Gameplay de games no Youtube é algo ilegal?


Faz um certo tempo que surgiu essa polemica, mas estou afim de expressar minha opinião em relação a esse assunto. Não faz muito tempo que houve uma decisão que a Nintendo fez, onde os vídeos que tivessem gameplay de seus jogos seriam removidos, fazendo assim muita gente reclamar na internet.

Porem a historia não parou por ai. A Nintendo com o Youtube fez que todo vídeo que ganhava dinheiro com a imagem da empresa foste transferido para a conta da Nintendo. Ou seja, se seu vídeo com você jogando New Super Mario Bros U estiver ganhando dinheiro e você fatura R$ 120.00. Esse dinheiro não vai para você, vai para o banco da Nintendo.

Absurdo? Será mesmo? Esse assunto é polemico, afinal você fazer um gameplay na internet onde você ganha dinheiro em cima disso, você esta ganhando dinheiro em cima de uma obra que não é sua. As empresas no geral não gostam dessa pratica dos vlogueiros que fazem isso, só que foi a Nintendo a ser a primeira a dar a porrada. Mesmo isso sendo novidade para a maioria das pessoas, a remoção de gameplay é bem normal no mercado de Visual Novels.


A Nintendo assim como uma parte das empresas de Visual Novel tem uma certa paranoia com direitos autorais. E assim com jogos normais, tem vlogueiro que mostra toda a visual novel no youtube para você assistir completamente o jogo. Empresas de visual novel costumam perseguir quem faz essa pratica, removendo os vídeos sem do.

Um bom exemplo disso é a Key. Como a Key tem uma quantidade forte de fãs no ocidente, os jogadores costumam mostrar toda a historia do jogo para o usuário ver pelo youtube. A grande perseguição começou depois que Little Busters! foi completamente traduzido para o inglês, e muitos vídeos que estavam com a tradução em inglês foram removidos por violação dos direitos autorais.

Pode parecer uma medida até agressiva, mas as empresas tem o direito de fazer isso. Muitos vem com a desculpa que o gameplay que as pessoas fazem na internet servem para elas decidirem se vão comprar o jogo ou não. Mas a própria empresa dos jogos mostra o gameplay e trailer do jogo, pelo menos pra mim gameplays na internet não servem para me alimentar em conteúdo. A única coisa que vejo é um bando de garoto querendo ganhar dinheiro fazendo vídeos de Minecraft na internet, não consigo ver utilidade nisso.

Gosto não se discute, mas o que tem de interessante ver alguém jogando? É melhor jogar e pronto. Postar vídeos no youtube da pessoa jogando é algo até normal, mas antigamente a pessoa mostrava ela descobrindo um segredo ou matando o chefe final ou simplesmente um momento engraçado no jogo. E não tentar ganhar dinheiro em cima do trabalho dos outros.


Mas cada um faz o que bem entender na internet, não estou empurrando minhas convicções em cima de ninguém mas essa medida esta violando os direitos autorais da empresa. Porém relevar as vezes é bom, e temos varias provas de que levar o direito autoral a nível dogmático gera situações bastante problemáticas.

Uma empresa de visual novel impedir que o gameplay inteiro de sua visual novel saia no youtube é uma medida que na minha opinião considero coerente. Sabemos que visual novel é um jogo constituído exclusivamente da leitura, então você esta meio que tirando futuros jogadores, afinal eles já leram todo o jogo no youtube pra que comprar e instalar o jogo no meu PC?

E para certos jogos sem ser no quesito visual novel podem sair muito prejudicados. Um bom exemplo é Metal Gear Solid onde é um jogo que você joga 10 minutos a cada 2 horas de cutscene. Para quem nunca jogou Metal Gear Solid é um jogo que ele procura passar mais uma historia do que o gameplay em si. Você vai ficar mais tempo vendo cutscene do que jogando. Então para quem quer so saber da historia, pode muito bem só ver o vídeo no youtube.


No caso da Nintendo não vejo tanta necessidade para esse medida. Afinal os jogos de Nintendo envolvem mais o gameplay do que as cutscenes e jogos com aquele teor cinematográfico. Um jogador que assiste gameplay de jogos da Nintendo não vai deixar de comprar o jogo por causa disso. Porém o youtube da essa possibilidade para as empresas de games, e querendo ou não, a Nintendo tem o direito de fazer isso.

Principalmente se tem pessoas que estão ganhando dinheiro em cima do nome dela. Enfim vejo muitas opiniões contra e a favor dessa medida contra vlogueiros de gameplay. Dizem que o PS4 vai ter o sistema de gravar e postar vídeos de você jogando. Mas ninguém se pergunta se com esses vídeos vai ser possível ganhar dinheiro com publicidade, se for vai ter vlogueiro que vai usar outro método, disso tenha certeza.

Enfim você é a favor dessa medida das empresas, ou não vê necessidade disso? Expresse sua opinião e vamos alimentar o debate.

This entry was posted in ,,. Bookmark the permalink.

