Pokemon Pinball. Uma franquia desconhecida que provavelmente você nunca ouviu falar.


Como estamos no mês do lançamento do novo Pokemon. Decidi fazer mais postagens sobre essa imensa franquia de jogos. Mas em vez de ficar falando dos jogos da franquia original, decidi falar sobre os jogos spin off da franquia. Vou começar a falar do simpático jogo de pinball de Pokemon, onde é um jogo que não foi tão comentado em relação a outros jogos spin off da franquia.

Não que o jogo seja ruim, ele é bem divertido e tem regras bem simples de entender mesmo para aqueles que não entendem muito de pinball. Na verdade jogos de pinball em vídeo game nunca foram muito bem recebidos. Não são jogos que puxaram um grande público, além de não ter empresas de jogos especializados só em fazer jogos de pinball para consoles.


Quando jogos de pinball saiam para consoles costumavam ser de um personagem e jogo conhecido, onde inseriam eles no mundo do pinball. Como foi no caso de Kirby, Sonic e Pokemon.

A primeira vinda de Pokemon Pinball foi no game boy color, onde pegavam pokemons do blue e red. Como o game boy color tem apenas 8 bits o jogo não ficou tão proveitoso na jogabilidade, além de ter poucas partes da messa que serve para ganhar pontos. Ficou basicamente uma jogabilidade bem limitada, além dos pequenos bugs que faziam a bola cair direto no meio, fazendo assim você perder o jogo; e ficar frustrado.

Basicamente o jogo você usa a pokebola como a bola do pinball onde o principal objetivo é ganhar pontos capturando pokemons, onde depois de capturar uma quantidade considerável você ia para o bônus. Eu recomendo não jogar a versão de game boy color e começar logo na versão do game boy advanced onde é a versão ruby e sapphire.


O segundo e ultimo jogo de Pokemon Pinball saiu para game boy advanced que pega a terceira geração de pokemon, onde teve uma evolução muito boa em relação ao seu jogo anterior. Tem bem mais coisas para fazer na mesa de pinball. Além de capturar pokemons que da pontos, agora você tem varias fases de bônus que dão bem mais pontos que capturar pokemons.

E agora além do bônus tem fase de chefes onde é o que da mais pontuação. Porém você só ganha a recompensa dos pontos caso derrote o chefe, se perder você não ganha nada.

No meio da partida é possível ganhar dinheiro onde você pode comprar ball save, comprar outra bola e até multiplicar os pontos. E como não podia deixar de ser o jogo tem uma boa melhora gráfica, além da jogabilidade ser boa e as músicas empolgarem a jogatina.


Enfim a evolução do jogo é visível, e tem aqueles bons elementos de arcade onde torna tudo bem divertido. Porém o pinball de pokemon não perdurou para as novas gerações o que é uma pena. Mas continua sendo um bom jogo para se jogar hoje em dia sem medo.

É aquele jogo onde te faz querer sempre melhorar seus records e para aqueles que gostam de capturar todos os pokemons, ele tem a pokedex onde mostra quantos pokemons você capturou e viu durante suas partidas.

Pokemon Pinball não é um dos melhores jogos da franquia. Mas consegue adicionar funções e novas experiências no universo do pinball. É um bom jogo para quem gosta de partidas rápidas onde da para jogar tranquilo com um emulador de game boy advanced num PC ou Smartphone.

This entry was posted in ,,,. Bookmark the permalink.

1 Response to Pokemon Pinball. Uma franquia desconhecida que provavelmente você nunca ouviu falar.

  1. Luis San says:

    eu já conhecia, quando eu era pequeno meu primo baixou pra mim é bem legal, principalmente os lendarios.

Leave a Reply