Qual o melhor portátil? O da Nintendo ou da Sony?


Como sabemos os consoles portáteis estão ai a um bom tempo, e não é de agora que a Nintendo nos primórdios do Game Boy ainda domina esse mercado. Mesmo com a grande demanda de smartphones e seus inúmeros jogos, a Nintendo ainda consegue dominar o mercado de jogos portáteis com seu 3DS. Em contra partida temos a Sony com seu portátil PSP que não conseguiu chegar perto da Nintendo em termos de vendas, e com o PS Vita essa distancia aumentou drasticamente. Não vou  negar que apoio mais os portáteis da Nintendo, sempre gostei de seus jogos onde até hoje, conseguem me divertir.

Me adaptei tanto ao estilo, que não sinto tanto interesse em jogar num console de mesa, e sinto mais atraído a consoles portáteis, tanto pela praticidade e facilidade de usar, alem de ocupar pouco espaço e eu poder levar pra qualquer lugar. Principalmente por eu gostar de jogos de RPG e casuais (termo falado hoje em dia) que acho bem mais agradável de se jogar num portátil.

Como vejo na internet e ate em perguntas de leitores, de qual seria o melhor portátil para jogar: o PSP ou DS, PS Vita ou 3DS. E sempre vou repetir a mesma resposta, vai de acordo com seu perfil. No DS/3DS você vai encontrar uma boa quantidade de jogos de RPG, alem de jogos mais casuais e menos hardcore (outro termo usado na atualidade). Enquanto no PSP/PS Vita você acaba tendo uma experiencia mais de console num portátil. Caso tenha certos jogos específicos no portátil da Sony e não tem muitos jogos que lhe interessam no portátil da Nintendo, compre um portátil da Sony. Simples assim.

O que acho interessante nessas duas empresa: Nintendo e Sony. É que os portáteis da Nintendo são muito bons e atendem a minha expectativa de jogador, enquanto isso o console de mesa da Nintendo é algo que não acho interessante. Diferente da Sony que não vejo muita graça em seus portáteis, mas seu console de mesa acho perfeito para quem busca bons JRPGs. Na minha opinião o que faz grande diferença tanto na jogabilidade quanto na quantidade de vendas de cada console, é a proposta. O que vejo nos portáteis da Nintendo ate hoje é eles te passarem a experiencia de jogar num console portátil.

A função de um portátil é basicamente você poder jogar em qualquer lugar. Então ter um jogo com uma proposta diferente é recomendável. Você jogar um jogo mais rápido e com propostas mais simples é algo que combina com um portátil. O jogador não vai passar 1 a 2 horas jogando fora de casa (a menos que seja uma viagem), então ter um jogo que você possa avançar e jogar uma partida em menos de 20 minutos é algo recomendável, alem de poder salvar a qualquer momento.


Jogos como Harvest Moon que é um RPG/Simulador é muito bom para jogar num portátil. Primeiramente ele não te passa nenhum roteiro que você tem que ficar preso para apreciar a jogatina, é basicamente você cuidando de uma fazenda e evoluindo os seus círculos sociais com as pessoas do local. Alem que um dia no jogo dura mais o menos 20 minutos ou ate menos dependendo de você. Da pra jogar um partidinha rápida e depois desligar o portátil.

São jogos que da para ter um partida rápida, sem precisar ter tanta imersão no jogo. Apesar que tem jogos que exigem um pouco mais de dedicação e envolvimento com o jogador.

No caso da Sony, eu vejo que ela tenta passar uma experiencia de console de mesa num portátil. E que isso se tornou maior no PS Vita, onde a maioria dos jogos já tem para o console de mesa da Sony o PS3. Uncharted é um bom jogo, porém não é um jogo feito para se jogar num portátil, é um jogo feito para se jogar num console de mesa, onde a experiencia seria bem mais eficiente. O PS Vita tem resolução HD, mas não é a mesma coisa de jogar numa tela Full HD da sala, onde você pode colocar com um som de boa qualidade. Porém em jogos de corrida e quem busca visual novels a Sony apresenta o melhor conteúdo para esse publico. Muitos jogos japoneses de RPG saem para o portátil, onde de certa forma com a Sony eles não tem tantos problemas com jogos um pouco mais "quentes".

Não é a toa que jogar visual novel num portátil da Sony tem uma experiencia bem melhor que jogar num portátil da Nintendo. O grande problema é que muitos desses jogos estão restritos ao Japão, e não costumam sair no ocidente. Danganronpa, Patapon, Hatsune Miku: Project Diva e Persona 4 Golden (PS Vita) são jogos perfeitos para jogar num portátil.


