RMVB, MP4, AVI, MKV. O que isso influencia num anime?


Acredito que aqui a grande maioria sabe o que é um formato de video. Não pelo fato de ter pesquisado e sim quando você baixa anime costuma reparar que a extensão pode vim: .mp4, .mkv, .avi, .rmvb. Muito se discute na internet sobre o formato de vídeo que é aplicado num anime, inclusive qual deles é o melhor.

De fato cada formato tem suas características, quanto menor for o peso de um arquivo é mais baixo sera a qualidade de vídeo de um anime tirando o fato de que o áudio também sai prejudicado. Vale lembrar que a escolha de um formato não determina o seu conhecimento de uma obra. Sei que costumam ter rixas entre otakus acerca dos formatos, onde tem até brigas entra os caras low-end que preferem um .mp4 para os outros que são high-end que preferem um .mkv com qualidade no máximo, onde pode fazer um episodio de anime pesar uns 500MB.

É logico que um episodio com o peso máximo ele vai trazer uma qualidade superior, não tem nada o que discutir aqui. E também sei que muitos aderem ao .mp4 por ter pouco tempo para ver anime, alem do mesmo poder ter uma internet lenta. Alem que os fansubs brasileiros oferecem uma forma de download muito precária para arquivos HD. É melhor pagar uma assinatura no Crunchroll do que baixar de fansubs quando se trata de pegar um anime em qualidade máxima o mais rápido possível.


Vou me basear que você costuma baixar arquivos mais leves, para dar uma pequena noção do que esta perdendo. Sei que muitos hoje em dia aderem ao formato .mp4, onde ele apresenta uma imagem boa e não fica soltando pixels como é no caso do falecido .rmvb. Ver animes que não exigem tanto a qualidade do formato como One Piece, Naruto e animes com traço mais leve e trilha sonora não tão vibrante, ver em .mp4 não vai ser tão ruim. Porém vamos colocar um anime onde exige bastante dos efeitos especiais e da trilha sonora.

Um bom exemplo é Fate/Zero, que tem muitos efeitos especiais e uma trilha sonora impecável. O .mp4 pode até apresentar uma imagem mediana, mas vai falhar em efeitos mais robustos em 3D. E no caso do audio você não vai escutar com tanta profundidade, saindo algumas notas da musica e até mesmo chegando ao ponto sair uns "eco".

Você usar um .mp4 em animes mais simples é bom, principalmente para animes de battle shonen que não exploram tanto efeitos especiais e uma trilha sonora impecável. Mas animes mais fortes, você vai perder essa qualidade. Não que isso vai fazer o anime ser bom. A historia vai continuar sendo a mesma coisa e o final também. Porem você assistir um anime com um formato mais poderoso, vai dar uma sensação mais agradável, alem de dar um gostinho de ver aquela imagem e trilha sonora de ponta. Onde ver isso numa qualidade menor vai te tirar aquele charme da animação.


A mesma coisa acontece quando se pega o mesmo anime numa qualidade de Blu-Ray. Porque alem do anime ter ganhado umas correções e ter aumentado a qualidade, eles tiram a censura da versão TV. Ter as cenas censuradas removidas é só uma das vantagens, a remoção das propagandas é outro esquema muito agradável, alem do aumento da qualidade. Um bom exemplo disso é o anime de JoJo Bizarre, onde vi o anime na versão TV e depois re-assisti na versão Blu-Ray.

E não tem nem comparação, a versão Blu-Ray deixa a serie ainda mais agradável de se assistir, alem que o aumento da qualidade e a remoção da censura e propaganda só fazem a experiencia ser ainda mais proveitosa do que numa versão da TV. Mas não é todos que gostam de re-assistir um anime só porque o mesmo tem uma versão em Blu-Ray, da mesma forma que nem todo mundo gosta de pegar um anime num formato high-end.

Cada um assiste anime da maneira da maneira que lhe convém. Já sabemos qual o formato mais potente, discutir o que um grande publico deve aderir não é algo muito produtivo. Se o formato low-end já serve para o mesmo se divertir então tá tudo certo. A única coisa que posso falar a respeito de uma qualidade superior em fansub brasileiro é que se torna uma tarefa muito chata de se fazer. Vai ter que pegar um arquivo em serviços de hospedagem como bitshare, turbobit e cia para pegar um episodio em HD que se encontra dividido em partes.


