Temporada de Inverno (Janeiro) de 2014. A primeira temporada do ano.


E se inicia o ano de 2014, e como em qualquer temporada de janeiro ela costuma ser a mais fraca do ano. Isso é algo bem normal nesse período do ano, apesar que essa temporada tem uns bons lançamentos. Diferente das outras postagens que fiz falando sobre temporada de anime, essa eu pretendo fazer de maneira diferente. Irei ser bem mais breve, colocando logo de cara minha opinião em relação a determinado anime.

O que posso falar dessa temporada é que minha expectativa era toda para o anime de Space Dandy. Já estou acompanhando animes da temporada anterior como Kill la Kill e Tokyo Ravens onde ambos estão me divertindo; apesar que Tokyo Ravens decaiu muito ultimamente. Enfim Space Dandy foi tudo aquilo que eu estava esperando, um anime divertido e uma animação impecável. É quase como se estivesse vendo um longa metragem. Não tenho do que reclamar. O problema veio depois que vi os outros animes.

Muito se falava do anime Noragami que tem todos aqueles elementos do folclore sobrenatural japonês. Eu esperava mais, só que não gostei dos personagens e muito menos da motivação dos mesmos. O anime é bom, tem tudo para agradar quem curte temas sobrenaturais além que estamos falando do estúdio Bones. Mas para mim Noragami não me chamou atenção e muito menos conseguiu me entreter. Porém não considero Noragami uma verdadeira decepção, decepção mesmo foi o que vi no anime de Nisekoi.


Como eu gosto das obras da Shonen Jump eu esperava algo mais do que uma comédia romântica chata. Infelizmente foi exatamente isso que aconteceu. Protagonista chato que vai se relacionar com uma tsundere irritante que não vale nada. Achei o anime bem sem sal o humor não me pegou e muito menos gostei dos personagens. Shonen Jump pra mim só presta com as suas obras de ação, nunca vi graça em comédia romântica e com a Shonen Jump não é diferente. Se Nisekoi vão agradar seu público isso só o tempo dirá, mas não é tudo isso que os otakus falam.

O anime tem uma animação bonita e para muita gente ele vai agradar. Gosta de comédia romântica? Então veja Nisekoi eu recomendo, da grande maioria dos animes dessa temporada ele tem um grande diferencial, mas para mim é um anime com uma fórmula que não gosto de ver na animação japonesa.

Para quem gosta dos jogos da Nitro+ tivemos o anime de Super Sonico - The Animation, onde é basicamente uma animação do mascote da Nitro+ que também tem seu jogo próprio. Sei que teve uma comoção com os otakus brasileiros em relação a essa animação que seria um anime de ecchi puro. Acredito que a maioria que falaram isso nem viram o anime, porque o anime é basicamente um K-On! só que com peitos. O anime não colocou um protagonista, fazendo assim toda a historia se passar no ponto de vista da personagem Sonico. Que por um motivo desconhecido, ela não tira aqueles fones de ouvido da cabeça.


O único ponto que teve sensualidade, foi nos ensaios fotográficos que ela faz como idol, onde até ai nada de absurdo, isso é comum no Japão. Não tem nada de mais, é apenas um slice of life dessa personagem e a historia não apela para o ecchi pelo que eu pude ver. Super Sonico é um jogo feito para todos os públicos então ter um anime muito apelativo não é uma boa forma de divulgar o jogo. Vale lembrar que o mesmo vai ganhar um jogo para PS3 em 20 de março desse ano e pela estrategia da Nitro+ eles querem vender para o máximo de pessoas possível. Super Sonico - The Animation é um anime propaganda de um jogo de idols, então ter um anime focado num slice of life é algo bastante coerente.

Esse é o tipo de anime onde uma criança vendo não vai perceber maldade, mas um jovem ou adulto vai perceber a maldade só vendo a sensualidade da personagem. No Japão o anime tem faixa etária de 13 anos. Em minha opinião, Super Sonico não é algo que eu goste de ver num anime, e também não posso falar desse estilo de jogo, pelo fato de nunca ter jogado um jogo de idol. Não curto slice of life então não pretendo acompanhar esse anime. Mas quem gosta de um slice of life, o anime é bem tranquilo e agradável, e não apresenta nada que considero "ofensivo" para certas pessoas.

Como da para perceber, a temporada não esta sendo tão proveitosa para min, apesar que tem bons animes sendo exibidos. Eu esperava assistir nessa temporada só o Space Dandy, mas uma serie que não dava muita atenção acabou me surpreendendo. Nobunagun acabou me agradando nos momentos de ação. Mesmo tendo um "moe" inicial, ele foi o mais breve possível e foi logo apresentando cenas de morte, violência e robôs gigantes pintando o terror.


Os personagens que lutam com esses seres alienígenas, são pessoas que são a reencarnação de pessoas famosas como: Jack o Estripador, Platão, Einstein entre outros. E a protagonista da historia é a reencarnação de Nobunaga. O primeiro episodio me agradou, e me deu vontade de ver o segundo episodio, tem todo aquele ar de battle shonen que eu gosto de ver.

E sobre Pupa nem precisa falar o que já ta la para todo mundo ver. Um anime com bom potencial totalmente destruído pelo Studio Deen. Infelizmente acontece, o máximo que se pode fazer agora é ler o manga.

Para finalizar a postagem vou dar minhas recomendações para você assistir. Afinal não é porque eu não gosto de um anime que ele é ruim, analiso seus pontos fortes e vejo que tipo de publico ele pode agradar. Bem vamos la.

Estou assistindo:

Space Dandy
Nobunagun

Recomendo:

Space Dandy
Noragami
Nisekoi
Nobunagun

Chart completo da temporada.

