MMORPG. Um estilo morto?


Quem não se lembra dos bons tempos quando as lan-house ficavam lotadas de jogadores de MMO. Afinal na época do Ragnarok Online, Mu Online, LineAge II, Gunbound entre outros, esses tipo de jogos eram bastante populares. Porém o tempo passou e parece que cada vez mais esses tipos de jogos estão sendo menos jogados e até mesmo esquecidos pela grande parte das pessoas. Afinal hoje em dia quase todo jogo tem um sistema online, o que fez o MMO perder muita força.

Não que o MMO tenha morrido, mas perdeu muito poder em relação ao inicio, onde tínhamos vários jogos onde conseguiam sobreviver com mensalidade dos jogadores, onde hoje em dia ter um jogo pago mensalmente é um projeto bem arriscado. Até jogos famosos como Tera Online teve que aderir ao free-to-play para conseguir mais jogadores, pelo fato do sistema de mensalidade não estava dando certo. O estilo teve muitas baixas e não é qualquer jogo que consegue sobreviver no mercado.


Mas graças a esse tipo de pressão que fez surgir jogos como League of Legends que hoje em dia é considerado "esporte", onde basicamente faz grande parte das pessoas abdicarem de sua vida pessoal para ficar jogando e falando besteiras no chat do jogo. Nada que já não se faça num MMO por natureza.

MMO não é um tipo de jogo que faz meu estilo. O que eu realmente joguei de verdade foi Ragnarok Online na época que era pago, onde foi a melhor fase do jogo aqui no Brasil. E o segundo foi Pangya, aquele jogo de golfe irritante que era fácil de jogar. Posso afirmar que tive boas experiências jogando Ragnarok Online, foi um jogo divertido enquanto durou, valeu o gasto mensal no jogo e proporcionou boas horas de diversão. E acho que foi graças a essa experiência que me fez ter um certo preconceito com jogo free-to-play.


Enquanto no jogo pago você vai ter um gasto fixo onde o seu ganho e vitorias vai depender de sua habilidade e tempo de jogo. No caso do free-to-play você só vai conseguir competir com os melhores se fizer um pagamento. Onde muitas vezes você acaba gastando mais do que pagando um jogo de assinatura mensal. Os MMO não morreram eles meio que se reinventaram para se adaptarem aos tempos atuais. Não é a toa que empresas como a Square Enix esta querendo entrar nesse ramo. A Square Enix já tem seus Final Fantasys e Dragon Quest online. E agora a Square Enix tem planos de lançar um jogo social de Final Fantasy Tactics Online.

Jogos sociais andam sendo um boa formula de escape para grandes empresas. O jogo social não deixa de ser um MMO para esse tipo de caso, afinal você esta jogando com outras pessoas e não só cuidando de sua fazenda sozinho. Apesar que vi muita gente reclamando dos tais Final Fantasy Tactics Online e Breath of Fire 6. Sera que é tão ruim termos jogos assim? É difícil dizer, principalmente por esses jogos nunca saírem no ocidente, onde fica difícil dizer se o jogo é bom ou ruim. Mas o Final Fantasy Tactics Online é um dos jogos que gostaria de jogar.


Não considero os MMO e MMORPG um estilo que morreu. Eles vivem, só que a diferença é que eles deixaram de ser os grandes astros dessa plataforma que eles dominavam. Afinal quase todo jogo de console tem um modo online, onde permite as pessoas jogarem entre si. Alem que no inicio o MMORPG era muito usado como uma forma de se comunicar com outras pessoas. Só que sabemos que hoje em dia com tantas redes sociais e serviços como Skype, abriu-se uma outra porta para a socialização dos jogadores. Se o melhor para esses jogos, sejam virar jogos sociais para smartphones isso eu não tenho como afirmar.

Mas que jogos assim andam bastante populares no Japão isso é inegável, só gostaria de ver mais interesse de ter esses jogos localizados no ocidente, para nos experimentarmos esse novo universo. Enfim, qual sua opinião sobre MMORPG. Você acha um jogo divertido de jogar ou não gosta desse tipo de jogo? Os MMORPGs estão mortos ou eles estão mais vivos do que nunca?