6 Responses to Gameplay de games no Youtube é algo ilegal?

  1. Zero says:

    Tenho três coisas a dizer sobre este Post que é muito relevante a quem pretende criar em futuro próximo (ou não) um canal voltado para o público gamer!

    1ª Adorei a imagem das lideres de ginásio no formato MOE! Principalmente por parte da Whitney! Virou meu Papel De Parede!

    2ª Acho desnecessário dizer que a atitude da nintendo ou a Big N, foi covarde em relação a maior parte de seus fãs! "Ué mas os vídeos não foram feitos por elas, então como ofensivo para nós, se foi nos entregue por outros?" Cara a nintendo sabe muito bem que a maior parte do público alvo dela não é só o Japão! Pokémon, Mario e Zelda que são os três grandes nomes da empresa são nomes até de autoria global, se for parar para pensar! Eu conheço muitos amigos que amam pokémon e the legend of Zelda! E o mais engraçado é que o que eu mais vejo é trailer e gameplay de games da nintendo saindo por parte do público ocidental dela! Sem falar que a maior partes dos detonados dos games da nintendo também saem pela parte ocidental! (ou por eu possivelmente não querer saber mesmo, ou pelo fatos deles serem tão viciados ao ponto de não precisarem de nenhum detonado sequer) Só acho o seguinte! A nintendo poderia sim, tentar reivindicar algo por questão de direitos autorais sobre os games dela! Assim como qualquer empresa de anime ou normal de video-games, simplesmente manda bloquear um som de um vídeo no youtube, ou simplesmente bota-lo fora do ar, ou até o canal fora do ar (acho essa última meio drástica mas...) mas é do direito deles! Então dane-se! Mas não precisa jogar a merda no ventilador e mirar na cara daqueles que a seguem desde muito tempo, isso foi mais pelo lado de sacanagem da nintendo do que por direitos...

    3ª Em Contra Parte ao meu segundo argumento digo que a nintendo assim como eu disse sobre qualquer outra empresa, pode simplesmente mandar o youtube até cancelar a conta do usuário para evitar problemas! A questão é que mesmo assim, vídeos são só uma parte da ponta do Iceberg para a Big N, ou para qualquer outra empresa! A internet e muito vasta! E muito aberta! Pode ser que em algum lugar, não precisa nem ser na deep web, mas pode ser em lugar qualquer, você simplesmente posta uma resenha, um detonado um comentário ou até mesmo um vídeo porque não? (Se o Site oferecer a possibilidade...) Então não adianta limpar uma parte do chão se o resto da casa está imunda! O que está feito, foi feito e jamais poderá ser desfeito! Uso como exemplo o caso da nossa "querida" Xuxa, fez um filme pornô com conteúdo que levava um pouco de pedofilia, o filme era da época de ouro da pornochanchada, o filme foi parar na internet! E é só jogar no google que você lá o filme "Amor Estranho Amor" a Xuxa tentando da uma de esperta tentou processar o google para que tira-se o filme de "circulação" da internet (pelo menos foi o que eu entendi) e ela simplesmente tomou uma no rabo! Pois ela perdeu o processo e foi obrigada a ter que pagar indenização, para o google, só que ela é um caso, até porque a tonta da Carolina Dieckmann está no grupinho da nintendo, ganha-se muito e as vezes perde-se pouco...

  2. lucas703 says:

    Bem já avia boatos disto na internet e lendo esse post parece que são verídicos.
    Bem eu acho uma idiotice desculpe o linguajar mas realmente é uma idiotice o que a Nitendo esta fazendo pessoas fazem o gameplay porque gostam do jogo é querem mostra-lo para pessoas o que sabem é como é o próprio jogo e expressar suas opiniões nele e porque não ganhar por cima disto?
    Emfim acho que a Nitendo com esses métodos ta querendo falir eu realmente adoro a Nitendo mas ultimamente só ta fazendo cagada!

  3. will_cav says:

    ... enquanto as empresas, de qualquer gênero, não conseguirem ver a internet como nada além de um grande mar infestado de piratas, vão continuar dando cabeçada. Não importa o que se faça, não se pode vencer a pirataria. A única coisa que as empresas podem, e devem fazer, é perceber que essas pessoas todas são consumidores em potencial. E encontrar uma maneira de transforma-los em tal. Sem mais...

  4. Anônimo says:

    " A única coisa que vejo é um bando de garoto querendo ganhar dinheiro fazendo vídeos de Minecraft na internet, não consigo ver utilidade nisso."
    Resumiu o YT.

  5. Law Heart says:

    A Partir do momento em que você vai na loja e PAGA pelo jogo que você está fazendo gameplay ele é SEU, a nintendo não pode fazer isso, você pagou pra ter aquele jogo e pode fazer o que bem entende dele.

  6. mcs says:

    E essas imagens ai q vc usou nao sao protegidas. Gameplay ajuda na divulgacao do jogo sim e acho q quem deveria pagar por ele são as empresas de game que iriam economizar muito com publicidade.

Leave a Reply