lamentação.

Enfim cada pessoa é única. Tem quem falem mal de algo que sabem que não vão gostar mas mesmo assim assistem. Enquanto outros dizem que Sora no Otoshimono é algo feito para estupradores e pedófilos. E tem uns que falam de jogos, animes e putaria japonesa. Afinal quem somos nos para julgar as pessoas, se não conseguimos nem controlar o que vamos assistir?

Provavelmente vocês devem ter tido uma experiencia similar de assistir ou jogar algo so para fazer parte do assunto. Esse é um assunto muito vasto e você pode acabar citando algo que não falei nessa postagem. Diga qual foi sua experiencia e de sua opinião sobre esse assunto e ajude a alimentar o debate.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

5 Responses to Você odeia a serie. Mas por que continua assistindo?

  1. É claro que muitas vezes nós consumimos alguma forma de entretenimento - livros, jogos, animes, HQs, etc - apenas devido à sua popularidade, e isto para mim é perfeitamente aceitável. Para entender o que está acontecendo, entender todas as referências que os outros fazem, para ver o que é que tal obra tem de tão bom que todo mundo está gostando, ou mesmo só para falar mal (você não se interessa a princípio, mas não quer condenar a obra sem base, então assiste só para confirmar o que esperava e poder discutir esclarecidamente). Todas boas razões, no final das contas - talvez não seja a melhor forma de entretenimento, mas é uma forma de se informar, conseguir conhecimento. É o mesmo que assistir jornal - acho que poucos que assistem realmente acham as notícias "divertidas".

    Mas tem outro elemento que tem que ser considerado: até que ponto as reações extremas e exageradas da internet são realmente "ódio". Muitas vezes é apenas rivalidade - a pessoa "odeia" a série tal porque gosta mais da outra, e fica competindo qual é melhor. Outras vezes é apenas raiva, a pessoa acha "nossa essa série que eu assistia sempre estava tão foda mas aí aconteceu isso que eu não gostava fiquei com tanta raiva" mas se expressa como "nossa que bosta de série ridículo isso aff". E outras pessoas simplesmente exageram demais na internet, ou pela impessoalidade do meio de transmissão soam muito mais extremas. Por fim, tem gente que assiste algo que não gosta porque começou a assistir (achando que ia gostar) e então decide terminar só para saber o final, só porque já começou mesmo, porque não tem outra opção que goste mais, porque ainda pode melhorar... então, enquanto não for insuportável, a pessoa vai continuar vendo a série mesmo que não goste.

    Elda King

  2. Tanaka-san says:

    Depende do anime. Tem uns cujos defeitos são tão gritantes e óbvios que é difícil ignora-los. Assim como as pessoas falam mal das outras pelas costas, não vejo razão pela qual eu não poderia falar de um mal anime que mesmo achando ruim, continuo assistindo. É prazeroso falar mal e ajuda a diminuir o stress também. Interessante ver SAO na capa, pois é graças ao mesmo que comecei a interagir na blogosfera e por conseguinte criei meu próprio blog. Eu nunca tive problemas com os fãs do anime, mas sempre que assistia, me vinha aquela sensação irresistível de que o roteiro estava implorando para ser esculachado. E eu respondia a esse impulso instintivamente.

  3. PedroEX says:

    Por algum motivo a grande maioria das pessoas gostam de por "rótulos" nas coisas, acho que isso realmente deve ser um movimento natural humano, porém elas deveriam se soltar dos conceitos BOM e RUIM quando se trata de entretenimento(e várias outras coisas) e usar os conceitos de se adéqua melhor a... ou correspondem melhor as expectativas X ou Y.

    Provavelmente grande motivo dos rótulos BOM e RUIM serem os mais usados é, em grande parte culpa da mídia por simplificar tudo e da falta de estímulo ao pensamento crítico/reflexivo que leva a conclusões rasas e simplificadas.

    Esse tipo comportamento é um grande sinal de imaturidade mental, é o que se poderia esperar de uma criança, infelizmente o presenciamos em pessoas crescidas.

  4. Carlos Alexandre says:

    Pior que não acho surpresa ver que tem gente que faz Isso. Assim como no meu caso que assisti "Neon Genesis Evangelion" porque já tinha lido o mangá antes e tinha gostado, não gostei do começo da versão animada mas continuei a assistir pensando que iria melhorar com a história mais avançada. Mas parei de ver pois na minha opinião os 2 últimos episódios foram os piores que eu já vi em toda a minha vida se juntar todas as séries que já assisti.
    PS: Eu passei espiando um pedaços do que se seguia nesses episódios pulando pedaços para ver se algo mudava, sendo que eu nunca fiz algo assim com nenhum outro episódio.

  5. Mike says:

    Dropo tudo que me desagrada.
    Madoka vi e gostei, como não tive altas expectativas para com o anime, ele acabou me surpreendendo.
    K-ON vi soh a primeira temporada, assistia para dar uma relaxada, ... cumpriu bem seu propósito.

Leave a Reply