Eu não gosto muito de baixar anime em fansub brasileiro por causa disso, enquanto em fansubs gringos eu posso baixar o anime por torrent, onde um episodio em Blu-Ray eu consigo baixar em 5 minutos, onde esses 5 minutos seriam o tempo que eu demoraria só para encarar todas aquelas propagandas que aparecem nesses serviços de hospedagem de arquivos.

De fato é mais proveitoso para quem busca anime em qualidade excelente, buscar em torrents como Nya Torrents e TokyoTosho. Tanto pela comodidade quanto pela facilidade de se obter arquivos com boa qualidade com o menor tempo possível. O única exigência é que você vai ter um bom domínio de inglês, fazendo muito otaku não indo pra esse método por causa disso, onde na minha opinião é mais vantajoso pegar animes de fansubs gringos do que de fansub brasileiros.

Mas quem depende de uma legenda em português, vai ter que se contentar com o que tem. E vale lembrar se você quer qualidade e pegar o anime também rapidamente, a melhor forma no momento é tendo uma conta no Crunchyroll. Enfim, qual o formato que você prefere baixar para assistir seus animes? Você se preocupa com a qualidade ou o que importa a você é assistir ao anime? De sua opinião e vamos alimentar o debate.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

8 Responses to RMVB, MP4, AVI, MKV. O que isso influencia num anime?

  1. Nossa... Eu mesmo gosto muito de assistir meus animes em HD ou Full HD mais quando só tem disponibilizado em 480p ou piorzinho eu assisto tmb sem problemas (Mas é bem melhor em full HD é d+). Excelente matéria.

  2. Tsu says:

    Só ando assistindo animes online, nem baixo mais, mas quando eh um anime q eu gosto muito, eu baixo em HD pra reassistir.

  3. Lucas C. says:

    A solução é os fansubs brs pararem de terem fome de público e leechers e criar um nyaa brasileiro.

  4. Wildcat17 says:

    Vejo sempre com a melhor qualidade disponível. O meu uTorrent acabou de avisar que o meu episódio de 400MB já terminou :b

  5. Vinichito says:

    Eu lembro de toda essa evolução de formatos, desde que praticamente só havia o formato rmvb pra download a uns anos atrás. Baixe bastante rmvb, aí um dia resolvi assistir um episódio, de naruto mesmo em avi. Nunca mais consegui voltar ao antigo formato. Embora nunca mais vi avi também, hoje é basicamente mp4 e mkv os principais. Quantos a demora pra download, o MEGA que é usado por alguns tradutores no brasil é excelente, baixa com toda a conexão da internet sem espera nem nada. Valendo a pena baixar em HD

  6. Fire-Symbol says:

    No meu ponto de vista eu gosto que qualquer anime/filme ou coisa do gênero que assista tenha uma qualidade perfeita. Mas mesmo assim eu não costumo exigir tanto assim, já que com qualidade média eu consigo me divertir o suficiente, meu ponto de vista é o seguinte, depende da sua tela, por exemplo minha tv que uso pra assistir animes é de 1360/780, a partir disso eu consigo assistir com perfeita qualidade um anime em peso de por volta de uns 140mb .mkv. Mas só costumo baixar esses chamados qualidade "SD" quando gosto muito do anime, em média um Média Quality mp4 ou mkv já é perfeito pra assistir a maioria dos animes.

    Volto a lembrar que esse é meu ponto de vista, não estou dizendo pra ninguém seguir minha ideia, apenas é meu gosto.

    E por ultimo eu ressalto que eu também considero a quantia de espaço de HD que tenho disponível, por isso não gosto de baixar tudo em HD.

  7. Anônimo says:

    Ola,
    Sobre MP4 e MKV; ambos são pacotes onde estão armazenados o video, o som e possivelmente o arquivo de texto que é a legenda. O que define a qualidade do video e do som é a taxa e codec que ele usa. Tipo: video(avc=x264, xvid=x263), som(mp3, aac, ac3)
    Eu prefiro MP4 que posso rodar em meu aparelho de DVD, por isso uso o software avidemix para mudar o envolucro MKV para MP4 sem alterar o video em o som.
    Quanto as legendas, não gosto quando estão o video, prefiro que estejam separadas ou embutidas o MKV/MP4.

Leave a Reply