Como anda a situação das Visual Novels na Steam?


Steam é um serviço que está aí a um bom tempo e provavelmente todo tipo de gamer deve saber como ele funciona. Muitos o usam por oferecer melhores preços, tirando a facilidade de comprar e obter o jogo desejado. Afinal até em boleto bancário é possível comprar o jogo que deseja.

Quase todos os jogos que chegam costumam vender o jogo em mídia digital pela Steam. Não é a toa que até jogos exclusivos de console como Agarest lançou seu jogo no PC via Steam, onde ele só lançou em mídia digital poupando os custos da mídia física.

Se até jogos japoneses estão aderindo a Steam então a mesma coisa vai acontecer com visual novels não é? Infelizmente não é isso que está acontecendo.


Visual Novel na Steam você até encontra, mas numa quantidade muito limitada. Você vai encontrar muitas visual novels indies, mas as profissionais você pode contar nos dedos. Até empresas que lançam jogos japoneses indies por padrão colocam os jogos na Steam sem pestanejar. Mas quando se trata de visual novel o movimento é bem tímido.

Se você busca visual novel +18 pode esquecer que na Steam não tem; deve ser regra deles. Você encontra algumas visual novels all ages como Go Go Nippon mas tirando isso o resto é indie. Enquanto tivemos poucas visual novels all ages e essa timidez do mercado continuar, ainda teremos pouco produto de visual novel para consumir.

Um bom exemplo disso é Steins;Gate onde já faz um tempo que lançou e até agora nada de sair na Steam e o pior é que tem tudo para vender. Com isso o consumidor de visual novel continua tendo dificuldade para comprar o produto onde na Steam o mesmo iria pagar menos e adquirir o jogo com mais facilidade.


Enquanto continuar assim o consumidor que deseja comprar visual novel na Steam continuará sendo muito limitado. Visual Novel boa tem, como: Cherry Tree Comedy Club e Go Go Nippon. Mas o maior problema no momento continua sendo a quantidade.

Enfim, para obter a maioria das visual novels lançadas no ocidente você deve recorrer ao site oficial da empresa que traduziu. Infelizmente essa é a situação de quem pretende comprar visual novel ocidental. Poderia ser melhor, mas no momento é isso que temos. O que resta é esperar a boa vontade das empresas responsáveis. Quem sabe no futuro não teremos mais jogos para jogar? Steins;Gate seria uma boa opção. Só que isso não depende da gente.

This entry was posted in ,,,. Bookmark the permalink.

11 Responses to Como anda a situação das Visual Novels na Steam?

  1. ketaro89 says:

    Bom artigo. Imagino que a steam, nuuvem, etc. é o caminho "legal" mais viável para conhecer e comprar esse tipo de jogo oriental aqui no Brasil, ou quem sabe até a popularização deles em terras tupiniquins. Não sei se estou sendo muito otimista, mas a steam é minha melhor maneira de comprar games atualmente é espero que invistam nessa plataforma para que me sinta incentivado a gastar com visual novels

  2. Metheus says:

    Poderia mencionar também que o Narcissu 1st & 2nd está de graça. Ou seja, já é um avanço ter pelo menos um de graça :D

  3. As produtoras japonesas são muito desconfiadas dessas plataformas online de distribuição, além de que eles possuem uma tabela de preço fixa e como mencionado conteúdo adulto.

    Eu gosto muito das visuais indies tanto japonesas quanto as ocidentais, mas gostaria de ver as grandes VNs popularizadas também.

    Mas creio que para isso tem de uma distribuidora ocidental (como Jast ou Manga Gamer) licenciar e traduzir as VNs, sem contar que tem de fazer pequenas mudanças no código para ser compatível com as ferramentas Steam.

    Tem muita gente que gosta (Save the Queen fez um certo sucesso por exemplo).

  4. Maa, maa~, a situação não anda muito boa. ^^'
    Bem!, não seria possível falar sobre a cena de VNs na Steam sem mencionar Go Go Nippon, eh. Parece que o game está fazendo sucesso.

  5. GuiRod22 says:

    Concordo com o Anderson.
    As produtoras japonesas não gostam muito também pelo fato de que algumas pessoas compram e depois disponibilizam pra download em outros sites, fazendo o capital da compra que era pra retornar para as empresas não vir, ou seja, não há um retorno significativo de capital, e quando há, é somente por parte daqueles que compram pra ajudá-las.
    Um exemplo é o dlsite, que é bem parecido com steam, só que vendem eroges, nukiges e doujins somente. Se você pesquisar no google, achará com tranquilidade boa parte deles. Acho que vai levar mais um bom tempo para que os japoneses e suas produtoras começarem a investir nesses tipos de site.

  6. pedropars says:

    Bom por mais que a situação atual não seja tão boa parece que aos poucos está melhorando,recentemente Narcissu 1st & 2nd foi lançado de graça na steam e tbm já foi confirmado que Higurashi vai ser lançado na steam.
    Se eu não me engano World End Economica vai ser lançado na steam daqui a um tempo tbm.

  7. É uma pena, pois facilitaria muito para nós interessados em VN's. Sempre me sinto mal ao jogar uma novel sem poder contribuir financeiramente para a empresa, mesmo que eles "não precisem" do meu dinheiro. Steins;Gate vir para a Steam seria demais, compraria certamente.
    Clannad, Devil on a G-String e School Days HQ (essa seria difícil devido à violência haha) seriam aquisições que faria sem pensar duas vezes também, caso viessem para a Steam.

  8. pedropars says:

    É Vinícius acho que School Days e Devil on a G-String nunca vão aparecer na Steam por causa das H-scenes,mas é bem possivel que Clannad seja lançado eventualmente,dependendo da popularidade das VNs na Steam.

  9. Anônimo says:

    Como todos sabem, a Steam come 30% porcento de cada venda. Logo, vender VNs logo no lançamento não é muito vantajoso. O certo é deixar que os fãs comprem pelo site oficial, e depois colocar o jogo na Steam para os casuais comprar por ela.

  10. KuroIchi says:

    e sim contêm eroges na steam 2014/2015

  11. Alguém sabe o nome do jogo da segunda foto de cima para baixo ( que tem calendar, status e events) ? vlw

Leave a Reply