Temporada de Outubro 2013. A temporada perfeita para quem gosta de jogos japoneses.


A um certo costume na animação japonesa onde o mês de outubro é o período que os melhores animes do ano são lançados. Não sei o motivo disso acontecer, mas o caso é que esse mês é sempre muito aguardado pelo publico que gosta de animação japonesa.

Vejo que essa temporada de outubro vai ser uma das melhores que já presenciei. Mas uma coisa nela tem em comum: a quantidade de animes adaptadas de jogos. Como esse meu blog eu comento e gosto de frisar o entretenimento desse tipo de jogo, achei uma boa ideia comentar sobre os animes que vão futuramente chegar no mês de outubro para você que gosta de adaptações de jogos japoneses.

Sabemos que o mês de outubro ainda esta "longe", mas nada melhor do que citar já os animes que você pode ir aguardando o seu lançamento, e não ficar perdido com a quantidade de animes que vão aparecer assim que começar a temporada.



Little Busters!: Refrain

Como não poderia deixar de comentar, a segunda temporada de Little Busters "Refrain" vai sair nesse mês de outubro. Para aqueles que são fãs da franquia de jogos da Key, ou que simplesmente curte seus animes. A historia vai continuar e vai contar o arco final da historia da visual novel.

O anime de Little Busters inicialmente foi marcado por polemicas, como a da Kyoto Animation que largou o barco e não quer mais fazer adaptações da empresa Key. Onde agora a Kyoto Animation faz animes de homens fêmea que praticam natação. Por outro lado a J.C Staff é a responsável por animar essa obra, que querendo ou não, não alcançou o nível de qualidade que a Kyoto Animation sempre apresentou nas suas adaptações.

Enfim o anime conseguiu vender, e a segunda temporada esta ai para provar isso.



Pokemon X/Y

Mais uma temporada da eterna luta do garoto que continua deitado em coma numa cama de hospital. Ash (Satoshi) vai ir em mais uma aventura, onde o próprio título sugere que sera um novo anime de Pokemon que vai servir como propaganda para o seu novo jogo Pokemon X/Y.

Pra mim o melhor de Pokemon esta em seus jogos, e o anime serve basicamente para você ver os lugares do jogo animados. Mas sempre em uma nova temporada de Pokemon eu assisto pelo menos 10 episódios para conhecer os novos personagens que vão acompanhar a aventura de Ash, para assim eu saber quem é quem nos próximos filmes que com certeza vão estrear.






Na temporada anterior o Pokemon Best Wishes estava até legal, onde colocam Ash e a equipe Rockter cada um com seu caminho, onde fez assim o anime ficar mais dinâmico e menos cansativo. Alem que na mesma época estava jogando Pokemon Black, e ver Ash passando pelas mesmas cidades que eu estava passando no jogo era uma experiencia muito legal. Até o ponto que decidiram recolocar a equipe Rockter de novo interferindo o caminho de Ash, onde a partir dai parei de assistir o anime.

Porém mesmo assim o Best Wishes tem seus méritos, onde um deles servem como "prequel" da personagem Iris onde é a líder de ginásio no Black/White 1 e a líder da four legue do Pokemon Black/White 2. O anime serve para você entender como essa personagem loli conseguiu se desenvolver e se tornar o que ela é no jogo.

Só espero que todo esse boom do Pokemon X/Y ajudem ao 3DS ser destravado, fazendo assim o mesmo ter emuladores e acabar com a maldita trava de região. O que não acho muito difícil de acontecer no futuro.



White Album 2

Mais um anime adaptado de uma visual novel. White Album 2 foi uma visual novel bem popular na época de lançamento. O drama inserido na visual novel é do estilo Nakige (Clannad, Air) e Utsugi (Saya no Uta). Para quem esta estranhando, é que nos jogos de visual novel é normal darmos termos ao drama inserido nos jogos.

O drama Nakige é como as visual novels da Key, ele vai te apresentar no inicio um slice of life tranquilo e até de comedia, onde no inicio você pensa que é uma historia simples. E do nada começa a personagem a sofrer problemas familiares, doenças estranhas e ate uma morte repentina. O foco do Nakige é fazer você chorar e se sensibilizar com o problema dos personagens. Por outro lado o Utsugi ele tem mais a proposta de te deprimir do que chorar.

O drama Utsugi podemos inserir em animes como: Saikano, Evangelion e Sola. O foco desse drama não é ter um final feliz, ele apresenta um roteiro onde os personagens não tem esperança no futuro. E nesse estilo o final costuma ser triste e depressivo. Se você assistiu Saikano ou jogou Saya no Uta é esse tipo de narrativa que o Utsugi tenta te passar.

O White Album 2 ele te passa o universo desses dois estilos de drama. Então basicamente no inicio do anime ele vai apresentar um slice of life bem padrão para depois começar o drama e depressão. Então basicamente os primeiros episódios desse anime devem ser bem chatos, para depois começar a ter uma boa qualidade na historia.



BlazBlue: Alter Memory

Não preciso nem dizer que esse vai ser o anime mais aguardado da temporada de outubro. Essa vai ser a adaptação de um dos jogos de luta mais populares atualmente, o BlazBlue. O jogo consegue ser um bom jogo de luta com gráficos 2D, alem de ter uma excelente historia de sci-fi.

No modo historia do jogo, cada personagem presencia um acontecimento no universo do jogo, fazendo assim cada personagem ser útil para você entender a historia completa. Então a empresa que vai animar vai ter que ter cuidado para conseguir inserir a historia de maneira coerente, alem de não deixar de lado determinado personagem.

