Por que quem joga vídeo game aprende inglês com mais facilidade?


Costumamos falar que o vídeo game é um grande influenciador para as pessoas aprenderem inglês. Principalmente para a geração mais nova que gosta de passar varias horas jogando vídeo game. Porém nunca vi ninguém discutir o por quê de vídeo game ser uma fonte de entretenimento tão boa para o aprendizado dessa língua.

Como sabemos o inglês já é integrado na escola, mas infelizmente poucos dominam a língua falada, e muitos não chegam a ler um simples texto nesse idioma. O ensino do Brasil não é la essas coisas, isso nunca foi novidade, mas tem um grande teor que influencia nessa falta de aprendizado no idioma: a falta de interesse.

Afinal para que você vai usar o inglês? É a mesma coisa do cara que vai fazer programação na faculdade, pra que diabos ele vai ter que aprender química para saber programar e fazer cálculos matemáticos? Química não vai ser útil para essa pessoa, onde não vai ter interesse na matéria e não ser tão bom no mesmo. A mesma coisa acontece para uma língua estrangeira, pra que você vai aprender inglês se você não vai usar.


Se você não tem interesse na matéria, não a coloca em pratica, logo fica muito difícil você dominar a língua, onde pelo menos no Brasil se tem muita deficiência no inglês. E vale citar que com um ensino fraco do mesmo, o aprendizado fica muito ruim para o estudante, fazendo o mesmo na maioria dos casos investir num curso de inglês para realmente dominar o idioma.

Então com um péssimo ensino como diabos alguém pode aprender inglês jogando vídeo game? Como foi dito anteriormente, uma dos principais fatores para o cara não aprender inglês é pelo fato dele não ir usar isso em lugar nenhum, fazendo assim ele também não ter interesse em aprender a língua.

No caso do vídeo game a pessoa ele quer passar daquele desafio e quer entender o que se passa. Fazendo assim ele se interessar pelo inglês para saber o que esta escrito la. O primeiro passo é dado, o cara esta usando o inglês na sua vida a não ser fazer provas, e logo em algo que ele considera um divertimento, um entretenimento. E com isso na maioria dos casos faz o mesmo dar o segundo passo, procurar entender melhor o idioma para entender melhor o jogo.


Como ele faz isso? Simples, pegando o dicionario e aprendendo o significado das palavras. Quem jogou RPG como Final Fantasy sabe muito bem que nas suas mãos ficava o controle e ao lado o dicionario, para ir traduzindo os longos textos que eram expressos no jogo. Mais cedo ou mais tarde, a pessoa vai usar menos o dicionario, por estar dominando grande parte das palavras que aparecem no jogo.

É por isso que você aprende inglês mais facilmente jogando vídeo game. Você esta praticando e obtendo conhecimento enquanto se diverte matando os monstros e evoluindo no seu jogo favorito. Porém infelizmente hoje em dia o que mais vejo é pessoas reclamando quando um jogo não esta em português, onde não custa nada a pessoa pegar um dicionario ou usar o próprio Google Translator para entender uma palavra. Não que você vá usar o Google Translator para traduzir um texto inteiro, coloque uma palavra que você não entendeu, exemplo "Pride" (orgulho, arrogância, vaidade)  que o Google Translator vai te dizer os significados.


Mas se você usa o Google Translator para traduzir um texto inteiro, primeiramente o texto vai vim errado e você não vai aprender inglês. Mas caso você não confie no Google Translator e não tem um dicionario, tem um dicionario online muito bom que é o "Linguee" que mostra vários exemplos de como uma palavra pode ser usada. Caso você esteja aprendendo o inglês do zero, tem um aplicativo para Android e iOS chamado "Duolingo" que vai dar para aprender muito bem o idioma escrito e pode te ajudar bastante a entender o inglês escrito.