Danganronpa consegue apresentar o melhor de dois mundos, primeiro é uma visual novel e segundo um jogo de puzzles ao estilo Phoenix Wright. Enquanto Hatsune Miku é um jogo musical que tem partidas curtas e é perfeito para jogar num portátil. Mesmo Hatsune Miku: Project Diva F tendo para PS3, a experiencia desse jogo é melhor aproveitada num portátil como o PS Vita.

Video Game assim como sistema operacional é algo que vai mais do seu perfil. Grande parte do estilo de jogos que eu curto estão nos portáteis da Nintendo. Enquanto no portátil da Sony, poucos jogos fazem meu estilo. Enquanto nos consoles de mesa a historia se inverte, não tenho interesse num Wii ou Wii U, enquanto no console da Sony, ter um PS3 ou PS4 é algo que acho interessante, principalmente por causa da boa quantidade de JRPG que tem para o console da Sony.

Na minha opinião a combinação perfeita de console portátil e de mesa, é DS/3DS e PS3/PS4. Eu posso até estar tendo uma visão um pouco limitada dos consoles portáteis da Sony, mas os seus jogos não me agradaram tanto quanto os da Nintendo. Enfim, qual o console portátil que mais lhe agrada? O da Nintendo ou o da Sony?

This entry was posted in ,,,,,,. Bookmark the permalink.

4 Responses to Qual o melhor portátil? O da Nintendo ou da Sony?

  1. JulioAxcel says:

    Eu queria um PSP mas gosto do DS também, inclusive já joguei muita coisa no DS e nada no PSP lol.Tem jogos do PSP que eu quero jogar a muito tempo, espero conseguir um algum dia.

    Concordo com você, eu levo essa ideia de que varia de cada um pra praticamente tudo na vida.Em video-game não tem essa de plataforma universal e suprema, vai depender do que a pessoa quer, se fosse assim console não existiria mais e o PC já teria dominado tudo.

  2. gchagas says:

    O 3DS tem TANTOS JOGOS já lançados e que ainda vão ser lançados no futuro que eu nem tenho dúdivas sobre qual tem a melhor galeria de jogos NO MOMENTO, porém a Sony com certeza irá "ressuscitar" o PS Vita após o lançamento do PS4, eles não são tão bobos assim de deixar o portátil apodrecer.

    Monster Hunter 3U, Fire Emblem Awakening, Super Street Fighter 4, Phoenix Wright brevemente, Prof. Layton, novo Etryan Odyssey brevemente, SMT4, os ótimos remakes de clássicos do n64 (Zelda, Starfox), Pokemon X&Y, Luigi's Mansion 2, Kid Icarus Uprising, Mario 3D Land, Mario&Luigi RPG e no futuro um dos meus jogos favoritos, SSB. Parece que a galeria de ótimos jogos do 3DS nunca acaba! Eu espero que a Sony consiga melhorar o PS Vita, competição é sempre bom para nós consumidores.

  3. Comprei um PSP e gosto muito dos jogos dele, mas como dito no post: Você precisa passar mais tempo jogando. O problema do PSP é que é raro encontrar pessoas que tenham PSP ou ter algum amigo com PSP para que você possa jogar multiplayer com ele, já que este modo geralmente é bem mais legal do que jogar contra CPU '-'
    Gosto do PSP pq tem vários RPGs para ele, e também pq os jogos são um pouco mais complexos, já os do Nintendo 3DS, acho meio simples, mas aí vai de acordo com o gosto de cada um. ^^

  4. É complicado dizer qual é o melhor, depende muito do gosto da pessoa e também do modo como ele pretende usá-lo. Meu irmão tem um psp e nunca joguei com ele pois é muito cansativo já que os jogos são de longa duração e me canso rápido já que me canso rápido dos jogos. Vendo pelo prisma do 3 Ds já não gosto muito devido aos gráficos não serem como os da Sony e, realmente, os gráficos tanto do psp quanto do ps vita são sensacionais; o único problema da sony é que o ps vita é caríssimo no Brasil, fora o preço alto devo levar em conta que para adquirir um jogo tem que pagar um preço alto, uma pessoa como eu que jogar como entretenimento e não quero pagar um preço alto pelo jogo o psp está sendo perfeito para o meu caso, já que curto um jogo mais de estilo futebol ou de luta.

Leave a Reply