Eles devem saber o quanto os fãs desse jogo estão esperando uma boa adaptação. Afinal até agora os mangas que lançaram do mesmo foram um verdadeiro spin-off para agradar os fãs do jogo, mas nada que contasse a historia original. Nesse mês de outubro vamos ver se eles vão seguir fielmente a obra, ou vão fazer um anime qualquer com fanservice (desde fanservice com golpes e cenas sensuais).

Agora só resta aguardar, mas de qualquer forma mesmo não sendo um anime a altura do jogo, só em ver BlazBlue sendo animado já é um sonho que se torna realidade, agora só falta animarem Mother 3.



Log Horizon

Esse é mais um dos animes que aguardo para essa temporada de outubro. Diferente dos outros citados ele não é adaptação de um jogo e sim de uma light novel. Mas mesmo assim não torna o lançamento do anime menos animador e nem foge do contesto de animes que se baseiam em jogos.

A light novel é do mesmo criador de Maoyuu Maou Yuusha. Mas em vez de ter um herói e um maou, esse anime vai falar de um MMORPG Online. Seguindo a linha do Sword Art Online, um popular jogo online "Elder Tale" é o MMO do momento. Vários jogadores transferem sua consciência para dentro desse universo virtual, para assim fazer amigos, evoluir suas habilidades e matar chefes.

Tudo estava indo bem até o momento que estavam fazendo a atualização do jogo. 30,000 jogadores estavam logados enquanto o mundo era atualizado, porém a atualização não deu muito certo. A atualização deu problema depois que o Windows 8 deu tela azul da morte, fazendo assim dar bug justamente na função de deslogar do jogo. Essa é uma breve sinopse da historia.

Diferente de Maoyuu, o Log Horizon pretende ser bem mais aventura e shonen do que seu outro projeto. Provavelmente muitos dirão que é imitação descarada de Sword Art Online, mas vale lembrar que o light novel de SAO é de Abril de 2009 e Log Horizon é de Abril de 2010. É uma distancia bem curta alem que mundos paralelos virtuais não é algo tão novo assim, afinal temos a serie Hack.



Diabolik Lovers

Uma adaptação da visual novel Otome "Diabolik Lovers" de PSP. Esse vai ser o shoujo da temporada que foi baseado de um jogo bem popular para o publico feminino.

Como em qualquer shoujo que se prese a protagonista é tabua, desastrada e costuma ser sem sal; principalmente se vê coisas sobrenaturais. Rola um boato na escolinha que tem garotos vampiros e que eles são sádicos e dominadores que nem Christian Grey do 50 Tons de Cinza. Só com a única diferença é que eles não fazem contratos, eles agarram a vitima e passa a mão e as pressas em lugares "indesejáveis".

Pelo que da para reparar vai ser aquele shoujo ao estilo Hana Yori Dango. A garota no inicio é atormentada no e sofre bastante, mas aos poucos vai conseguindo pontos de relacionamento, e antes o vampiro de coração preto vai mudando a cor do seu coração para roxo, depois azul, ficando verde, dourado e por ultimo vermelho, onde nesse ponto a garota tem o seu merecido final feliz com o vampiro sádico. Não curto shoujos, sou mais uma ação básica para variar. Mas como o publico leitor feminino de 3 pessoas do blog me recomendaram fortemente, eu pretendo assistir o anime.



Walkure Romanze

De todos os animes esse vai ser o mais do mesmo. A visual novel é do mesmo criador de Princess Lover, que também ganhou um anime, onde o anime ganhou um OVA, só que pra surpresa de muita gente foi um hentai mostrando o que o anime não mostrou. Se o Walkure Romanze vai seguir a mesma linha só tempo dirá.

Animes adaptados de visual novel muito slice of life romântico, na minha opinião não costumam ser algo muito interessante. O roteiro desse tipo de jogo, não é algo muito interessante em ver numa animação. É algo que é melhor aproveitado no próprio jogo, onde no mesmo você consegue ter uma imersão melhor daquele ambiente.

Logico que o publico que gosta de visual novels e jogou o jogo tem mais chances de curtir o estilo do que quem não curte jogos. Mas ao publico geral (pelo menos no ocidente), anime assim não são muito atrativos, apesar que época vi muita gente curtindo Princess Lover, quem sabe isso não se repete nesse anime.

Enfim esses são os animes da temporada de outubro que pegam referencia a jogos japoneses. Quem gosta desse tipo de anime e gosta bastante de jogos, essa temporada vai ser um preto cheio pra você. Quais os animes dessa temporada que você pretende assistir?

This entry was posted in ,,. Bookmark the permalink.

3 Responses to Temporada de Outubro 2013. A temporada perfeita para quem gosta de jogos japoneses.

  1. Esquálido says:

    De tudo que foi comentado só me interessou mesmo foi a animação de BlazBlue e o White Album 2 (mesmo assim eu preferiria jogar antes, pois essas adaptações não costumam ser muito boas...)
    Animes de Pokemon são tão repetitivos quanto programas de comédia de sábado a noite (mas adoro os jogos), animações sobre jogos online não curto e shoujo desse tipo muito menos...
    Para finalizar, não entendi uma coisa: o que é um preto cheio para você?

  2. Anônimo says:

    Gosto de suas matérias e as vezes as leio, mas quando vi essa parte falando de Log Horizon me incomodei, pois a diferença de um ano é o suficiente para pegar a ideia dos personagens presos no jogo e temos .hack também com alguns azarados que ficaram presos no game e por ai vai.

  3. Anônimo says:

    Pena que a maioria das adaptações que estão por vir serão de LN (Light Novel), quando são de VN (Visual Novel) e você não gosta do final, basta ir jogar e escolher outro, com exceção de LB que já diz qual rota vai seguir.

Leave a Reply