Dangan Ronpa. Um jogo bom, que vai ganhar um anime melhor ainda.


O jogo Dangan Ronpa é o próximo projeto que vai ter adaptação de um jogo para anime. A empresa responsável pelo jogo é a Spike sendo uma empresa pequena e bem recente no ramo, que consegue usar muito bem os poucos recursos que tem.

Um bom exemplo é que no jogo você não ve personagens animados em 3D, toda a ação se da com imagens estáticas em 2D. Porém mesmo com essa limitação você consegue sentir a tensão do debate que ocorre no jogo. Mas do que diabos estou falando? Vamos por partes.

Dangan Ronpa Kibou no Gakuen to Zetsubou no Koukousei (Danganronpa) como foi dito é um jogo da Spike, que foi lançado em 2010 apenas para o console portátil da Sony o PSP. Mesmo o jogo sendo bem desconhecido ele anda aos poucos conseguindo fãs do gênero, e agora que o anime foi anunciado a tendencia é a fama do jogo só aumentar. Claro que uma adaptação de anime bem feita ajuda bastante.

Tem ate fansub traduzindo esse jogo, onde eles já lançaram uma versão demo traduzida do jogo e estão mais de 90% da tradução completa, ou seja falta pouco para poder jogar esse jogo no seu PSP, ou num emulador. O mesmo fansub vai traduzir o segundo jogo o "Super Dangan Ronpa 2", mas isso já é outra historia.


Nessa postagem irei dar minhas primeiras impressões sobre o que achei do jogo através do demo. O que posso dizer no momento é que o jogo me surpreendeu bastante, não esperava um sistema assim numa visual novel. A historia do jogo se passa com o Naegi Makoto (protagonista do jogo) que no seu primeiro dia indo para escola, ele acaba desmaiando quando passa pelo portão. Depois disso ele acorda num local estranho onde outros 14 estudantes estão na mesma experiencia.

Em meio a isso, aparece um urso onde metade do corpo dele é branco e a outra metade negra. O bicho estranho propõe um jogo, onde nesse jogo é com debate e argumentos para provar quem é inocente ou culpado de determinado assassinato. Basicamente é um jogo de detetives mas que se você errar isso vai custar sua vida. Pelo pouco que entendi jogando o demo, nesse jogo os estudantes podem ate matar uma pessoa, desde que a mesma não seja provada que foi ela que assassinou tudo sai bem.

Ou seja pode haver casos no jogo que o assassino consegue com sua argumentação convencer que tal pessoa é a culpada, mesmo ela sendo inocente. Fazendo assim a pessoa inocente ser a culpada e morrer no processo, continuando o jogo sem provas de seu assassinato. É so uma suposição, afinal só joguei o demo do jogo, e ele não mostra quem é o culpado do primeiro caso.


O que mais gostei do jogo foi a sua jogabilidade. Onde tem elementos de Persona e Phoenix Wright. Quem jogou Phoenix Wright sabe que o protagonista é um advogado que tem que defender os seus clientes com argumentos e com as pistas encontradas. No caso de Danganronpa ele segue fortemente o estilo de Phoenix Wright, mas faz a discussão ir muito para o lado da ação o que torna as coisas bastante interessantes.

No jogo você tem vários pontos dentre localizar uma contradição na frase de uma das 14 pessoas, ate contra argumentar as frases rapidamente. E a mais fácil delas é você escolher uma decisão, algo bem comum em visual novel, mas esse padrão não é tão usado e o jogo inseri elementos diferentes de uma visual novel padrão, deixando o jogo bem dinâmico e difícil.

Os debates ocorrem com as 14 pessoas que fazem um circulo em forma de anel. Uma cadeira que faz referencia a cadeira de juiz de um tribunal é onde fica o urso metade branco e metade preto que faz o papel do juiz. As 14 pessoas que ficam nesse circulo fazem tanto o papel de atacante quanto defensor de si mesmo. Ou seja o jogo segue o padrão de muitos animes com elementos de survival horror, e o jogo tem umas cenas de morte bizarras (quando você encontra o assassino) ao estilo "Fatality" do Mortal Kombat.