Vale lembrar que nessa postagem venho dar apenas minha opinião em relação aos animes dessa temporada. Busque informações sobre as series, leia outros blogs e também assista os animes para você tirar suas próprias conclusões em relação ao que você pretende assistir. E caso desejar, comente e de sua opinião em relação ao que você esta achando em relação a essa temporada. E fale quais animes você gostou ou recomenda para outras pessoas. É sempre bom ter opiniões diferentes, só assim alimenta o debate em relação a essa temporada.


This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

6 Responses to Temporada de Inverno (Janeiro) de 2014. A primeira temporada do ano.

  1. Fujam de Mahou Sensou. Só digo isso.

  2. Eu estou gostando de Mahou Sensou, apesar de preferir o mangá. Acho que ele tem a melhor ending da temporada.
    Nobunagun está entre meus favoritos dessa temporada tbm, e com certeza é a melhor opening. Eu acompanho e amo o mangá de Nisekoi, mas n gostei do anime.
    Dois animes que eu recomendo e pensei que seriam ruins que me surpreenderam foram "Toaru Hikuushi e no Koiuta" e "Buddy Complex".
    To amando a segunda temporada de Chuunibyou *--*
    Tbm comecei a acompanhar o mangá de Witch Craft Works pq achei legal, e só. =w=

  3. O mangá desse Nisekoi deve ser melhor pois sério o clima do anime e pacato ou morgado DETESTO personagens Tsundere que só tem isso a mostrar igual a sakura de naruto onde não vejo o motivo de existir tal personagem. Personagem "tsundere" não pode apenas ser "tsunder" eles precisam ter uma historia e alguma coisa que chame a atenção na sua vida social exemplo: Aisaka(toradora), Makise kurisu(steins Gate), A guria não pode simplesmente ser arrogante e sair batendo em todo mundo, Tem que existir algo ou alguém a mais por trás desse "Tsundere" se não é chato mesmo, enfim o mangá deve ser melhor pq. o anime.........

  4. Vinichito says:

    Eu to gostando bastante dessa temporada, várias surpresas mesmo. Eu até acompanho as vezes o mangá de nisekoi, embora não tenho certeza se dará um bom anime, porque a história não é tudo aquilo, é mais focado no cotidiano. Toaru Hikuushi e no Koiuta ta bem legal mesmo, gostei da história e principalmente dos personagens. Space Dandy kkkkkk, é uma zuera hue adorei. Noragami vamos ver o rumo que vai tomar, mas parece interessante. E Nobunagun que realmente foi uma surpresa, não esperava que eu fosse gostar. E Puppa concordo com você, só o mangá mesmo. Sem fala na censura, transformaram o monstro numa barata.

  5. Silvz says:

    Não entendi, o que o DEEN fez com Pupa a ponto de "estragar"? É por causa do tamanho dos episódios, ou censura, ou falta de desenvolvimento? Porque dois desses têm no mangá, e a censura né, culpemos o japão.

  6. MGJ Sakazaki says:

    Vou direto ao assunto e direi logo minha opinião como o John, concordo que Tokyo Ravens decaiu bastante, e pessoalmente pelo fato de que esperava mais da reação do Harutora em relação ao fato da Natsume ser a Haruto, concordo também que esperava mais do anime Noragami, e concordo que Nisekoi foi uma decepção imensa, principalmente a protagonista ser uma tsundere que devo dizer ser muito chata e nonsense com o motivo de tamanha raiva para com o protagonista. Super Sonico me decepcionou, pois, esperava um anime com muito ecchi, infelizmente fiquei desapontado com uma série apenas de divulgação da personagem sônico que a série em si só serve para passar o tempo (me admira o Japão ter tanto estupros e ela não ter sido estuprada ainda, não que eu queira, afinal, não curto essa vertente.).
    Só não concordo com o que disse sobre pupa, space dandy e nobunagun.
    Pupa poderia ser melhor? Não, o que mudou de fato na série foi que encurtaram demasiadamente o comprimento dos episódios. Mas a animação está excelente de forma geral está excelente, o problema mesmo é que tem muito otaku que pensa que o anime é ruim por causa do comprimento dos episódios. O motivo do anime é ser apenas uma forma de você poder assistir trechos importantes da história em movimento, afinal, cá entre nós, não existem tantas cenas de ação em Pupa, e também serve para dar um gostinho de quero mais para os fãs da série animada. Se realmente achou a animação ruim por causa da censura, devo dizer que você não está ciente do atual estado em que se encontra o Japão.
    Space Dandy mais parece uma versão japonesa de Duck Doggers. Eu posso dizer que a animação de Space Dandy está ótima, arte e som também, mas, Space Dandy não possui desenvolvimento de personagens ou plot algum, você apenas irá assistir um aventureiro Dandy, que se mete em encrencas e é perseguido por uma poderosa organização do mal que acha que ele possui um segredo inestimável capaz de fornecer a chave para a conquista do universo. Em suma, Space Dandy é uma série de animação que é aconselhável assisti-la ou se você gostar de comédia com aventura ou de muita comédia.
    Nobunagun, não consegui apreciar a série de forma alguma, pode haver reencarnações de grandes figuras históricas da humanidade, mas, isso não garante que a série será um sucesso, o plot não conseguiu me prender a série muito menos os personagens. Mesmo assim concordo que a série tem boa arte e áudio.
    Buddy Complex me surpreendeu totalmente, posso dizer que não esperava o começo ser tão emocionante. A série tem ótima arte e áudio, o plot é sensacional e os personagens são cativantes, uma opinião limita a minha, só com dois episódios não poderia falar muito, mas, vejo que a série promete ser uma das melhores da temporada. Promete, vamos ver se a qualidade continuará boa ou melhor.

Leave a Reply