Shonen. Um entretenimento ou um câncer?



Muita gente começa a conhecer a cultura japonesa através de seus quadrinhos e desenhos. Não é de agora que cada vez mais esse entretenimento esta se popularizando no ocidente chegando ate a competir com os quadrinhos americanos. Aqui no Brasil o termo anime e manga nem é tão estranho como era a 10 anos atras e hoje é bem mais comum do que se imagina. Porém no meio de vários gêneros e estilos de desenho e quadrinhos um gênero tem grande destaque no Brasil: o shonen.

Shonen significa necessariamente "homem jovem" que nos animes e mangas é usado para designar a um publico alvo, que seria o garoto jovem japonês, da mesma forma que shoujo é feito para o publico jovem feminino. Muita gente daqui usa shonen para designar a todo anime e manga que tem luta e se foca na ação, onde muita vezes tem uma historia simples de entender.

Porém o shonen é só o publico alvo e não o estilo do quadrinho e do desenho. Por exemplo um anime ecchi como Mayoi Neko Overrun! é considerado um shonen, pelo fato do foco do publico ser jovem. Mayoi Neko Overrun! não tem lutas que nem One Piece e companhia, é um slice of life com suas cenas picantes e o harem básico. O mais popular sem duvida é o battle shonen, onde seria basicamente aqueles animes e mangas que se focam nas lutas e na ação. exemplos: Ao no Exorcist, Accel World, Sword Art Online, Shingeki no Kyojin, Full Metal Alchemist.


Aqui no Brasil muitos amam o battle shonen (ate demais) e outros detestam: simplesmente por não gostarem do gênero e pelo fato dos fãs do estilo serem tão chatos quanto os jogadores de Minecraft do youtube. Mas enfim o battle shonen irrita muita gente pelo seu estilo ou por ter fãs chatos? Muito do que eu vejo é a simples rixa de gostos e estilos, principalmente do battle shonen contra ecchi, moe e companhia.

Enquanto o battle shonen gosta de acompanhar boas cenas de ação e bons combates, o publico de ecchi e moe gosta de algo mais "parado" com o desenvolvimento da vida cotidiana e boas cenas de erotismo com as personagens femininas. Um valoriza os combates e o outro valoriza as personagens. De certa forma tem uma diferença de gosto e publico, onde muitas vezes fazem as pessoas entrarem em grupos onde ficam degladiando entre os demais.

Cada um faz o que acha mais conveniente, e não é segredo que sempre gostei mais de quadrinhos de battle shonen. Sempre gostei bastante da Shonen Jump e seus quadrinhos que beiram ao infinito e ao alem, acho uma boa leitura e me diverte bastante. Sempre curti algo mais porradeiro, não é a toa que gostei de um Freezing, Queen's Blade, High School of the Dead e High School DxD por apresentar umas lutinhas contrastando com boas cenas de erotismo.

Na minha opinião o battle shonen e ecchi tem seu publico e estilos. Não entendo essa disputa para dizer qual o melhor estilo. Não é porque eu gosto de battle shonen que quer dizer que tenho que fazer parte de um grupo e ser contra o ecchi e seu publico. Da mesma forma que se gosto de ecchi não preciso entrar num grupo para ser totalmente contra o shonen e seu publico.

Não se limite a um grupo ou a um estilo, você vai deixar de conhecer outros pontos de vista da animação japonesa. Não gosta de de battle shonen e seu estilo? É só não assistir. Não gosta de ecchi? Busque outra coisa. Mas faltar com respeito com quem gosta de determinado tipo de anime, nesse ponto esta errado. Da mesma forma que você tem direito de gostar de determinando tipo de animação, o outro tem o mesmo direito.


Querendo ou não anime e manga é algo que leva os fãs muito para o lado da "adoração". E muita gente não sabe lidar com isso, e uma simples brincadeira pode fazer a pessoa se irritar muito facilmente, partindo logo pra agressão e a te xingar muito no twitter. A pessoa não sabe falar "não gostei" ela tem que partir logo "isso é uma mer..." justamente para atacar determinado grupo e provocar confusão.

Não vejo o battle shonen como um câncer ou um grande mal ao entretenimento japonês. Ele é simplesmente um estilo que consegue agradar uma grande quantidade de pessoas no Japão e no mundo, e no momento um roteiro mais simples com batalhas épicas esta agradando mais as pessoas e isso não é ruim. Quanto mais pessoas se interessam pelo entretenimento japonês, mais visibilidade da a sua cultura, jogos e ao seu estilo de vida.

Não importa se é modinha, é bom que seja modinha é a prova que esta fazendo sucesso e quanto mais quadrinhos tivermos no mercado melhor. Isso é só meu ponto de vista do que vejo as pessoas discutindo sobre shonen, é um assunto que da um longo debate.

Na sua opinião o que você acha do Shonen. Ele prejudica o entretenimento japonês ou o problema não é o estilo e sim as pessoas?

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

7 Responses to Shonen. Um entretenimento ou um câncer?

  1. UltimaWeap0n says:

    Cada um gosta do que quiser e que se foda o que os outros acham.
    Essa é a minha opinião.

  2. gchagas says:

    "Simplesmente por não gostarem do gênero e pelo fato dos fãs do estilo serem tão chatos quanto os jogadores de Minecraft do youtube."

    kkkkk, realmente não da pra aguentar aqueles caras, mas isso é só uma opinião e não ligo se alguem assistí-los, se eu não gosto, simples: não assisto.

    Também acho que "shonen vs o resto" seja tudo sobre opinião e nós não devemos fazer tanta briga atoa por causa disso, vê se respeita a opinião dos outros povo.

  3. Anônimo says:

    ecchi eh um lixo

  4. Anônimo says:

    eu penso que varia de anime eu pessoalmente assisto muito ecchi e harem,mas n deixei de ver cosias como full metal alchemist, axo q realmente o que mais atrapalha e o pessoal que é tão fã e n sabe deixar quieto a opinião dos outros, creio que a parte que mais irrita quem odeia ecchi é o que diferencia do hentai, pq o fato de no ecchi o protagonista n tem relações mesmo com as garotas (em geral) ficando em cima do cara, ele sempre fica la sempre sem nada acontecer(relação sexual).

    Quanto ao moe eu acredito que o pessoal meio que leva pra um lado infantil e isso eh coisa do pedobear(falo isso por causa de experiencias recentes com jogadores de tera).

  5. Anônimo says:

    Eu assisto muitos animes em estilos ecchi/harem, mas também não deixo de assistir a um bom shonen tipo HunterxHunter, Shingeki no Kyojin etc...
    Não se prive de assitir/gostar de algo porque alguém diz que é idiota, seja livre!!!

  6. Eu acho que o problema são as pessoas, cada um gosta do que gosta xD
    Eu gosto de Shonen, ecchi, moe, quase basicamente tudo =D
    O importante é se divertir e não ligar para opiniões negativas de outras pessoas.

  7. Anônimo says:

    Já curti muito battle shonen, mas sei lá, acho que cansei de lutas, hoje estou mais para os animes seinen, algo mais "adulto", acho que prefiro conteúdo/diálogos à lutas, algo mais filosófico, mas acompanho bons shonens ainda HxH, SnK. Quanto ao post, o problema são as pessoas, muito extremismo, odeio quanto comento o meus animes favoritos e vem alguém falar "para com isso, já assistiu os 600 episódios de one piece/naruto bla bla bla"

Leave a Reply