O forte do horror da visual novel é seu lado psicológico que na minha opinião é bem trabalhado, e tudo combina muito bem com o contraste do traço gótico do jogo. Outro ponto interessante é a maneira como o caso (que seriam as fases) é inserido. Muitos jogos de mistério você demora ate horas para ser solucionado e os pensamentos costumam ser longos para passar o nível da complexidade da situação do mistério.

No caso de Danganronpa você se sente como se tivesse num battle shonen, só que em vez de batalha de socos e chutes, as batalhas são psicológicas ao estilo Death Note. A ação do jogo é tão presente que ele tem tempo para responder cada argumentação feita, e no final de cada argumentação você tem uma pontuação de como você respondeu e o tempo que você demorou, fazendo assim o jogo ter um forte replay para quem pretende jogar varias vezes.

A visual novel me surpreendeu bastante, não esperava um sistema tão dinâmico e rico como vi nesse jogo. A leitura do jogo é centrada e rápida, você não vai ficar com sono ou tédio, mostrando assim que o jogo propõe ser ação do inicio ao fim, inclusive nos diálogos. Gostei do que vi, e espero uma boa adaptação em anime para esse mês de julho. É cedo para dizermos que esse anime vai impressionar, mas a historia e seu desenvolvimento é algo que cai bem numa animação, sendo mais focado no plot do que ter finais com varias personagens onde isso costuma complicar a adaptação do mesmo.




This entry was posted in ,,. Bookmark the permalink.

6 Responses to Dangan Ronpa. Um jogo bom, que vai ganhar um anime melhor ainda.

  1. Esqualido says:

    Adorei o que você disse sobre o jogo! Uma visual novel que não seja eroge (não é né?!) e com tema psicológico, justamente o tipo de jogo que eu gosto. Até me lembrei quando virava a noite jogando 999 e Last Reward. Não esqueça de avisar quando sair a tradução! Você jogou pelo emulador de PSP? Meu pc roda muito mal o emulador, mas como o jogo é todo em 2D espero que rode direito.

  2. Kenichi says:

    Aaaah~ DanganRonpa :3 eu sou muito fã desse jogo, acreditem ou não, eu joguei esse jogo logo que saiu e me surpreendi pela qualidade dele, o foda é que tinha muita coisa que eu não entendia, baixei pra dar uma olhada e acabei passando do capitulo 1 antes que percebesse(em japonês ainda, sou foda XD).
    Bom, eu já fechei o jogo(tem um forum que traduziu o jogo inteiro), e digo que ele é MUITO BOM, ta no meu top de jogos pra PSP, sério, vc n vai se arrepender de jogar. Atualmente tbm to esperando a tradução terminar ai eu vou poder re-jogar. Ótimo post, e aguardem pelo anime por que a historia não vai decepcionar u.u (ou pelo menos vai te surpreender, certeza).

  3. Anônimo says:

    A história do jogo é excelente! Se for o que eu to pensando o que é, o fórum já traduziu o primeiro jogo inteiro em inglês! Eu joguei o jogo no meu próprio PSP em japonês ao mesmo tempo que lia a tradução no fórum, ou seja, jogando lendo o script! Eu também joguei a demo e eu realmente sugiro não julgar o jogo pela demo! Pois a demo possui muitas diferenças, além de ser muito apressada! Mas só vou falar uma coisa para não dar muito spoiler: A primeira vitima é diferente na versão completa.

    E pra quem estiver impaciente e não querem esperar a tradução...

    http://forums.somethingawful.com/showthread.php?threadid=3447397

    Acessem esse fórum! Eu recomendo, é o jogo todo traduzido (mas o cara não craqueou o jogo apenas passou imagens e as falas traduzidas com musicas e até mesmo vídeos).

  4. Tsu says:

    Não rodou no emulador PPSSPP ;(
    Quando aperto o circulo nos lugares indicados nada acontece :(

  5. Anônimo says:

    O meu tbm! quando aperto os botões nas pistas, nao acontece nada

  6. Anônimo says:

    Nem no psp verdadeiro dá quando no início do jogo a imagem do Naegi aparece daí o jogo trava e o psp desliga!

Leave a Reply