Como é visto os Alienígenas na visão japonesa.


O que posso dizer logo no inicio dessa postagem é que nunca fui um grande fã de Ufologia. Considero um tema bem interessante, mas com o avanço da tecnologia casos de UFOs começaram a cada vez mais diminuir o que deveria ser ao contrario, ou não.  Mas não iremos debater sobre a realidade, e sim como um tema tão instigante como seres de outros planetas são debatidos na animação japonesa.

Tivemos até um anime da temporada passada que debateu sobre esse tema; Outbreak Company. De cara parece que o anime não tem nada a ver com o tema, mas debate muito bem sobre o choque cultural de encontrar seres de outro planeta. Só que em Outbreak Company não tem naves espaciais, o que faz as pessoas irem para aquele mundo é através de uma dobra espacial que leva o protagonista direto para esse mundo. Nesse ponto temos o velho clichê do governo esconder isso do publico e também de como é debatido a economia entre ambos os mundos. E tem um tema interessante que eu já vi na Ufologia ser comentado, sobre os humanos terem contato com seres de outro mundo e esconder isso da população.


Do que adiante eu descobrir um novo mundo e eu tentar dominar o lugar. Nos filmes isso é algo bem normal de acontecer, mas se olhar por outro ponto de vista isso é bem prejudicial ao invasor. Se eu irei invadir o mundo terei gastos, alem que irei destruir vários bens naturais que eu poderia estar usando para obter lucro. Sem tirar o fato de que se o alienígena pode viajar pelo universo livremente, ele pode muito bem obter material em planetas inabitados, do que tentar invadir a Terra só para conseguir o que deseja. Partindo para o lado do Outbreak Company o mundo tem um material muito importante para o governo japonês, mas sem nenhuma importância para os seres desse mundo. Então só preciso dar algo que tenha um valor econômico para os habitantes desse mundo e nesse caso foi o entretenimento japonês: os animes, mangas e jogos. Então em vez de invasão, pode muito bem ter um lucro oferecendo algo que aquele mundo necessita.

Porém o que acho mais interessante desse tema é quando nos tratamos do lado psicológico. Onde podemos ver isso muito bem no anime Asobi no Ikuyo. A pessoa que fez a obra ficou no meio termo se focava mais no lado do conceito de alienígena na Terra ou no ecchi. E infelizmente o ecchi venceu. O anime tinha bons conceitos que poderiam ser abordados, mas foram desperdiçados. No anime uma personagem alienígena meio gato e meio humano (nekomimi) aterrissa na Terra. O mais interessante disso é que a garota não veio para invadir, passar conhecimento ou salvar a Terra. Simplesmente veio brincar, onde podemos dizer que ela esta de ferias e veio dar um role da na Terra, coisa que ela já poderia ter feito em outros planetas.


Porém essa simples visita causou uma histeria em varias pessoas, que são até bem debatidas caso acontecesse na realidade. Imagine um ser de outro planeta vindo pra Terra, isso pode causar varias situações, desde grupos religiosos serem contra isso, afinal que tipo de crença esse ser alienígena tem e que riscos isso pode trazer a minha crença? Mas não para só por ai, aparecem no anime grupos terroristas, o governo e até mesmo uma facção alienígena que já tinha contato secreto com a Terra. Tirando o fato que aparecem um grupo que consideram ela uma deusa e formam uma religião.

O anime debate vários temas juntos, que são bem interessantes. Porém isso ficou só nos dois primeiros episódios, onde acabou decaindo esse debate filosófico ao longo dos episódios, que na minha opinião destruíram o anime que tinha até potencial de debater um tema bacana. Mas o que ele debate não deixa de ser interessante, afinal por que o ser de outro mundo tem que ser um exemplo ou tem que fazer algo para chamar atenção. Ele pode ser um simples funcionário de outro mundo que só esta dando uma olhada por simples curiosidade.

O ser humano tem ainda uma visão que são o centro do universo e que nada pode existir desde que eles não tenham estudado ou comprovado. Gosto quando o entretenimento japonês debate sobre o psicológico dos seres humanos em relação a um contato alienígena. Um dos primeiros animes que vi debater sobre esse tema foi o Dragon Ball Z.


Que debateu fortemente sobre a existência de vida em outros planetas. O mais interessante é ver que os alienígenas só por que tem alta tecnologia e podem viajar não significa que são moralmente superiores. O cara de outro planeta pode ser muito bem um cara maligno que só viaja para outros planetas pelo prazer de caçar e dominar (que nem o Predador).

Apesar que se a maioria dos alienígenas fossem bonzinhos não teríamos anime de Dragon Ball Z, afinal não teria lutas onde é o grande atrativo do anime. Um outro anime da Shonen Jump que debate sobre seres alienígenas é Gintama. Onde no anime acontece uma invasão alienígena na era feudal japonesa e a humanidade perde, porém não é o fim da humanidade. Só que isso fez o planeta abrir espaço para que outros seres visitassem a Terra e ate chegar a morar no planeta.

Um anime bem desconhecido para a maioria debate muito bem a convivência entre alienígenas e humanos no planeta Terra. O anime é UFO Princess Valkyrie. Nesse universo futurístico, a raça humana já teve contato com alienígenas e isso deixou de ser segredo para a população. Logo começou a ter viagens interplanetárias tanto com os visitantes como com os terráqueos.


Como o ser humano já conhece não tem motivo para temer e como já faz parte do cotidiano ver alienígenas andando na rua não é nenhuma surpresa. Gostaria de ver mais animes debatendo sobre esse tema, mas numa visão mais psicológica e econômica da parada. Apesar que os animes que chegam com esse tema costumam me agradar bastante; Gintama é um bom exemplo disso. Enfim, qual sua opinião em relação a esse tema? Você conhece outros animes que debatem esse tema que sejam interessantes de assistir?

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

2 Responses to Como é visto os Alienígenas na visão japonesa.

  1. MGJ Sakazaki says:

    "O cara de outro planeta pode ser muito bem um cara maligno que só viaja para outros planetas pelo prazer de caçar e dominar (que nem o Predador)." Me desculpe meu caro amigo, mas, eu sou um grande fã da franquia do universo AVP e devo sem dúvida alguma discordar com tal "falsa-afirmação, de acordo com a história Yautja, esse povo extraterrestre tem como base social a honra. O que eles buscam em sí é o caminho do caçador, não existe dominação ou "cara maligno" o que é provado no filme "Aliens Vs Predator" onde que em troca de sacrifícios eles concordaram em ensinar a humanidade coisas obsoletas para eles, mas estas coisas eram um grande passo para a humanidade. Sem falar que se alguma pessoa se mostrar de valor e honrosa eles aceitaram como um companheiro de caçada, se e somente sí, mostrar o devido respeito para com eles. Bem eu poderia falar mais, só acho no dever de informar isto por ser um grande fã da franquia.

  2. Gosto muito de Gintama, mas é o único, rs. Ufologia não é meu ponto forte. Não gosto de aliens, especialmente se eles forem lolis ou com moe excessivo :v

Leave a Reply