Anime do ano. Vocês estão levando isso muito a serio.


Em qualquer entretenimento que se prese, como: cinemas, games, quadrinhos e desenhos. Gostamos de analisar e darmos um veredito de qual foi a melhor experiencia que tivemos com esse divertimento que consomem variar horas de nossas vidas. Porém com o excesso desses elementos, temos a tendencia de fazer reviews, darmos notas para assim meio que facilitar a busca de quem procura algo para assistir, ler ou jogar, sem ter a necessidade de passar muito tempo procurando algo bom pela internet ou na locadora.

Mas como somos seres humanos temos a tendencia de criticarmos quem elogiou ou denegriu determinada obra, e assim lotarmos a timeline do twitter de xingamentos por determinado site ter dado 9/10 no novo GTA. Isso não é algo novo, afinal isso sempre vai existir, desde que tenhamos pensamentos diferentes sobre entretenimentos, discussões como essa sempre existirão na internet.


Sera mesmo que reviews e notas tem que ser levado a serio? Da mesma forma que determinarmos qual foi o melhor anime do ano é algo que pode ser no minimo coerente? Sou até suspeito de falar isso, afinal nunca levei a serio reviews e muito menos notas. Costumo dar uma breve analise sobre algo que gostei bastante e dou minha opinião sobre a obra.


Então por que estou falando sobre esse tema? Porque acho interessante discutir, afinal de certa forma é um tema interessante. E para dar o ponto de partida, vamos falar sobre o termo "Anime do ano", que muitos costumam dar sua opinião de qual seria a melhor animação japonesa que surgiu no ano atual. E como todo ano, vejo que as pessoas gostam de se degladiar sobre isso. Uns levam na brincadeira, e outros levam no pessoal.

Uma das discussões que vi acontecer na internet é elegendo o "Shingeki no Kyojin" o melhor anime do ano. Uns concordaram, outros discordaram, outros se irritaram tanto que se transformaram em super saiyajin na internet e saíram na porrada verbal. Na industria japonesa costuma ter eventos que determinam qual foi o melhor anime do ano (onde na maioria são animes que não gosto) onde ganham uma premiação. Enquanto aqui temos os blogs e narotos que determinam o melhor do ano.


Enfim a conclusão que podemos tirar disso é que cada um vai ter uma opinião diferente sobre o assunto. E antes de ser inserido o termo "imparcial", não acredito nisso. O que posso falar sobre "Anime do ano" é que é algo muito pessoal. Se você gosta de anime de romance, um anime como Shingeki no Kyojin com certeza não vai ser o anime do ano pra você. Caso você curta mais ação e lutinha o Shingeki no Kyojin pode ser o anime do ano pra você, apesar que gosto de ação e não curti muito o anime.

Se você gosta de ecchi e obras extremamente erotizadas e com garotas mostrando a calcinha e gritando que nem gato. O High School DxD New tem grandes chances de ser o anime do ano pra você. Ou seja, esse lance de melhor é algo bastante pessoal, não adianta determinarmos qual seria o melhor para os outros. Pra min isso pode ser bastante conveniente, afinal não me interesso por reviews e não levo isso a serio.

Gosto mais de valorizar opiniões sobre o publico que faz mais do meu circulo de entretenimento. Mas como nem todo mundo pensa como eu, gostaria de uma segunda opinião sobre o tema. Como você julga essa coisa de anime do ano e reviews. Você acha algo que deve ser levado a serio, por ser uma critica? Ou você não se importa com isso e prefere tirar suas próprias conclusões sobre uma serie?

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

12 Responses to Anime do ano. Vocês estão levando isso muito a serio.

  1. Esse é um tema bem interessante, na verdade. O assunto, ao menos, deve ser levado com seriedade, senão não existiriam premiações como Oscar, Tokyo Anime Award e várias outras coisas do tipo. É claro que os críticos "que manjam", geralmente, vão determinar qual é o melhor animê do ano, o povo concordando ou não. O certo seria haver categorias mais específicas, e não apenas o melhor do ano. Existem, anualmente, pelo menos 10 animês que merecem ser citados como melhores, mas alguns o pessoal nem assiste, alguns o pessoal não considera por se rmuito hipster, dentre outros motivos.