This entry was posted in ,,. Bookmark the permalink.

8 Responses to MMORPG. Um estilo morto?

  1. Maicon² says:

    Gosto de mais dos MMORPGs, mas isso de free-to-play... me irrita de mais! Talvez os MMORPG estejam "caindo" mesmo; Parece que a cada ano que passa os os desenvolvedores querem saber só de, gráficos e mais gráficos. E o conteúdo, cade?

  2. MMO ó não é um estilo morto de jeito nenhum, apenas esta mudando, alias muitos games tradicionais tem se tornado MMO, com a evolução do computador MMO é o futuro, mas a mêcanica e outros fatores tem evoluido, um MMORPG dos proximos anos serão diferentes dos anteriores, cada estilo tem seu momento de BOOM medieval e após isso ele não morre, mas sim se estabiliza. Ai pro estilo de jogo sobreviver vai dependendo do que ele oferece e do atendimento ao cliente deles...

  3. GuiRod22 says:

    Eu gosto de MMORPG, antes eu jogava muito Gunbound, mas depois que eles venderam pra outra empresa, começou tudo a ficar com cash, hoje só pessoa com dinheiro até na cueca consegue jogar. Eles começam a cobrar tudo no jogo. Outra coisa que estragam os MMORPG são os hacks, algumas pessoas não sabem jogar de boa e usam eles. Grand Chase é um bom exemplo disso. Mas não acho que eles estejam morrendo, tanto é que alguns meses atrás lançaram Elsword aqui no Brasil.

  4. Esquálido says:

    MMORPG está fadado ao esquecimento em um mundo onde os jogos de FPS de todos os consoles possuem modo online.... Apenas alguns jogos de MMORPG sobreviveram e a maioria no Japão (MMORPG era praticamente um grinding sem história). Jogos sociais fazem sucesso por serem simples divertidos e permitir fazer o que as pessoas mais gosta: se comunicar.
    OBS: odeio FPS......
    OBS2: Cadê a matéria sobre Pokémon!
    FC para lutar 4038-6917-5044 (tenho o X)

  5. Concordo com o Anderson dos Santos...
    Muitos jogos tradicionais estão ganhando versões em MMO.
    Será o futuro mesmo, ninguém quer saber mais de jogar sozinho.

  6. Anônimo says:

    Também joguei Ragnarok na época das mensalidades e sinto saudade. O ambiente de jogo era saudável, não se passava raiva com hack ou trolls. Jamais se conseguiu algo semelhante em outro jogo aqui no Brasil.

    Vendo os casos de corrupção no jogo envolvendo GM's eu me pergunto porque diabos a empresa passou incólume.

  7. eu ainda jogo ragnarok e me divirto muito :D

  8. Anônimo says:

    Olá, comecei a olhar o blog de vocês e gostei dos tópicos que vocês falam.

    Jogo MMORPG's e gosto muito, são meus jogos preferidos. Mas é o que você disse, eles estão caindo aos poucos. Jogos como Ogame que é um jogo estilo guerra espacial ao meu ver está tendo poucos jogadores novos, e nos servidores novos que abrem entra mais são os veteranos. O mesmo vale pra Ragnarok que jogo a quase 8 anos, os servidores pagos mensalmente não existem mais, agora é só uma vez que se paga e pronto, pois os mensais estavam vazios ninguém quer mais pagar jogos hoje em dia. E posso ainda afirmar que se não for feito uma melhor propaganda para os MMORPG's eles podem até irem caindo um a um.
    Principalmente porque ninguém quer gastar seu tempo em um jogo desse que para começar a diversão de pvp e etc levasse bastante tempo como em Ragnarok e depois acabar sendo hackeado e a Empresa não se responsabilizar a ajuda-lo a recuperar o que é seu.

Leave a Reply