Chega manga novo no Brasil. Mas o povo sempre reclama.


Pra você que costuma ficar de olho em noticias, provavelmente soube de três noticias polemicas que aconteceram na semana passada. A primeira e menos importante é do aplicativo "lulu" onde serve para as mulheres jogarem na internet sua raiva e frustração contra os homens. O segundo é sobre o primeiro comprador do PS4 e o terceiro que vai ser tema dessa postagem sobre a polemica do manga Vinland Saga da Panini.

Mas o que diabos um aplicativo, o cara do Entei e o caso da Panini lançar Vinland Saga no Brasil tem em comum? Simples, por ser uma polemica inútil. Vamos começar a historinha no inicio. A Panini Brasil tava dando dicas sobre um futuro manga que ia lançar aqui no Brasil.

Eles com o intuito de viralizar, lançaram uma frase que fizeram muitas pessoas darem suposições sobre qual seria o futuro manga que a empresa ia lançar. Muitos deram suposições que seria Magi, outros falaram que seria um manga shoujo que não vende e outros citaram que seria um manga bizarro. Porém nenhum deles acertou, e acabou sendo o manga de Yukimura Makoto do mesmo criador de Planetes o Vinland Saga.


O manga a ser anunciado era desconhecido para muitos e depois disso um grande publico começou a lotar de comentários na fanpage da Panini fazendo reclamações a escolha. Na internet essa discussão acabou se formando em dois grupos, uns que xingaram a Panini e outros que xingaram quem estavam xingando a Panini e outros que aproveitaram para baixar todo o manga que estava traduzido em português no Uchiha Translators.

Como sabemos numa briga entre nerds (ou otakus se preferir) sempre acaba da mesma forma: ficam batendo boca e não chegam a nenhuma conclusão. Mas como o cara esta no computador provavelmente o máximo que vai acontecer é ele te chamar de poser e que é menos otaku (como se isso ferisse o orgulho de alguém).

No final foi algo que não deu em nada. Porém o que podemos tirar desse caso? As pessoas podem reclamar de algum manga que tal empresa traz ao Brasil? Sim, é logico. Afinal como consumidor você tem o direito de reclamar, mas não se deve esquecer que antes de reclamar tem que se ter um pouco de propriedade no que fala.


Quem perdeu mais nesse caso foi quem reclamou de quem estava reclamando do manga. Primeiro por que em qualquer fanpage na internet, principalmente de produtos sempre tem gente que reclama. Onde vale lembrar que a maioria de quem reclama muitas vezes nunca comprou um manga na vida. Da mesma forma que acontece com quem compra um smartphone Android e reclama do iOS e Windows Phone. Ele vai reclamar, simples assim.

E por que o povo reclamou de Vinland Saga? Pra fazer parte do assunto, como acontece na maioria das discussões desnecessárias na internet. Mas devido a isso surge algo pior do que fazer parte do assunto, que é "a polemica pela polemica". A pessoa em questão nem vai comprar o manga, muito menos ler, mas ela quer se destacar no assunto. Então começa a lançar varias perolas e ofensas para conseguir o máximo de visualizações e curtidas possíveis.

Porem o efeito costuma ser contagiante, fazendo uma pessoa de fora xingar os que estão reclamando fazendo a polemica aumentar. Ou seja, no final quem perdeu foi você, desse atenção ao troll e perde-se horas desnecessárias numa discussão inútil que não vai dar em nada e muito menos agregar conteúdo nenhum do que o publico brasileiro de mangas deseja consumir.


A Panini vai lançar Vinland Saga não é pelos comentários no Facebook ou no Twitter, é pelo simples fato deles analisarem o publico de mangas no Brasil e seu perfil, eles não estão trazendo o manga por que você esta pedindo, eles estão lançando por que tem mais chances de vender do que um shoujo qualquer.

Quer mostrar que a Panini esta errada, é fácil de fazer. É só não comprar o manga. A melhor forma de criticar o produto de uma empresa é não o comprando, não é comentário no facebook que vai fazer diferença. Então não adianta você se aborrecer por assuntos assim. Não importa quão bom seja o produto, vai sempre aparecer alguém nos comentários para falar mal do produto, mesmo nunca tendo consumido nenhum produto daquela marca.