    Eu gosto de fazer postagens de final de ano como "Destaques do Ano". Shingeki, por exemplo, não concordo que seja o melhor animê do ano, mas, com certeza, irei citá-lo, assim como citei Sword Art Online ano passado, mesmo este tendo sido um animê muito fraco; afinal, ele mexeu com muita gente, ficou famoso em muito lugar. Eu sou daqueles que fica irritado por muitos, inclusive os "críticos que manjam", aplaudirem tanto Shingeki - estou falando aplaudirem, não gostarem. Gostar, também gosto, mas acho exagerado o hype. De qualquer forma, acredito que o certo seja ser mais cauteloso na hora de falar sobre os melhores. Ou, se for apenas apelar para o gosto pessoal, que diga isso e avalie pelo o que você sentiu, o que é bem diferente de a obra ser realmente boa - o que também é relativo, mas enfim...

  2. Esquálido says:

    Bom, eu leio sim review de anime, mas geralmente só leio reviews de poucos sites ou pessoas, pesquiso as reviews antigas e avalio o gosto da pessoa, se for compatível com o meu passo a acompanhar e assim descobri muito anime bom, assim como deixei de ver muita coisa que não me interessa também. Às vezes leio reviews aleatórias, mas sempre pulo a parte da nota, leio apenas os comentários como o traço, a trilha sonora, enredo, se tem muito fan service etc. E se não gostar do anime, sempre temos a opção de desistir... (não gosto de usar palavras estrangeiras para palavras que já temos tradução). Um anime que todos falavam bem e eu decidi assistir mas odiei cada um dos episódios foi Monster. Agora com relação a Anime Awards, Oscar, Anime do ano, Melhor Anime de Todos os Tempos, passo fora disso, não leio a notícia e nem os comentários, isso é apenas festinha para divulgar patrocinadores, arrecadar fundos e puxar saco um do outro, não importa se é sobre anime, filme, esportes, livros etc. Cada um tem o seu gosto, o crítico só é alguém que estudou para impor os seus gostos na cabeças das pessoas fracas, e eu não faço parte desse grupo.

  3. o melhor anime do ano é Highschool DxD New com certeza

  4. Anônimo says:

    Tá,mas Watamote é o anime do ano.

  5. Shingeki é muito legal mas... sei lá... não consigo dizer que é o melhor do ano...
    Eu voto no Corpse Party Tortured Souls, se contar como OVA.

  6. Concordo plenamente contigo que não se deve levar muito a ferro e fogo e da questão da parcialidade, pois cada um tem sua visão, mas discordo no que tange ao aspecto de que não se deve levar em consideração a opiniões de outros locais e somente a do círculo do qual faz parte, pois como tu próprio disse "desde que tenhamos pensamentos diferentes sobre entretenimentos, discussões como essa sempre existirão na internet." e é interessante ver outros pontos de vista diferentes, já que podem ser pontos que não tínhamos percebidos ou reparados. Acho que ter uma visão crítica naquilo que vê e que faz é extremamente importante, mas não a ponto de querer discutir ou levar para o lado pessoal.

  7. Anônimo says:

    Pra começar a conversa as pessoas deveriam saber que não devem avaliar coisas subjetivas com "melhor" ou "pior", e sim pelo esquema do: "Se você gosta da coisa X e da coisa Y provavelmente vai gostar dessa também".
    Na melhor das hipóteses você pode fazer um ranking de vendas ou popularidade mas nunca de "valor".