Ou seja hoje em dia só não aprende inglês quem não quer. Enfim qual sua opinião sobre assunto? Você acha que o vídeo game é um bom entretenimento para fazer a pessoa aprender inglês, ou uma coisa não tem nada a ver com a outra.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

8 Responses to Por que quem joga vídeo game aprende inglês com mais facilidade?

  1. Esquálido says:

    Muito bom esse tema! Quando comecei a jogar o SNES eu jogava no modo erro e tentativa, ficava fazendo tudo o que era possível até acertar, por isso só jogava jogos como Mario, Megaman, Castlevania, Contra (afinal nem adiantaria o jogo ser em português, eu ainda nem tinha sido alfabetizado direito! Comecei a jogar com 4 anos). Mas aí eu conheci o RPG, adorei o estilo de jogo, mas não entendia nada, passei a a jogar com o controle numa mão e o dicionário na outra! Sei que não sou fluente em inglês, mas era bom aluno no colégio. Hoje sempre jogo com o google tradutor aberto, apesar de quase não usar ele mais, mesmo quando jogo VN. Muitas vezes algo que quero ver só tem legendas em inglês e acho que isso também foi um grande fator para aprender. Graças aos jogos e internet hoje até leio livros em inglês!

  2. Everton says:

    Com relação ao comentado sobre programação, existem muitos casos que se precisa implementar fórmulas matemáticas, algumas vezes muito complexas. Então, se o cara não entende matemática, será incapaz de fazer algo desse tipo. O mesmo vale para qualquer outro tema, o programador precisa entender o que esta fazendo, caso contrario, sairá tudo errado.

    Voltando para o tema deste post, se não fosse pelo entretenimento digital, eu com certeza não saberia metade do que sei agora. Pena que esta estratégia só funciona com línguas que possuem os mesmos caracteres que a nossa. Digo isso por que estudo japonês, e mesmo já tento 1 ano e meio de curso, é extremamente difícil ler, apenas algumas frases ou palavras.

  3. jonhmaster says:

    Everton, eu disse que o cara não precisa saber Química para programar, e não matemática. Alias é uma matéria de exatas, se o cara não sabe matemática é bem difícil para quem vai fazer: sistema da informação, ciência da computação e engenharia da computação.



    "É a mesma coisa do cara que vai fazer programação na faculdade, pra que diabos ele vai ter que aprender química para saber programar e fazer cálculos matemáticos?"

  4. Everton says:

    "Parece" que ocorreu um erro de interpretação. Mas ainda assim, depende do propósito do software. Mas é óbvio que o programador se focará apenas no que precisa saber.

  5. Anônimo says:

    Texto daora.
    Realmente nunca vi ninguém discutindo sobre esse assunto...

  6. Anônimo says:

    Só respondo uma coisa,
    jogar qualquer pokemon inteiramente sem cheats me ensinou metade do inglÊs que conheço (Pkmn Yellow)
    e quanto a outra metade, foi de pouquinho em pouquinho, mas ler Light Novel, ou jogar Visual Novel também ajudaram bastante, inclusive atualmente (lendo Infinite Stratos) eu tenho aprendido umas palavrinhas novas, mesmo já sabendo um bom inglês

  7. Eu aprendi inglês principalmente por causa de jogos envolvendo textos muito longos, na maioria rpgs e visual novels. O primeiro game que eu me lembro de ter jogado aos meus sete foi Chrono Trigger para Snes (genial!) e depois não parei mais. :3 Depois de quase duas décadas forçando a barra para ler eu posso finalmente dizer com orgulho que domino o inglês e não preciso mais de um dicionário ao meu lado. Na verdade, eu assisti um episódio legendado em português de Shinseki no Kyojin recentemente e me surpreendi percebendo que eu lia mais rápido as legendas em inglês do que as na minha própria língua! Bizarro né? All hail the games! E sinceramente, eu espero que nem -todo- o game acabe saindo em português justamente para forçar a galera a aprender a língua... Quem não sabe não tem noção do universo de conhecimento que está perdendo de ler!
    Abraços. E obrigada pela matéria.

  8. Unknown says:

    É exatamente muito bom jogar rpg, além da imensa diversão, aprendemos muito o inglês, mesmo eu não falando fluentemente, já entendo grande partes das palavras e formo frases até, muito bom !!

Leave a Reply