A única coisa que resta você fazer é uma pesquisa sobre o produto antes de compra-lo, não adianta ler comentários alheios, não vai te trazer nenhuma informação útil. Se o manga for do seu agrado compre, se não for deixe o e procure outro produto. Não são comentários negativos que devem influenciar na sua compra e sim se o produto consegue atender suas expectativas.


Não sou consumidor de manga, parei de comprar mangas por aqui a um bom tempo. Prefiro gastar em algo que vai me garantir varias horas de diversão, tipo um jogo ou um livro. Consumir quadrinhos nunca foi para mim um grande prazer. Primeiramente por quase nunca ler manga, nem os disponíveis online estou lendo, esse entretenimento não me agrada tanto.

Entretanto gostaria da opinião de uma pessoa que costuma comprar mangas por aqui. O que você acha dessa polemica que aconteceu na fanpage da Panini em relação a rejeição de Vinland Saga? É uma discussão seria, ou algo bobo que não merece a nossa atenção?

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

5 Responses to Chega manga novo no Brasil. Mas o povo sempre reclama.

  1. Eduardo says:

    É só discussão inútil mesmo. Porque não lançaram o mangá X ou Y que queriam, vão lá e reclamam, como se o fato de estarem trazendo novos mangás fosse algum ruim. Pelo visto o pessoal acha que "xingar muito no twitter" realmente resolve alguma coisa...

  2. O lance que como nos games, a maioria do pessoal que reclama de mangás e HQ não são as pessoas que consomem.

  3. É meio inútil reclamar na internet mesmo, pois não tem como uma editora agradar a todos.. Pois em cada lugar da internet que você vai, tem uma pessoa pedindo um mangá diferente para ser lançado no Brasil. É impossível uma editora lançar tudo de uma vez só.. Por exemplo.. Tem o público que vive pedindo Magi, o que vive pedindo Kuroko no Basket, e o que pede Gintama. Se publicar Gintama, os outros dois lados vão reclamar "poderiam ter lançado Magi" "poderiam ter lançado Kuroko, estamos pedindo faz tempo", ou vice-versa. Então, não importa o quanto uma editora se esforce, nunca poderá agradar a todos. Eu gostaria que lançassem 2 mangás menos conhecidos por aqui.. Code:Breaker e Aku no Hana, rs. Não acho que isso vá acontecer, ou, que vá acontecer tão cedo, pelo menos.. Mas já aprendi que fazer petições, reclamar, ou mandar emails pra editora não vão adiantar nada. Fazer o que..

  4. Eu n conheço uma companhia de entretenimento q n vise lucros. A panini tbm quer lucro , e por tras desse manga escolhido tenho certeza q aconteceu um bom estudo para escolher o melhor manga para trazer ao brasil.
    Eu nunca comprei um manga na vida , mas ja tive vontade. Leio mto manga mas so os online , infelizmente sou so um estudande qualquer q n recebe mesada e n posso me dar ao luxo de gastar o pouco em manga (semana passada gastei quase 600 so em figures -.-")
    Criticar n é legal , se eu fornecesse um produto e ninguem comprasse eu n iria gostar ,mas tbm n iria perder a vontade. Mas se eu fornecesse um produto e viesse o mundo inteiro me xingar eu n ia ter vontade de continuar. Eu acho q os brasileiros estao se achando muito pra ficar criticando tudo q tentam trazer de fora pra ca. N consigo contar nos dedos quantos sites pedem apoio pra trazer materiais do japao pra ca , mas sempre q trazem algo q n os agrada o brasileiro cai matando em cima da empresa ( quando eu era pequeno fazia o mesmo , mas isso n me levou a lugar nenhum)
    Odeio ser criticado assim como tento evitar criticar , ao inves de fica perdendo tempo criticando eu poderia estar na internet jogando ou fazendo qualquer outra coisa , como vc disse , a melhor forma de croticar é n comprando. Sair falando merda do manga sendo q vc provavelmente nem leu a sinopse dele é besteira. Ja perdi a conta de quantos animes com uma sinopse ruim eu deixei de assistir mas quando voltei pra ver o anime eu adorei.
    N se critica algo q n se tem conhecimento.

  5. Anônimo says:

    leio na internet em ingles
    Vinland Saga eh muito bom

Leave a Reply