  8. Kira says:

    Isto sempre levará a muitas discussões, não tem jeito. Participei de blogs,grupos e etc .. e sempre dá nisso. De qualquer forma, na maioria das vezes, os critérios avaliativos das outras pessoas são diferentes do seu, independente se a pessoa fez isso para uma premiação de Oscar e etc, ou se está fazendo isso em alguma página.
    O que se pode mesmo fazer é seguir a intuição , ou procurar pessoas com opinião e interesses próximos ao que te agrada,para buscar indicações e etc. Lembrando que as vezes, é bom ouvir a indicação de outras pessoas, mesmo que quebre a cara, mas você acaba saindo daquele seu padrão para ter uma nova visão. É claro, que a pessoa não terá o gosto 100% igual ao seu, mas avaliações são válidas e sempre serão. Afinal, nunca se sabe quando encontrará um leitor ou fan com a opinião semelhante a sua, e que possivelmente concorde com você e através da sua avaliação, teve a oportunidade de encontrar algo a mais,para adicionar a sua lista ne o/.

  9. Tsu says:

    O careca na segunda imagem é o One Punch Man?

  10. Anônimo says:

    Eu não dou muita bola para esses negócios de "Melhor anime do ano".. Há umas temporadas atrás, teve um anime chamado Letter Bee/Tegami Bachi, foi dado como um dos animes que menos teve destaque, "chato", "muita enrolação", etc etc e etc. Maaas, como eu queria ter minha opinião sobre o anime, fui lá e assisti. É um dos meus animes favoritos até hoje, puro amor aquilo. Na temporada do fim do ano passado, teve Code: Breaker, também com comentários tipo "pior adaptação do ano", "acabaram com o mangá", "história infiel ao mangá", "fraco", etc. Como eu estava sem muita coisa pra ver, fui assistir C:B, e foi um dos animes que mais gostei daquela temporada. A protagonista era muito chata, mas os outros personagens compensavam isso, eu achei. Gostei tanto que até fui procurar o mangá, e olha que raramente faço isso. E da temporada de abril, saiu Zettai Bouei Leviathan. Esse não teve comentários ruins, aliás, não teve NENHUM comentário praticamente, porque ninguém se interessou a ver (e no site que eu baixo, a nota estava com 5.9). Eu comecei a ver só pela qualidade da animação, e por envolver magias, não esperava nada desse aí, mas me divertiu mais do que vários animes daquela temporada. Eu gosto de tirar minhas próprias conclusões sobre os animes, aprendi a não confiar totalmente na opinião dos outros, afinal, como citado ali na postagem, nunca iremos achar alguém com 100% os mesmos gostos que nós. Eu gosto de ler reviews, mas costumo fazer isso depois de terminar o anime (para evitar spoilers até), só para saber a opinião das outras pessoas sobre a obra. E reviews são interessantes porque, as vezes algum detalhe do anime passa despercebido, se o autor do review cita e explica esse detalhe, dá pra conhecer melhor sobre o anime. Esse detalhe pode ser uma parte da história que ficou meio vaga, uma referência, uma mensagem oculta, etc. Da temporada de abril eu diria que o melhor anime pra mim foi Devil Survivor 2 (adoro Shin Megami Tensei!), Aku no Hana (eu já acompanhava o mangá antes, e ignorando os mimimis por causa da rotoscopia, a adaptação ficou bem fiel ao mangá. E os traços do anime deram até um ar mais sombrio, o que eu gostei muito rs).

  11. Esquálido says:

    Mais um fá de SMT!!! O anime de Haku no Hana é melhor que o mangá (claro que o mangá conta muito mais da história) porque o mangá tem um traço infantil que eu odiei, enquanto que a rotoscopia do anime deu um ar maduro e sombrio que eu adorei! Todos que conseguiram ver até o episódio 7 adoram Aku no Hana (depois do anime eu até li o Flores do Mal, apesar de não ter nada a ver com o anime.... mas quem sabe um dia não aparece uma Sawa na minha vida, quem sabe........)

  12. Olha não da para falar qual foi o melhor da temporada mas...
    O anime mais assistido é o mais comentado de toda a temporada foi Shingeki no Kyojin

Leave a Reply